Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500414 |
Resumo: | Resumo: Introdução: A mentoria é uma importante estratégia de ensino em cursos de graduação e no treinamento profissional, especialmente no momento em que o mundo vivencia a pandemia da Covid-19. Essa estratégia possibilita aprendizado dinâmico e coletivo, ao mesmo tempo que minimiza os impactos sociais e emocionais gerados pela pandemia, sem comprometer o isolamento físico. Relato de experiência: A experiência dos alunos da UFMG com a mentoria nos formatos presencial (realizada em 2019) e virtual (durante a pandemia de 2020) demonstrou que, apesar de a modalidade virtual ter aspectos negativos, as vantagens são superiores. O aspecto mais vantajoso elencado por todos os mentorandos foi a possibilidade de discutir temas que iam além do aprendizado da medicina, como uma forma de preparação prática para a vida profissional. Discussão: A mentoria é uma estratégia singular de grande importância na educação médica. O formato misto, composto por reuniões virtuais e presenciais, foi considerado o melhor modelo para sua aplicação. Conclusão: Acreditamos que o presente relato estimulará outras instituições a adotar disciplinas no formato de mentoria, além da utilização do recurso remoto como estratégia de ensino. |
id |
ABEM-1_a819c6ee0ee5042cdb5dbefd06b83b99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022021000500414 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19Educação MédicaEducação de Graduação em MedicinaTutoresTutoriaEstudantes de MedicinaResumo: Introdução: A mentoria é uma importante estratégia de ensino em cursos de graduação e no treinamento profissional, especialmente no momento em que o mundo vivencia a pandemia da Covid-19. Essa estratégia possibilita aprendizado dinâmico e coletivo, ao mesmo tempo que minimiza os impactos sociais e emocionais gerados pela pandemia, sem comprometer o isolamento físico. Relato de experiência: A experiência dos alunos da UFMG com a mentoria nos formatos presencial (realizada em 2019) e virtual (durante a pandemia de 2020) demonstrou que, apesar de a modalidade virtual ter aspectos negativos, as vantagens são superiores. O aspecto mais vantajoso elencado por todos os mentorandos foi a possibilidade de discutir temas que iam além do aprendizado da medicina, como uma forma de preparação prática para a vida profissional. Discussão: A mentoria é uma estratégia singular de grande importância na educação médica. O formato misto, composto por reuniões virtuais e presenciais, foi considerado o melhor modelo para sua aplicação. Conclusão: Acreditamos que o presente relato estimulará outras instituições a adotar disciplinas no formato de mentoria, além da utilização do recurso remoto como estratégia de ensino.Associação Brasileira de Educação Médica2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500414Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210153info:eu-repo/semantics/openAccessAlcântara,Liliane de Abreu Rosa deMurta,Karem Morgana PereiraSouza,Thais Nascimento Viana PennaMolinari-Gomes,Luiz Carlospor2021-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022021000500414Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19 |
title |
Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19 Alcântara,Liliane de Abreu Rosa de Educação Médica Educação de Graduação em Medicina Tutores Tutoria Estudantes de Medicina |
title_short |
Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19 |
title_full |
Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19 |
author |
Alcântara,Liliane de Abreu Rosa de |
author_facet |
Alcântara,Liliane de Abreu Rosa de Murta,Karem Morgana Pereira Souza,Thais Nascimento Viana Penna Molinari-Gomes,Luiz Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Murta,Karem Morgana Pereira Souza,Thais Nascimento Viana Penna Molinari-Gomes,Luiz Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcântara,Liliane de Abreu Rosa de Murta,Karem Morgana Pereira Souza,Thais Nascimento Viana Penna Molinari-Gomes,Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Educação de Graduação em Medicina Tutores Tutoria Estudantes de Medicina |
topic |
Educação Médica Educação de Graduação em Medicina Tutores Tutoria Estudantes de Medicina |
description |
Resumo: Introdução: A mentoria é uma importante estratégia de ensino em cursos de graduação e no treinamento profissional, especialmente no momento em que o mundo vivencia a pandemia da Covid-19. Essa estratégia possibilita aprendizado dinâmico e coletivo, ao mesmo tempo que minimiza os impactos sociais e emocionais gerados pela pandemia, sem comprometer o isolamento físico. Relato de experiência: A experiência dos alunos da UFMG com a mentoria nos formatos presencial (realizada em 2019) e virtual (durante a pandemia de 2020) demonstrou que, apesar de a modalidade virtual ter aspectos negativos, as vantagens são superiores. O aspecto mais vantajoso elencado por todos os mentorandos foi a possibilidade de discutir temas que iam além do aprendizado da medicina, como uma forma de preparação prática para a vida profissional. Discussão: A mentoria é uma estratégia singular de grande importância na educação médica. O formato misto, composto por reuniões virtuais e presenciais, foi considerado o melhor modelo para sua aplicação. Conclusão: Acreditamos que o presente relato estimulará outras instituições a adotar disciplinas no formato de mentoria, além da utilização do recurso remoto como estratégia de ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500414 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303009131593728 |