Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcântara,Liliane de Abreu Rosa de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Murta,Karem Morgana Pereira, Souza,Thais Nascimento Viana Penna, Molinari-Gomes,Luiz Carlos
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500414
Resumo: Resumo: Introdução: A mentoria é uma importante estratégia de ensino em cursos de graduação e no treinamento profissional, especialmente no momento em que o mundo vivencia a pandemia da Covid-19. Essa estratégia possibilita aprendizado dinâmico e coletivo, ao mesmo tempo que minimiza os impactos sociais e emocionais gerados pela pandemia, sem comprometer o isolamento físico. Relato de experiência: A experiência dos alunos da UFMG com a mentoria nos formatos presencial (realizada em 2019) e virtual (durante a pandemia de 2020) demonstrou que, apesar de a modalidade virtual ter aspectos negativos, as vantagens são superiores. O aspecto mais vantajoso elencado por todos os mentorandos foi a possibilidade de discutir temas que iam além do aprendizado da medicina, como uma forma de preparação prática para a vida profissional. Discussão: A mentoria é uma estratégia singular de grande importância na educação médica. O formato misto, composto por reuniões virtuais e presenciais, foi considerado o melhor modelo para sua aplicação. Conclusão: Acreditamos que o presente relato estimulará outras instituições a adotar disciplinas no formato de mentoria, além da utilização do recurso remoto como estratégia de ensino.
id ABEM-1_a819c6ee0ee5042cdb5dbefd06b83b99
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022021000500414
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19Educação MédicaEducação de Graduação em MedicinaTutoresTutoriaEstudantes de MedicinaResumo: Introdução: A mentoria é uma importante estratégia de ensino em cursos de graduação e no treinamento profissional, especialmente no momento em que o mundo vivencia a pandemia da Covid-19. Essa estratégia possibilita aprendizado dinâmico e coletivo, ao mesmo tempo que minimiza os impactos sociais e emocionais gerados pela pandemia, sem comprometer o isolamento físico. Relato de experiência: A experiência dos alunos da UFMG com a mentoria nos formatos presencial (realizada em 2019) e virtual (durante a pandemia de 2020) demonstrou que, apesar de a modalidade virtual ter aspectos negativos, as vantagens são superiores. O aspecto mais vantajoso elencado por todos os mentorandos foi a possibilidade de discutir temas que iam além do aprendizado da medicina, como uma forma de preparação prática para a vida profissional. Discussão: A mentoria é uma estratégia singular de grande importância na educação médica. O formato misto, composto por reuniões virtuais e presenciais, foi considerado o melhor modelo para sua aplicação. Conclusão: Acreditamos que o presente relato estimulará outras instituições a adotar disciplinas no formato de mentoria, além da utilização do recurso remoto como estratégia de ensino.Associação Brasileira de Educação Médica2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500414Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210153info:eu-repo/semantics/openAccessAlcântara,Liliane de Abreu Rosa deMurta,Karem Morgana PereiraSouza,Thais Nascimento Viana PennaMolinari-Gomes,Luiz Carlospor2021-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022021000500414Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19
title Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19
spellingShingle Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19
Alcântara,Liliane de Abreu Rosa de
Educação Médica
Educação de Graduação em Medicina
Tutores
Tutoria
Estudantes de Medicina
title_short Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19
title_full Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19
title_fullStr Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19
title_sort Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia da Covid-19
author Alcântara,Liliane de Abreu Rosa de
author_facet Alcântara,Liliane de Abreu Rosa de
Murta,Karem Morgana Pereira
Souza,Thais Nascimento Viana Penna
Molinari-Gomes,Luiz Carlos
author_role author
author2 Murta,Karem Morgana Pereira
Souza,Thais Nascimento Viana Penna
Molinari-Gomes,Luiz Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcântara,Liliane de Abreu Rosa de
Murta,Karem Morgana Pereira
Souza,Thais Nascimento Viana Penna
Molinari-Gomes,Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Educação de Graduação em Medicina
Tutores
Tutoria
Estudantes de Medicina
topic Educação Médica
Educação de Graduação em Medicina
Tutores
Tutoria
Estudantes de Medicina
description Resumo: Introdução: A mentoria é uma importante estratégia de ensino em cursos de graduação e no treinamento profissional, especialmente no momento em que o mundo vivencia a pandemia da Covid-19. Essa estratégia possibilita aprendizado dinâmico e coletivo, ao mesmo tempo que minimiza os impactos sociais e emocionais gerados pela pandemia, sem comprometer o isolamento físico. Relato de experiência: A experiência dos alunos da UFMG com a mentoria nos formatos presencial (realizada em 2019) e virtual (durante a pandemia de 2020) demonstrou que, apesar de a modalidade virtual ter aspectos negativos, as vantagens são superiores. O aspecto mais vantajoso elencado por todos os mentorandos foi a possibilidade de discutir temas que iam além do aprendizado da medicina, como uma forma de preparação prática para a vida profissional. Discussão: A mentoria é uma estratégia singular de grande importância na educação médica. O formato misto, composto por reuniões virtuais e presenciais, foi considerado o melhor modelo para sua aplicação. Conclusão: Acreditamos que o presente relato estimulará outras instituições a adotar disciplinas no formato de mentoria, além da utilização do recurso remoto como estratégia de ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500414
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009131593728