Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200006 |
Resumo: | A aprovação da nova LDB, em 1996, levou à elaboração de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) baseadas em competências necessárias para os médicos atuarem frente às novas tecnologias e para enfrentarem os desafios do desenvolvimento do SUS. Analisar a implantação das DCN no Paraná, verificando as características da formação dos profissionais de Medicina, foi o objetivo desta publicação específica, que faz parte dos dados coletados numa pesquisa mais ampla, apoiada pelo edital universal do CNPq (Proc. 474.029/2003-04). O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Fez-se um levantamento das Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de Medicina, coletando-se os dados por questionário e pelas informações dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) obtidos, com instrumento baseado em sete eixos das DCN. Dois cursos apresentam grau avançado de implantação das DCN, um mostra iniciativa da implantação de alguns aspectos, e dois outros seguem formatos curriculares bem tradicionais. Os dados obtidos sugerem a existência de uma motivação para a inovação do ensino médico no Paraná, o que se traduz em currículos idealizados com vários princípios inspirados nas DCN. |
id |
ABEM-1_50f2d27abbd510a4160b89c03c53b977 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022007000200006 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no ParanáCurrículoEducação MédicaEducação em SaúdeEducação de Graduação em MedicinaA aprovação da nova LDB, em 1996, levou à elaboração de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) baseadas em competências necessárias para os médicos atuarem frente às novas tecnologias e para enfrentarem os desafios do desenvolvimento do SUS. Analisar a implantação das DCN no Paraná, verificando as características da formação dos profissionais de Medicina, foi o objetivo desta publicação específica, que faz parte dos dados coletados numa pesquisa mais ampla, apoiada pelo edital universal do CNPq (Proc. 474.029/2003-04). O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Fez-se um levantamento das Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de Medicina, coletando-se os dados por questionário e pelas informações dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) obtidos, com instrumento baseado em sete eixos das DCN. Dois cursos apresentam grau avançado de implantação das DCN, um mostra iniciativa da implantação de alguns aspectos, e dois outros seguem formatos curriculares bem tradicionais. Os dados obtidos sugerem a existência de uma motivação para a inovação do ensino médico no Paraná, o que se traduz em currículos idealizados com vários princípios inspirados nas DCN.Associação Brasileira de Educação Médica2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200006Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.2 2007reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022007000200006info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Márcio José deCampos,João José Batista deTurini,BarbaraNicoletto,Sônia C. S.Pereira,Luciana AlvesRezende,Lazara R.Mello,Polyana L. depor2007-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022007000200006Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2007-08-31T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná |
title |
Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná |
spellingShingle |
Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná Almeida,Márcio José de Currículo Educação Médica Educação em Saúde Educação de Graduação em Medicina |
title_short |
Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná |
title_full |
Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná |
title_fullStr |
Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná |
title_full_unstemmed |
Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná |
title_sort |
Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná |
author |
Almeida,Márcio José de |
author_facet |
Almeida,Márcio José de Campos,João José Batista de Turini,Barbara Nicoletto,Sônia C. S. Pereira,Luciana Alves Rezende,Lazara R. Mello,Polyana L. de |
author_role |
author |
author2 |
Campos,João José Batista de Turini,Barbara Nicoletto,Sônia C. S. Pereira,Luciana Alves Rezende,Lazara R. Mello,Polyana L. de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Márcio José de Campos,João José Batista de Turini,Barbara Nicoletto,Sônia C. S. Pereira,Luciana Alves Rezende,Lazara R. Mello,Polyana L. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação Médica Educação em Saúde Educação de Graduação em Medicina |
topic |
Currículo Educação Médica Educação em Saúde Educação de Graduação em Medicina |
description |
A aprovação da nova LDB, em 1996, levou à elaboração de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) baseadas em competências necessárias para os médicos atuarem frente às novas tecnologias e para enfrentarem os desafios do desenvolvimento do SUS. Analisar a implantação das DCN no Paraná, verificando as características da formação dos profissionais de Medicina, foi o objetivo desta publicação específica, que faz parte dos dados coletados numa pesquisa mais ampla, apoiada pelo edital universal do CNPq (Proc. 474.029/2003-04). O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Fez-se um levantamento das Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de Medicina, coletando-se os dados por questionário e pelas informações dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) obtidos, com instrumento baseado em sete eixos das DCN. Dois cursos apresentam grau avançado de implantação das DCN, um mostra iniciativa da implantação de alguns aspectos, e dois outros seguem formatos curriculares bem tradicionais. Os dados obtidos sugerem a existência de uma motivação para a inovação do ensino médico no Paraná, o que se traduz em currículos idealizados com vários princípios inspirados nas DCN. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022007000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.2 2007 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003557363712 |