Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Márcio José de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Campos,João José Batista de, Turini,Barbara, Nicoletto,Sônia C. S., Pereira,Luciana Alves, Rezende,Lazara R., Mello,Polyana L. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200006
Resumo: A aprovação da nova LDB, em 1996, levou à elaboração de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) baseadas em competências necessárias para os médicos atuarem frente às novas tecnologias e para enfrentarem os desafios do desenvolvimento do SUS. Analisar a implantação das DCN no Paraná, verificando as características da formação dos profissionais de Medicina, foi o objetivo desta publicação específica, que faz parte dos dados coletados numa pesquisa mais ampla, apoiada pelo edital universal do CNPq (Proc. 474.029/2003-04). O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Fez-se um levantamento das Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de Medicina, coletando-se os dados por questionário e pelas informações dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) obtidos, com instrumento baseado em sete eixos das DCN. Dois cursos apresentam grau avançado de implantação das DCN, um mostra iniciativa da implantação de alguns aspectos, e dois outros seguem formatos curriculares bem tradicionais. Os dados obtidos sugerem a existência de uma motivação para a inovação do ensino médico no Paraná, o que se traduz em currículos idealizados com vários princípios inspirados nas DCN.
id ABEM-1_50f2d27abbd510a4160b89c03c53b977
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022007000200006
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no ParanáCurrículoEducação MédicaEducação em SaúdeEducação de Graduação em MedicinaA aprovação da nova LDB, em 1996, levou à elaboração de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) baseadas em competências necessárias para os médicos atuarem frente às novas tecnologias e para enfrentarem os desafios do desenvolvimento do SUS. Analisar a implantação das DCN no Paraná, verificando as características da formação dos profissionais de Medicina, foi o objetivo desta publicação específica, que faz parte dos dados coletados numa pesquisa mais ampla, apoiada pelo edital universal do CNPq (Proc. 474.029/2003-04). O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Fez-se um levantamento das Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de Medicina, coletando-se os dados por questionário e pelas informações dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) obtidos, com instrumento baseado em sete eixos das DCN. Dois cursos apresentam grau avançado de implantação das DCN, um mostra iniciativa da implantação de alguns aspectos, e dois outros seguem formatos curriculares bem tradicionais. Os dados obtidos sugerem a existência de uma motivação para a inovação do ensino médico no Paraná, o que se traduz em currículos idealizados com vários princípios inspirados nas DCN.Associação Brasileira de Educação Médica2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200006Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.2 2007reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022007000200006info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Márcio José deCampos,João José Batista deTurini,BarbaraNicoletto,Sônia C. S.Pereira,Luciana AlvesRezende,Lazara R.Mello,Polyana L. depor2007-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022007000200006Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2007-08-31T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná
title Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná
spellingShingle Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná
Almeida,Márcio José de
Currículo
Educação Médica
Educação em Saúde
Educação de Graduação em Medicina
title_short Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná
title_full Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná
title_fullStr Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná
title_full_unstemmed Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná
title_sort Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais na graduação em Medicina no Paraná
author Almeida,Márcio José de
author_facet Almeida,Márcio José de
Campos,João José Batista de
Turini,Barbara
Nicoletto,Sônia C. S.
Pereira,Luciana Alves
Rezende,Lazara R.
Mello,Polyana L. de
author_role author
author2 Campos,João José Batista de
Turini,Barbara
Nicoletto,Sônia C. S.
Pereira,Luciana Alves
Rezende,Lazara R.
Mello,Polyana L. de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Márcio José de
Campos,João José Batista de
Turini,Barbara
Nicoletto,Sônia C. S.
Pereira,Luciana Alves
Rezende,Lazara R.
Mello,Polyana L. de
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação Médica
Educação em Saúde
Educação de Graduação em Medicina
topic Currículo
Educação Médica
Educação em Saúde
Educação de Graduação em Medicina
description A aprovação da nova LDB, em 1996, levou à elaboração de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) baseadas em competências necessárias para os médicos atuarem frente às novas tecnologias e para enfrentarem os desafios do desenvolvimento do SUS. Analisar a implantação das DCN no Paraná, verificando as características da formação dos profissionais de Medicina, foi o objetivo desta publicação específica, que faz parte dos dados coletados numa pesquisa mais ampla, apoiada pelo edital universal do CNPq (Proc. 474.029/2003-04). O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Fez-se um levantamento das Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de Medicina, coletando-se os dados por questionário e pelas informações dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) obtidos, com instrumento baseado em sete eixos das DCN. Dois cursos apresentam grau avançado de implantação das DCN, um mostra iniciativa da implantação de alguns aspectos, e dois outros seguem formatos curriculares bem tradicionais. Os dados obtidos sugerem a existência de uma motivação para a inovação do ensino médico no Paraná, o que se traduz em currículos idealizados com vários princípios inspirados nas DCN.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022007000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.2 2007
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003557363712