A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuabara, Flávia Harumi Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coelho, Tavany Cibele, Bustamante, Ana Carolina de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/474
Resumo: A pesquisa discorre sobre o desenvolvimento do ensino à distância e as possibilidades dialógicas no processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia da informação, bem como a inserção de uma tecnologia estabelecendo uma nova dinâmica no processo de comunicação. Objetiva-se apresentar a mudança metodológica do curso de Administração 100% a distância de uma IES privada a partir da perspectiva dos professores-tutores. Para tanto, este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência como método de pesquisa qualitativa. Segundo Domingues (2016), caracteriza-se como uma narrativa trazendo vivências educacionais contribuindo para conhecimentos pedagógicos. Os processos da mudança da metodologia do curso de Administração 100% EaD, foram acessados por meio de entrevistas aplicadas a professores-tutores que vivenciaram as duas metodologias, e professores-tutores que apenas conheceram a experiência dos encontros virtuais, além de dados secundários que demonstram a adesão dos estudantes às aulas virtuais. Após as mudanças realizadas, o encontro virtual é visto pelos professores-tutores como um recurso que trouxe aspectos positivos, pois é de fácil acesso e o aluno não precisa estar síncrono no momento de sua realização em função da possibilidade de assistir ao encontro gravado, além de fazer com que o professor-tutor inove com didáticas pedagógicas e tecnológicas. Porém, por outro lado, a transformação da videoconferência em videoaula pode indicar conflitos estruturais dos recursos afetando a fluidez da comunicação, até mesmo podendo ser a causa do desinteresse por parte do aluno.
id UEMA-1_0337b13de184d9af8e2a5fe6ece13672
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/474
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADAEaD. TICs. Encontro Virtual. Papel do Professor-tutor.A pesquisa discorre sobre o desenvolvimento do ensino à distância e as possibilidades dialógicas no processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia da informação, bem como a inserção de uma tecnologia estabelecendo uma nova dinâmica no processo de comunicação. Objetiva-se apresentar a mudança metodológica do curso de Administração 100% a distância de uma IES privada a partir da perspectiva dos professores-tutores. Para tanto, este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência como método de pesquisa qualitativa. Segundo Domingues (2016), caracteriza-se como uma narrativa trazendo vivências educacionais contribuindo para conhecimentos pedagógicos. Os processos da mudança da metodologia do curso de Administração 100% EaD, foram acessados por meio de entrevistas aplicadas a professores-tutores que vivenciaram as duas metodologias, e professores-tutores que apenas conheceram a experiência dos encontros virtuais, além de dados secundários que demonstram a adesão dos estudantes às aulas virtuais. Após as mudanças realizadas, o encontro virtual é visto pelos professores-tutores como um recurso que trouxe aspectos positivos, pois é de fácil acesso e o aluno não precisa estar síncrono no momento de sua realização em função da possibilidade de assistir ao encontro gravado, além de fazer com que o professor-tutor inove com didáticas pedagógicas e tecnológicas. Porém, por outro lado, a transformação da videoconferência em videoaula pode indicar conflitos estruturais dos recursos afetando a fluidez da comunicação, até mesmo podendo ser a causa do desinteresse por parte do aluno.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/47410.18817/ticsead.v7i1.474TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 26 - 46TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 26 - 46TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 26 - 462447-572610.18817/ticsead.v7i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/474/368Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKuabara, Flávia Harumi SouzaCoelho, Tavany CibeleBustamante, Ana Carolina de Melo2022-11-17T14:25:27Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/474Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.692447TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA
title A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA
spellingShingle A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA
Kuabara, Flávia Harumi Souza
EaD. TICs. Encontro Virtual. Papel do Professor-tutor.
title_short A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA
title_full A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA
title_fullStr A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA
title_full_unstemmed A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA
title_sort A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA
author Kuabara, Flávia Harumi Souza
author_facet Kuabara, Flávia Harumi Souza
Coelho, Tavany Cibele
Bustamante, Ana Carolina de Melo
author_role author
author2 Coelho, Tavany Cibele
Bustamante, Ana Carolina de Melo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuabara, Flávia Harumi Souza
Coelho, Tavany Cibele
Bustamante, Ana Carolina de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv EaD. TICs. Encontro Virtual. Papel do Professor-tutor.
topic EaD. TICs. Encontro Virtual. Papel do Professor-tutor.
description A pesquisa discorre sobre o desenvolvimento do ensino à distância e as possibilidades dialógicas no processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia da informação, bem como a inserção de uma tecnologia estabelecendo uma nova dinâmica no processo de comunicação. Objetiva-se apresentar a mudança metodológica do curso de Administração 100% a distância de uma IES privada a partir da perspectiva dos professores-tutores. Para tanto, este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência como método de pesquisa qualitativa. Segundo Domingues (2016), caracteriza-se como uma narrativa trazendo vivências educacionais contribuindo para conhecimentos pedagógicos. Os processos da mudança da metodologia do curso de Administração 100% EaD, foram acessados por meio de entrevistas aplicadas a professores-tutores que vivenciaram as duas metodologias, e professores-tutores que apenas conheceram a experiência dos encontros virtuais, além de dados secundários que demonstram a adesão dos estudantes às aulas virtuais. Após as mudanças realizadas, o encontro virtual é visto pelos professores-tutores como um recurso que trouxe aspectos positivos, pois é de fácil acesso e o aluno não precisa estar síncrono no momento de sua realização em função da possibilidade de assistir ao encontro gravado, além de fazer com que o professor-tutor inove com didáticas pedagógicas e tecnológicas. Porém, por outro lado, a transformação da videoconferência em videoaula pode indicar conflitos estruturais dos recursos afetando a fluidez da comunicação, até mesmo podendo ser a causa do desinteresse por parte do aluno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/474
10.18817/ticsead.v7i1.474
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/474
identifier_str_mv 10.18817/ticsead.v7i1.474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/474/368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 26 - 46
TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 26 - 46
TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 26 - 46
2447-5726
10.18817/ticsead.v7i1
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056227893248