A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/474 |
Resumo: | A pesquisa discorre sobre o desenvolvimento do ensino à distância e as possibilidades dialógicas no processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia da informação, bem como a inserção de uma tecnologia estabelecendo uma nova dinâmica no processo de comunicação. Objetiva-se apresentar a mudança metodológica do curso de Administração 100% a distância de uma IES privada a partir da perspectiva dos professores-tutores. Para tanto, este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência como método de pesquisa qualitativa. Segundo Domingues (2016), caracteriza-se como uma narrativa trazendo vivências educacionais contribuindo para conhecimentos pedagógicos. Os processos da mudança da metodologia do curso de Administração 100% EaD, foram acessados por meio de entrevistas aplicadas a professores-tutores que vivenciaram as duas metodologias, e professores-tutores que apenas conheceram a experiência dos encontros virtuais, além de dados secundários que demonstram a adesão dos estudantes às aulas virtuais. Após as mudanças realizadas, o encontro virtual é visto pelos professores-tutores como um recurso que trouxe aspectos positivos, pois é de fácil acesso e o aluno não precisa estar síncrono no momento de sua realização em função da possibilidade de assistir ao encontro gravado, além de fazer com que o professor-tutor inove com didáticas pedagógicas e tecnológicas. Porém, por outro lado, a transformação da videoconferência em videoaula pode indicar conflitos estruturais dos recursos afetando a fluidez da comunicação, até mesmo podendo ser a causa do desinteresse por parte do aluno. |
id |
UEMA-1_0337b13de184d9af8e2a5fe6ece13672 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/474 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADAEaD. TICs. Encontro Virtual. Papel do Professor-tutor.A pesquisa discorre sobre o desenvolvimento do ensino à distância e as possibilidades dialógicas no processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia da informação, bem como a inserção de uma tecnologia estabelecendo uma nova dinâmica no processo de comunicação. Objetiva-se apresentar a mudança metodológica do curso de Administração 100% a distância de uma IES privada a partir da perspectiva dos professores-tutores. Para tanto, este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência como método de pesquisa qualitativa. Segundo Domingues (2016), caracteriza-se como uma narrativa trazendo vivências educacionais contribuindo para conhecimentos pedagógicos. Os processos da mudança da metodologia do curso de Administração 100% EaD, foram acessados por meio de entrevistas aplicadas a professores-tutores que vivenciaram as duas metodologias, e professores-tutores que apenas conheceram a experiência dos encontros virtuais, além de dados secundários que demonstram a adesão dos estudantes às aulas virtuais. Após as mudanças realizadas, o encontro virtual é visto pelos professores-tutores como um recurso que trouxe aspectos positivos, pois é de fácil acesso e o aluno não precisa estar síncrono no momento de sua realização em função da possibilidade de assistir ao encontro gravado, além de fazer com que o professor-tutor inove com didáticas pedagógicas e tecnológicas. Porém, por outro lado, a transformação da videoconferência em videoaula pode indicar conflitos estruturais dos recursos afetando a fluidez da comunicação, até mesmo podendo ser a causa do desinteresse por parte do aluno.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/47410.18817/ticsead.v7i1.474TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 26 - 46TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 26 - 46TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 26 - 462447-572610.18817/ticsead.v7i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/474/368Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKuabara, Flávia Harumi SouzaCoelho, Tavany CibeleBustamante, Ana Carolina de Melo2022-11-17T14:25:27Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/474Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.692447TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA |
title |
A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA |
spellingShingle |
A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA Kuabara, Flávia Harumi Souza EaD. TICs. Encontro Virtual. Papel do Professor-tutor. |
title_short |
A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA |
title_full |
A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA |
title_fullStr |
A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA |
title_full_unstemmed |
A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA |
title_sort |
A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES-TUTORES NA MUDANÇA METODOLÓGICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 100% EAD EM UMA IES PRIVADA |
author |
Kuabara, Flávia Harumi Souza |
author_facet |
Kuabara, Flávia Harumi Souza Coelho, Tavany Cibele Bustamante, Ana Carolina de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Tavany Cibele Bustamante, Ana Carolina de Melo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuabara, Flávia Harumi Souza Coelho, Tavany Cibele Bustamante, Ana Carolina de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EaD. TICs. Encontro Virtual. Papel do Professor-tutor. |
topic |
EaD. TICs. Encontro Virtual. Papel do Professor-tutor. |
description |
A pesquisa discorre sobre o desenvolvimento do ensino à distância e as possibilidades dialógicas no processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia da informação, bem como a inserção de uma tecnologia estabelecendo uma nova dinâmica no processo de comunicação. Objetiva-se apresentar a mudança metodológica do curso de Administração 100% a distância de uma IES privada a partir da perspectiva dos professores-tutores. Para tanto, este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência como método de pesquisa qualitativa. Segundo Domingues (2016), caracteriza-se como uma narrativa trazendo vivências educacionais contribuindo para conhecimentos pedagógicos. Os processos da mudança da metodologia do curso de Administração 100% EaD, foram acessados por meio de entrevistas aplicadas a professores-tutores que vivenciaram as duas metodologias, e professores-tutores que apenas conheceram a experiência dos encontros virtuais, além de dados secundários que demonstram a adesão dos estudantes às aulas virtuais. Após as mudanças realizadas, o encontro virtual é visto pelos professores-tutores como um recurso que trouxe aspectos positivos, pois é de fácil acesso e o aluno não precisa estar síncrono no momento de sua realização em função da possibilidade de assistir ao encontro gravado, além de fazer com que o professor-tutor inove com didáticas pedagógicas e tecnológicas. Porém, por outro lado, a transformação da videoconferência em videoaula pode indicar conflitos estruturais dos recursos afetando a fluidez da comunicação, até mesmo podendo ser a causa do desinteresse por parte do aluno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/474 10.18817/ticsead.v7i1.474 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/474 |
identifier_str_mv |
10.18817/ticsead.v7i1.474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/474/368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 26 - 46 TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 26 - 46 TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 26 - 46 2447-5726 10.18817/ticsead.v7i1 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056227893248 |