A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte,Cynthia Isabel Ramos Vivas
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Torres,Marco Antonio Rodrigues, Machado,Carmen Lucia Bezerra, Manfrói,Waldomiro Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400003
Resumo: Este estudo objetiva desenvolver e aplicar uma metodologia de pesquisa que oportunize a análise das ações de extensão realizadas pelos docentes da Famed/UFRGS no período de 2000 a 2004. A pesquisa, qualitativa, utiliza estudo de caso, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, e faz um mapeamento das ações quanto a plano acadêmico, relação universidade/sociedade e produção acadêmica. Os resultados obtidos explicitam a prática da extensão desenvolvida pelos docentes que participaram do estudo neste período como um espaço de interação entre professor/aluno/comunidade em cenários de produção/construção do conhecimento, contribuindo para formar um profissional comprometido com a realidade social, como preconizam as diretrizes curriculares da saúde e da medicina em particular. A metodologia proposta propiciou conhecer os cenários onde se desenvolvem as atividades e a interação presente nas ações de extensão com a graduação, a pós-graduação e a pesquisa.
id ABEM-1_636427d2901b61feb57f0898c9ba2d10
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000400003
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissionalEducação médicaRelações Comunidade-InstituiçãoEducação ProfissionalizantePesquisaEste estudo objetiva desenvolver e aplicar uma metodologia de pesquisa que oportunize a análise das ações de extensão realizadas pelos docentes da Famed/UFRGS no período de 2000 a 2004. A pesquisa, qualitativa, utiliza estudo de caso, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, e faz um mapeamento das ações quanto a plano acadêmico, relação universidade/sociedade e produção acadêmica. Os resultados obtidos explicitam a prática da extensão desenvolvida pelos docentes que participaram do estudo neste período como um espaço de interação entre professor/aluno/comunidade em cenários de produção/construção do conhecimento, contribuindo para formar um profissional comprometido com a realidade social, como preconizam as diretrizes curriculares da saúde e da medicina em particular. A metodologia proposta propiciou conhecer os cenários onde se desenvolvem as atividades e a interação presente nas ações de extensão com a graduação, a pós-graduação e a pesquisa.Associação Brasileira de Educação Médica2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400003Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.4 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000400003info:eu-repo/semantics/openAccessPonte,Cynthia Isabel Ramos VivasTorres,Marco Antonio RodriguesMachado,Carmen Lucia BezerraManfrói,Waldomiro Carlospor2010-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000400003Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-01-21T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional
title A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional
spellingShingle A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional
Ponte,Cynthia Isabel Ramos Vivas
Educação médica
Relações Comunidade-Instituição
Educação Profissionalizante
Pesquisa
title_short A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional
title_full A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional
title_fullStr A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional
title_full_unstemmed A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional
title_sort A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional
author Ponte,Cynthia Isabel Ramos Vivas
author_facet Ponte,Cynthia Isabel Ramos Vivas
Torres,Marco Antonio Rodrigues
Machado,Carmen Lucia Bezerra
Manfrói,Waldomiro Carlos
author_role author
author2 Torres,Marco Antonio Rodrigues
Machado,Carmen Lucia Bezerra
Manfrói,Waldomiro Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte,Cynthia Isabel Ramos Vivas
Torres,Marco Antonio Rodrigues
Machado,Carmen Lucia Bezerra
Manfrói,Waldomiro Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Relações Comunidade-Instituição
Educação Profissionalizante
Pesquisa
topic Educação médica
Relações Comunidade-Instituição
Educação Profissionalizante
Pesquisa
description Este estudo objetiva desenvolver e aplicar uma metodologia de pesquisa que oportunize a análise das ações de extensão realizadas pelos docentes da Famed/UFRGS no período de 2000 a 2004. A pesquisa, qualitativa, utiliza estudo de caso, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, e faz um mapeamento das ações quanto a plano acadêmico, relação universidade/sociedade e produção acadêmica. Os resultados obtidos explicitam a prática da extensão desenvolvida pelos docentes que participaram do estudo neste período como um espaço de interação entre professor/aluno/comunidade em cenários de produção/construção do conhecimento, contribuindo para formar um profissional comprometido com a realidade social, como preconizam as diretrizes curriculares da saúde e da medicina em particular. A metodologia proposta propiciou conhecer os cenários onde se desenvolvem as atividades e a interação presente nas ações de extensão com a graduação, a pós-graduação e a pesquisa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.4 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004198043648