A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400003 |
Resumo: | Este estudo objetiva desenvolver e aplicar uma metodologia de pesquisa que oportunize a análise das ações de extensão realizadas pelos docentes da Famed/UFRGS no período de 2000 a 2004. A pesquisa, qualitativa, utiliza estudo de caso, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, e faz um mapeamento das ações quanto a plano acadêmico, relação universidade/sociedade e produção acadêmica. Os resultados obtidos explicitam a prática da extensão desenvolvida pelos docentes que participaram do estudo neste período como um espaço de interação entre professor/aluno/comunidade em cenários de produção/construção do conhecimento, contribuindo para formar um profissional comprometido com a realidade social, como preconizam as diretrizes curriculares da saúde e da medicina em particular. A metodologia proposta propiciou conhecer os cenários onde se desenvolvem as atividades e a interação presente nas ações de extensão com a graduação, a pós-graduação e a pesquisa. |
id |
ABEM-1_636427d2901b61feb57f0898c9ba2d10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022009000400003 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissionalEducação médicaRelações Comunidade-InstituiçãoEducação ProfissionalizantePesquisaEste estudo objetiva desenvolver e aplicar uma metodologia de pesquisa que oportunize a análise das ações de extensão realizadas pelos docentes da Famed/UFRGS no período de 2000 a 2004. A pesquisa, qualitativa, utiliza estudo de caso, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, e faz um mapeamento das ações quanto a plano acadêmico, relação universidade/sociedade e produção acadêmica. Os resultados obtidos explicitam a prática da extensão desenvolvida pelos docentes que participaram do estudo neste período como um espaço de interação entre professor/aluno/comunidade em cenários de produção/construção do conhecimento, contribuindo para formar um profissional comprometido com a realidade social, como preconizam as diretrizes curriculares da saúde e da medicina em particular. A metodologia proposta propiciou conhecer os cenários onde se desenvolvem as atividades e a interação presente nas ações de extensão com a graduação, a pós-graduação e a pesquisa.Associação Brasileira de Educação Médica2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400003Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.4 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000400003info:eu-repo/semantics/openAccessPonte,Cynthia Isabel Ramos VivasTorres,Marco Antonio RodriguesMachado,Carmen Lucia BezerraManfrói,Waldomiro Carlospor2010-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000400003Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-01-21T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional |
title |
A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional |
spellingShingle |
A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional Ponte,Cynthia Isabel Ramos Vivas Educação médica Relações Comunidade-Instituição Educação Profissionalizante Pesquisa |
title_short |
A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional |
title_full |
A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional |
title_fullStr |
A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional |
title_full_unstemmed |
A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional |
title_sort |
A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional |
author |
Ponte,Cynthia Isabel Ramos Vivas |
author_facet |
Ponte,Cynthia Isabel Ramos Vivas Torres,Marco Antonio Rodrigues Machado,Carmen Lucia Bezerra Manfrói,Waldomiro Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Torres,Marco Antonio Rodrigues Machado,Carmen Lucia Bezerra Manfrói,Waldomiro Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte,Cynthia Isabel Ramos Vivas Torres,Marco Antonio Rodrigues Machado,Carmen Lucia Bezerra Manfrói,Waldomiro Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Relações Comunidade-Instituição Educação Profissionalizante Pesquisa |
topic |
Educação médica Relações Comunidade-Instituição Educação Profissionalizante Pesquisa |
description |
Este estudo objetiva desenvolver e aplicar uma metodologia de pesquisa que oportunize a análise das ações de extensão realizadas pelos docentes da Famed/UFRGS no período de 2000 a 2004. A pesquisa, qualitativa, utiliza estudo de caso, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, e faz um mapeamento das ações quanto a plano acadêmico, relação universidade/sociedade e produção acadêmica. Os resultados obtidos explicitam a prática da extensão desenvolvida pelos docentes que participaram do estudo neste período como um espaço de interação entre professor/aluno/comunidade em cenários de produção/construção do conhecimento, contribuindo para formar um profissional comprometido com a realidade social, como preconizam as diretrizes curriculares da saúde e da medicina em particular. A metodologia proposta propiciou conhecer os cenários onde se desenvolvem as atividades e a interação presente nas ações de extensão com a graduação, a pós-graduação e a pesquisa. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022009000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.4 2009 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004198043648 |