Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300008 |
Resumo: | Esta série de artigos aborda diretrizes, estrutura curricular e estratégias pedagógicas de um novo modelo de curso de Medicina proposto pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Este artigo inicial apresentao Bacharelado Interdisciplinar em Saúde como primeiro ciclo para a formação médica. Em primeiro lugar, avaliam-se resultados de uma prospecção de modelos avançados de formação médica no cenário internacional e o potencial de sua aplicação à realidade da educação médica brasileira. Em segundo lugar, descrevem-se a estrutura e o funcionamento do Bacharelado Interdisciplinar como formação geral em Artes, Saúde, Humanidades e Ciências. Em terceiro lugar, discute-se o BI-Saúde como formação específica, com especial atenção para o conceito de Área de Concentração, que pode funcionar como etapa propedêutica para o curso médico em regime de ciclos. Finalmente, avalia-se a formação em Saúde no primeiro ciclo como oportunidade de uma escolha vocacional mais madura, aprendizagem para o trabalho em equipe, atualização científica e prática, uso consciente e crítico de tecnologias de cuidado em saúde, com base em valores éticos, políticos e humanísticos. |
id |
ABEM-1_6540e911f88b17ab9e16b5ae664223e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022014000300008 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro cicloEducação MédicaEstudos InterdisciplinaresCurrículoSaúdeEsta série de artigos aborda diretrizes, estrutura curricular e estratégias pedagógicas de um novo modelo de curso de Medicina proposto pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Este artigo inicial apresentao Bacharelado Interdisciplinar em Saúde como primeiro ciclo para a formação médica. Em primeiro lugar, avaliam-se resultados de uma prospecção de modelos avançados de formação médica no cenário internacional e o potencial de sua aplicação à realidade da educação médica brasileira. Em segundo lugar, descrevem-se a estrutura e o funcionamento do Bacharelado Interdisciplinar como formação geral em Artes, Saúde, Humanidades e Ciências. Em terceiro lugar, discute-se o BI-Saúde como formação específica, com especial atenção para o conceito de Área de Concentração, que pode funcionar como etapa propedêutica para o curso médico em regime de ciclos. Finalmente, avalia-se a formação em Saúde no primeiro ciclo como oportunidade de uma escolha vocacional mais madura, aprendizagem para o trabalho em equipe, atualização científica e prática, uso consciente e crítico de tecnologias de cuidado em saúde, com base em valores éticos, políticos e humanísticos.Associação Brasileira de Educação Médica2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300008Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000300008info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Filho,Naomar deSantana,Luciana Alaíde AlvesSantos,Vanessa Prado dosCoutinho,DeniseLoureiro,Sebastiãopor2014-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000300008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-09-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo |
title |
Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo |
spellingShingle |
Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo Almeida Filho,Naomar de Educação Médica Estudos Interdisciplinares Currículo Saúde |
title_short |
Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo |
title_full |
Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo |
title_fullStr |
Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo |
title_full_unstemmed |
Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo |
title_sort |
Formação médica na UFSB: I. Bacharelado interdisciplinar em saúde noprimeiro ciclo |
author |
Almeida Filho,Naomar de |
author_facet |
Almeida Filho,Naomar de Santana,Luciana Alaíde Alves Santos,Vanessa Prado dos Coutinho,Denise Loureiro,Sebastião |
author_role |
author |
author2 |
Santana,Luciana Alaíde Alves Santos,Vanessa Prado dos Coutinho,Denise Loureiro,Sebastião |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida Filho,Naomar de Santana,Luciana Alaíde Alves Santos,Vanessa Prado dos Coutinho,Denise Loureiro,Sebastião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Estudos Interdisciplinares Currículo Saúde |
topic |
Educação Médica Estudos Interdisciplinares Currículo Saúde |
description |
Esta série de artigos aborda diretrizes, estrutura curricular e estratégias pedagógicas de um novo modelo de curso de Medicina proposto pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Este artigo inicial apresentao Bacharelado Interdisciplinar em Saúde como primeiro ciclo para a formação médica. Em primeiro lugar, avaliam-se resultados de uma prospecção de modelos avançados de formação médica no cenário internacional e o potencial de sua aplicação à realidade da educação médica brasileira. Em segundo lugar, descrevem-se a estrutura e o funcionamento do Bacharelado Interdisciplinar como formação geral em Artes, Saúde, Humanidades e Ciências. Em terceiro lugar, discute-se o BI-Saúde como formação específica, com especial atenção para o conceito de Área de Concentração, que pode funcionar como etapa propedêutica para o curso médico em regime de ciclos. Finalmente, avalia-se a formação em Saúde no primeiro ciclo como oportunidade de uma escolha vocacional mais madura, aprendizagem para o trabalho em equipe, atualização científica e prática, uso consciente e crítico de tecnologias de cuidado em saúde, com base em valores éticos, políticos e humanísticos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022014000300008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005727916032 |