Formação médica na UFSB: II. O desafio da profissionalização no regime de ciclos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lopes, Antonio Alberto da Silva, Santana, Luciana Alaíde Alves, Santos, Vanessa Prado dos, Coutinho, Denise, Cardoso, Antonio José Costa, Loureiro, Sebastião
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19000
Resumo: Este é o segundo artigo de uma série que apresenta estrutura curricular e modelo pedagógico do curso de Medicina em implantação na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que adota um regime de dois ciclos de formação, integralmente realizado nos contextos de prática do Sistema Único de Saúde. Para isso, apresentam-se resumidamente perfil e competências dos egressos, introduzindo a estrutura curricular do segundo ciclo do curso e destacando sua aderência ao marco legal vigente. Em seguida, destacam-se os blocos temáticos do eixo de formação técnico-científica, com organização de conteúdos em ciclos de vida, visando superar o modelo que fragmenta o sujeito humano em sistemas, órgãos e patologias. Aborda-se ainda o eixo de práticas, composto por estágios supervisionados em todos os níveis de atenção da rede SUS, destacando a Atenção Primária em Saúde, que perpassa todo o segundo ciclo de formação. Por último, discutem-se impacto e efeitos dessa reestruturação da educação superior no sentido da convergência entre modelos formativos de profissionais de saúde e necessidades de saúde da população.
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Em seguida, destacam-se os blocos temáticos do eixo de formação técnico-científica, com organização de conteúdos em ciclos de vida, visando superar o modelo que fragmenta o sujeito humano em sistemas, órgãos e patologias. Aborda-se ainda o eixo de práticas, composto por estágios supervisionados em todos os níveis de atenção da rede SUS, destacando a Atenção Primária em Saúde, que perpassa todo o segundo ciclo de formação. Por último, discutem-se impacto e efeitos dessa reestruturação da educação superior no sentido da convergência entre modelos formativos de profissionais de saúde e necessidades de saúde da população.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2016-04-28T19:07:35Z No. of bitstreams: 1 Artigo Per nac. Naomar de Almeida. 2015.pdf: 242762 bytes, checksum: 9bc966dcf972c08c7e617edfb1c9f88d (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-28T19:07:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Per nac. 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