Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100008 |
Resumo: | A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e sua organização curricular é orientada ao desenvolvimento de competência profissional e a um processo avaliativo critério-referenciado. Esta pesquisa tem por objetivo elaborar indicadores para avaliar o processo de ensino-aprendizagem nos âmbitos da gestão e da saúde coletiva, baseados na adaptação da proposta de Conferência de Consenso e descrever o caminho percorrido nessa elaboração. Com base na análise dos documentos institucionais que explicitavam o planejamento das atividades (cadernos de organização das séries) e nos critérios, formatos e instrumentos da avaliação nas diferentes séries e cenários de aprendizagem (Manual de Avaliação), foi elaborada a primeira matriz de indicadores, que continha a proposta curricular para o alcance da aprendizagem que embasara a análise dos especialistas e a realização da Conferência. Tal metodologia possibilitou entender, ampliar e aprofundar a avaliação nessas áreas específicas, o que poderá orientar a implementação das alterações curriculares necessárias, com ênfase em uma avaliação da aprendizagem comprometida com o processo formativo. |
id |
ABEM-1_66390d0c5f0f254cd594d8d0195060d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022013000100008 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médicaIndicadoresAvaliação EducacionalAvaliação de DesempenhoA Faculdade de Medicina de Marília (Famema) utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e sua organização curricular é orientada ao desenvolvimento de competência profissional e a um processo avaliativo critério-referenciado. Esta pesquisa tem por objetivo elaborar indicadores para avaliar o processo de ensino-aprendizagem nos âmbitos da gestão e da saúde coletiva, baseados na adaptação da proposta de Conferência de Consenso e descrever o caminho percorrido nessa elaboração. Com base na análise dos documentos institucionais que explicitavam o planejamento das atividades (cadernos de organização das séries) e nos critérios, formatos e instrumentos da avaliação nas diferentes séries e cenários de aprendizagem (Manual de Avaliação), foi elaborada a primeira matriz de indicadores, que continha a proposta curricular para o alcance da aprendizagem que embasara a análise dos especialistas e a realização da Conferência. Tal metodologia possibilitou entender, ampliar e aprofundar a avaliação nessas áreas específicas, o que poderá orientar a implementação das alterações curriculares necessárias, com ênfase em uma avaliação da aprendizagem comprometida com o processo formativo.Associação Brasileira de Educação Médica2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100008Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.1 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022013000100008info:eu-repo/semantics/openAccessHiga,Elza de Fátima RibeiroHafner,Maria Lourdes Marmorato BottaTonhom,Silvia Franco da RochaTaipeiro,Elane de FátimaMoreira,Haydée MariaGuimarães,Ana Paula CeolottoPinheiro,Osni Lázaropor2013-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000100008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2013-06-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica |
title |
Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica |
spellingShingle |
Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica Higa,Elza de Fátima Ribeiro Indicadores Avaliação Educacional Avaliação de Desempenho |
title_short |
Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica |
title_full |
Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica |
title_fullStr |
Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica |
title_full_unstemmed |
Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica |
title_sort |
Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica |
author |
Higa,Elza de Fátima Ribeiro |
author_facet |
Higa,Elza de Fátima Ribeiro Hafner,Maria Lourdes Marmorato Botta Tonhom,Silvia Franco da Rocha Taipeiro,Elane de Fátima Moreira,Haydée Maria Guimarães,Ana Paula Ceolotto Pinheiro,Osni Lázaro |
author_role |
author |
author2 |
Hafner,Maria Lourdes Marmorato Botta Tonhom,Silvia Franco da Rocha Taipeiro,Elane de Fátima Moreira,Haydée Maria Guimarães,Ana Paula Ceolotto Pinheiro,Osni Lázaro |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Higa,Elza de Fátima Ribeiro Hafner,Maria Lourdes Marmorato Botta Tonhom,Silvia Franco da Rocha Taipeiro,Elane de Fátima Moreira,Haydée Maria Guimarães,Ana Paula Ceolotto Pinheiro,Osni Lázaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indicadores Avaliação Educacional Avaliação de Desempenho |
topic |
Indicadores Avaliação Educacional Avaliação de Desempenho |
description |
A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e sua organização curricular é orientada ao desenvolvimento de competência profissional e a um processo avaliativo critério-referenciado. Esta pesquisa tem por objetivo elaborar indicadores para avaliar o processo de ensino-aprendizagem nos âmbitos da gestão e da saúde coletiva, baseados na adaptação da proposta de Conferência de Consenso e descrever o caminho percorrido nessa elaboração. Com base na análise dos documentos institucionais que explicitavam o planejamento das atividades (cadernos de organização das séries) e nos critérios, formatos e instrumentos da avaliação nas diferentes séries e cenários de aprendizagem (Manual de Avaliação), foi elaborada a primeira matriz de indicadores, que continha a proposta curricular para o alcance da aprendizagem que embasara a análise dos especialistas e a realização da Conferência. Tal metodologia possibilitou entender, ampliar e aprofundar a avaliação nessas áreas específicas, o que poderá orientar a implementação das alterações curriculares necessárias, com ênfase em uma avaliação da aprendizagem comprometida com o processo formativo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022013000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.1 2013 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005323165696 |