Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Hafner,Maria Lourdes Marmorato Botta, Tonhom,Silvia Franco da Rocha, Taipeiro,Elane de Fátima, Moreira,Haydée Maria, Guimarães,Ana Paula Ceolotto, Pinheiro,Osni Lázaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100008
Resumo: A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e sua organização curricular é orientada ao desenvolvimento de competência profissional e a um processo avaliativo critério-referenciado. Esta pesquisa tem por objetivo elaborar indicadores para avaliar o processo de ensino-aprendizagem nos âmbitos da gestão e da saúde coletiva, baseados na adaptação da proposta de Conferência de Consenso e descrever o caminho percorrido nessa elaboração. Com base na análise dos documentos institucionais que explicitavam o planejamento das atividades (cadernos de organização das séries) e nos critérios, formatos e instrumentos da avaliação nas diferentes séries e cenários de aprendizagem (Manual de Avaliação), foi elaborada a primeira matriz de indicadores, que continha a proposta curricular para o alcance da aprendizagem que embasara a análise dos especialistas e a realização da Conferência. Tal metodologia possibilitou entender, ampliar e aprofundar a avaliação nessas áreas específicas, o que poderá orientar a implementação das alterações curriculares necessárias, com ênfase em uma avaliação da aprendizagem comprometida com o processo formativo.
id ABEM-1_66390d0c5f0f254cd594d8d0195060d0
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022013000100008
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médicaIndicadoresAvaliação EducacionalAvaliação de DesempenhoA Faculdade de Medicina de Marília (Famema) utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e sua organização curricular é orientada ao desenvolvimento de competência profissional e a um processo avaliativo critério-referenciado. Esta pesquisa tem por objetivo elaborar indicadores para avaliar o processo de ensino-aprendizagem nos âmbitos da gestão e da saúde coletiva, baseados na adaptação da proposta de Conferência de Consenso e descrever o caminho percorrido nessa elaboração. Com base na análise dos documentos institucionais que explicitavam o planejamento das atividades (cadernos de organização das séries) e nos critérios, formatos e instrumentos da avaliação nas diferentes séries e cenários de aprendizagem (Manual de Avaliação), foi elaborada a primeira matriz de indicadores, que continha a proposta curricular para o alcance da aprendizagem que embasara a análise dos especialistas e a realização da Conferência. Tal metodologia possibilitou entender, ampliar e aprofundar a avaliação nessas áreas específicas, o que poderá orientar a implementação das alterações curriculares necessárias, com ênfase em uma avaliação da aprendizagem comprometida com o processo formativo.Associação Brasileira de Educação Médica2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100008Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.1 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022013000100008info:eu-repo/semantics/openAccessHiga,Elza de Fátima RibeiroHafner,Maria Lourdes Marmorato BottaTonhom,Silvia Franco da RochaTaipeiro,Elane de FátimaMoreira,Haydée MariaGuimarães,Ana Paula CeolottoPinheiro,Osni Lázaropor2013-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000100008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2013-06-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica
title Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica
spellingShingle Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Indicadores
Avaliação Educacional
Avaliação de Desempenho
title_short Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica
title_full Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica
title_fullStr Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica
title_full_unstemmed Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica
title_sort Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica
author Higa,Elza de Fátima Ribeiro
author_facet Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Hafner,Maria Lourdes Marmorato Botta
Tonhom,Silvia Franco da Rocha
Taipeiro,Elane de Fátima
Moreira,Haydée Maria
Guimarães,Ana Paula Ceolotto
Pinheiro,Osni Lázaro
author_role author
author2 Hafner,Maria Lourdes Marmorato Botta
Tonhom,Silvia Franco da Rocha
Taipeiro,Elane de Fátima
Moreira,Haydée Maria
Guimarães,Ana Paula Ceolotto
Pinheiro,Osni Lázaro
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Hafner,Maria Lourdes Marmorato Botta
Tonhom,Silvia Franco da Rocha
Taipeiro,Elane de Fátima
Moreira,Haydée Maria
Guimarães,Ana Paula Ceolotto
Pinheiro,Osni Lázaro
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores
Avaliação Educacional
Avaliação de Desempenho
topic Indicadores
Avaliação Educacional
Avaliação de Desempenho
description A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e sua organização curricular é orientada ao desenvolvimento de competência profissional e a um processo avaliativo critério-referenciado. Esta pesquisa tem por objetivo elaborar indicadores para avaliar o processo de ensino-aprendizagem nos âmbitos da gestão e da saúde coletiva, baseados na adaptação da proposta de Conferência de Consenso e descrever o caminho percorrido nessa elaboração. Com base na análise dos documentos institucionais que explicitavam o planejamento das atividades (cadernos de organização das séries) e nos critérios, formatos e instrumentos da avaliação nas diferentes séries e cenários de aprendizagem (Manual de Avaliação), foi elaborada a primeira matriz de indicadores, que continha a proposta curricular para o alcance da aprendizagem que embasara a análise dos especialistas e a realização da Conferência. Tal metodologia possibilitou entender, ampliar e aprofundar a avaliação nessas áreas específicas, o que poderá orientar a implementação das alterações curriculares necessárias, com ênfase em uma avaliação da aprendizagem comprometida com o processo formativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022013000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.1 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005323165696