Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574 |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem é um dos maiores desafios que as instituições formadoras e os professores enfrentam em seus cotidianos de trabalho, em especial, as de Ensino Superior em Saúde e entre essas, as que se responsabilizam pelo desenvolvimento dos cursos de medicina. Analisar a percepção dos estudantes sobre a avaliação do internato no sexto ano de medicina. Pesquisa qualitativa fundamentada na Hermenêutica-Dialética. Foram analisados 17 Instrumentos de avaliação preenchidos por estudantes do sexto ano de medicina de uma faculdade do interior paulista, Brasil, que desenvolve a aprendizagem ativa, no ano de 2017. Da análise dos dados obtidos emergiram duas categorias analíticas: fatores que potencializam a aprendizagem e fatores que dificultam a aprendizagem. Nestas, foram prioritariamente indicadas em sequência: a habilidade didática do professor, organização do estágio e a multiplicidade dos cenários para aprendizagem, mas, ao mesmo tempo, a desorganização dos estágios, as faltas e o despreparo de alguns professores. A partir dos dados apresentados e da dimensão da análise organizada pela Hermenêutica-Dialética, esse resultado demonstra a percepção da síntese e da antítese. |
id |
RCAP_5dd950a56930ec8f0d79ed6693423766 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/118 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internatoMedical education: Student’s assessment about internshipAvaliação Educacional; Internato e Residência; Educação; Estudantes de Medicina.Educational Measurement; Internship and Residency; Education; Medical Students.A avaliação da aprendizagem é um dos maiores desafios que as instituições formadoras e os professores enfrentam em seus cotidianos de trabalho, em especial, as de Ensino Superior em Saúde e entre essas, as que se responsabilizam pelo desenvolvimento dos cursos de medicina. Analisar a percepção dos estudantes sobre a avaliação do internato no sexto ano de medicina. Pesquisa qualitativa fundamentada na Hermenêutica-Dialética. Foram analisados 17 Instrumentos de avaliação preenchidos por estudantes do sexto ano de medicina de uma faculdade do interior paulista, Brasil, que desenvolve a aprendizagem ativa, no ano de 2017. Da análise dos dados obtidos emergiram duas categorias analíticas: fatores que potencializam a aprendizagem e fatores que dificultam a aprendizagem. Nestas, foram prioritariamente indicadas em sequência: a habilidade didática do professor, organização do estágio e a multiplicidade dos cenários para aprendizagem, mas, ao mesmo tempo, a desorganização dos estágios, as faltas e o despreparo de alguns professores. A partir dos dados apresentados e da dimensão da análise organizada pela Hermenêutica-Dialética, esse resultado demonstra a percepção da síntese e da antítese.Learning assessment is one of the biggest challenges that education institutions and teachers face in their daily work, especially those in Higher Education in Health and among these, those who are responsible for the development of medical courses. To analyze the students' perception about the evaluation of the internship in the sixth year of medicine. Qualitative research based on Hermeneutics-Dialectics. Seventeen assessment instruments completed by sixth-year medical students from a college in the interior of São Paulo, Brazil, which develops active learning, were analyzed in 2017. From the analysis of the data obtained, two analytical categories emerged: factors that enhance the learning and factors that hinder learning. Priorities were given consecutively: the didactic ability of the teacher, organization of the internship and the multiplicity of learning scenarios, but at the same time the disorganization of the internships, the absence and the lack and prepare of some teachers. From the data presented and the dimension of the analysis organized by Hermeneutics-Dialectic, this result presents the perception of synthesis and antithesis.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 564-574New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 564-574New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 564-5742184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/118https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/118/116Higa, Elza de Fátima RibeiroBraccialli, Luzmarina Aparecida DorettoAlves de Moraes, Magali AparecidaTonhom, Silvia Franco da RochaPinheiro, Osni LázaroMoreira, Haydée Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:18Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:58.051724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato Medical education: Student’s assessment about internship |
title |
Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato |
spellingShingle |
Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato Higa, Elza de Fátima Ribeiro Avaliação Educacional; Internato e Residência; Educação; Estudantes de Medicina. Educational Measurement; Internship and Residency; Education; Medical Students. |
title_short |
Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato |
title_full |
Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato |
title_fullStr |
Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato |
title_full_unstemmed |
Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato |
title_sort |
Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato |
author |
Higa, Elza de Fátima Ribeiro |
author_facet |
Higa, Elza de Fátima Ribeiro Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto Alves de Moraes, Magali Aparecida Tonhom, Silvia Franco da Rocha Pinheiro, Osni Lázaro Moreira, Haydée Maria |
author_role |
author |
author2 |
Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto Alves de Moraes, Magali Aparecida Tonhom, Silvia Franco da Rocha Pinheiro, Osni Lázaro Moreira, Haydée Maria |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Higa, Elza de Fátima Ribeiro Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto Alves de Moraes, Magali Aparecida Tonhom, Silvia Franco da Rocha Pinheiro, Osni Lázaro Moreira, Haydée Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Educacional; Internato e Residência; Educação; Estudantes de Medicina. Educational Measurement; Internship and Residency; Education; Medical Students. |
topic |
Avaliação Educacional; Internato e Residência; Educação; Estudantes de Medicina. Educational Measurement; Internship and Residency; Education; Medical Students. |
description |
A avaliação da aprendizagem é um dos maiores desafios que as instituições formadoras e os professores enfrentam em seus cotidianos de trabalho, em especial, as de Ensino Superior em Saúde e entre essas, as que se responsabilizam pelo desenvolvimento dos cursos de medicina. Analisar a percepção dos estudantes sobre a avaliação do internato no sexto ano de medicina. Pesquisa qualitativa fundamentada na Hermenêutica-Dialética. Foram analisados 17 Instrumentos de avaliação preenchidos por estudantes do sexto ano de medicina de uma faculdade do interior paulista, Brasil, que desenvolve a aprendizagem ativa, no ano de 2017. Da análise dos dados obtidos emergiram duas categorias analíticas: fatores que potencializam a aprendizagem e fatores que dificultam a aprendizagem. Nestas, foram prioritariamente indicadas em sequência: a habilidade didática do professor, organização do estágio e a multiplicidade dos cenários para aprendizagem, mas, ao mesmo tempo, a desorganização dos estágios, as faltas e o despreparo de alguns professores. A partir dos dados apresentados e da dimensão da análise organizada pela Hermenêutica-Dialética, esse resultado demonstra a percepção da síntese e da antítese. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/118 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/118/116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 564-574 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 564-574 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 564-574 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130346440097792 |