Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto, Alves de Moraes, Magali Aparecida, Tonhom, Silvia Franco da Rocha, Pinheiro, Osni Lázaro, Moreira, Haydée Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574
Resumo: A avaliação da aprendizagem é um dos maiores desafios que as instituições formadoras e os professores enfrentam em seus cotidianos de trabalho, em especial, as de Ensino Superior em Saúde e entre essas, as que se responsabilizam pelo desenvolvimento dos cursos de medicina. Analisar a percepção dos estudantes sobre a avaliação do internato no sexto ano de medicina. Pesquisa qualitativa fundamentada na Hermenêutica-Dialética. Foram analisados 17 Instrumentos de avaliação preenchidos por estudantes do sexto ano de medicina de uma faculdade do interior paulista, Brasil, que desenvolve a aprendizagem ativa, no ano de 2017. Da análise dos dados obtidos emergiram duas categorias analíticas: fatores que potencializam a aprendizagem e fatores que dificultam a aprendizagem. Nestas, foram prioritariamente indicadas em sequência: a habilidade didática do professor, organização do estágio e a multiplicidade dos cenários para aprendizagem, mas, ao mesmo tempo, a desorganização dos estágios, as faltas e o despreparo de alguns professores. A partir dos dados apresentados e da dimensão da análise organizada pela Hermenêutica-Dialética, esse resultado demonstra a percepção da síntese e da antítese.
id RCAP_5dd950a56930ec8f0d79ed6693423766
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/118
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internatoMedical education: Student’s assessment about internshipAvaliação Educacional; Internato e Residência; Educação; Estudantes de Medicina.Educational Measurement; Internship and Residency; Education; Medical Students.A avaliação da aprendizagem é um dos maiores desafios que as instituições formadoras e os professores enfrentam em seus cotidianos de trabalho, em especial, as de Ensino Superior em Saúde e entre essas, as que se responsabilizam pelo desenvolvimento dos cursos de medicina. Analisar a percepção dos estudantes sobre a avaliação do internato no sexto ano de medicina. Pesquisa qualitativa fundamentada na Hermenêutica-Dialética. Foram analisados 17 Instrumentos de avaliação preenchidos por estudantes do sexto ano de medicina de uma faculdade do interior paulista, Brasil, que desenvolve a aprendizagem ativa, no ano de 2017. Da análise dos dados obtidos emergiram duas categorias analíticas: fatores que potencializam a aprendizagem e fatores que dificultam a aprendizagem. Nestas, foram prioritariamente indicadas em sequência: a habilidade didática do professor, organização do estágio e a multiplicidade dos cenários para aprendizagem, mas, ao mesmo tempo, a desorganização dos estágios, as faltas e o despreparo de alguns professores. A partir dos dados apresentados e da dimensão da análise organizada pela Hermenêutica-Dialética, esse resultado demonstra a percepção da síntese e da antítese.Learning assessment is one of the biggest challenges that education institutions and teachers face in their daily work, especially those in Higher Education in Health and among these, those who are responsible for the development of medical courses. To analyze the students' perception about the evaluation of the internship in the sixth year of medicine. Qualitative research based on Hermeneutics-Dialectics. Seventeen assessment instruments completed by sixth-year medical students from a college in the interior of São Paulo, Brazil, which develops active learning, were analyzed in 2017. From the analysis of the data obtained, two analytical categories emerged: factors that enhance the learning and factors that hinder learning. Priorities were given consecutively: the didactic ability of the teacher, organization of the internship and the multiplicity of learning scenarios, but at the same time the disorganization of the internships, the absence and the lack and prepare of some teachers. From the data presented and the dimension of the analysis organized by Hermeneutics-Dialectic, this result presents the perception of synthesis and antithesis.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 564-574New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 564-574New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 564-5742184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/118https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/118/116Higa, Elza de Fátima RibeiroBraccialli, Luzmarina Aparecida DorettoAlves de Moraes, Magali AparecidaTonhom, Silvia Franco da RochaPinheiro, Osni LázaroMoreira, Haydée Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:18Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:58.051724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato
Medical education: Student’s assessment about internship
title Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato
spellingShingle Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Avaliação Educacional; Internato e Residência; Educação; Estudantes de Medicina.
Educational Measurement; Internship and Residency; Education; Medical Students.
title_short Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato
title_full Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato
title_fullStr Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato
title_full_unstemmed Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato
title_sort Formação médica: Avaliação dos estudantes sobre o internato
author Higa, Elza de Fátima Ribeiro
author_facet Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto
Alves de Moraes, Magali Aparecida
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Pinheiro, Osni Lázaro
Moreira, Haydée Maria
author_role author
author2 Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto
Alves de Moraes, Magali Aparecida
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Pinheiro, Osni Lázaro
Moreira, Haydée Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto
Alves de Moraes, Magali Aparecida
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Pinheiro, Osni Lázaro
Moreira, Haydée Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Educacional; Internato e Residência; Educação; Estudantes de Medicina.
Educational Measurement; Internship and Residency; Education; Medical Students.
topic Avaliação Educacional; Internato e Residência; Educação; Estudantes de Medicina.
Educational Measurement; Internship and Residency; Education; Medical Students.
description A avaliação da aprendizagem é um dos maiores desafios que as instituições formadoras e os professores enfrentam em seus cotidianos de trabalho, em especial, as de Ensino Superior em Saúde e entre essas, as que se responsabilizam pelo desenvolvimento dos cursos de medicina. Analisar a percepção dos estudantes sobre a avaliação do internato no sexto ano de medicina. Pesquisa qualitativa fundamentada na Hermenêutica-Dialética. Foram analisados 17 Instrumentos de avaliação preenchidos por estudantes do sexto ano de medicina de uma faculdade do interior paulista, Brasil, que desenvolve a aprendizagem ativa, no ano de 2017. Da análise dos dados obtidos emergiram duas categorias analíticas: fatores que potencializam a aprendizagem e fatores que dificultam a aprendizagem. Nestas, foram prioritariamente indicadas em sequência: a habilidade didática do professor, organização do estágio e a multiplicidade dos cenários para aprendizagem, mas, ao mesmo tempo, a desorganização dos estágios, as faltas e o despreparo de alguns professores. A partir dos dados apresentados e da dimensão da análise organizada pela Hermenêutica-Dialética, esse resultado demonstra a percepção da síntese e da antítese.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.564-574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/118
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/118/116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 564-574
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 564-574
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 564-574
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346440097792