Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrándiz, Javier Caballero
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63401
Resumo: The indicators are the backbone of an evaluation. Taking into account the different models of evaluation of postgraduate training in Spain, in the following work a review of the evaluation indicators is carried out according to their elements and technical aspects. For this, a brief theoretical review will be made of some of the different proposals found around the evaluation of postgraduate training, and more generally the evaluation methods focused on processes and those that focus on results. Subsequently, a descriptive analysis of the different evaluation designs of postgraduate training in Spain is carried out: both the ANECA, as well as the University Rankings and the Master of Evaluation (UCM), according to their different elements that comprise it.
id UFC-7_d70747093118b2439267446b9656428a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63401
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em EspanhaUna revisión de los indicadores de evaluación de la formación de post-grado en EspañaA review of the evaluation indicators of post-graduate training in SpainAvaliação educacionalAvaliação de programasIndicadores de avaliaçãoQuestões de avaliaçãoMétodos quantitativosThe indicators are the backbone of an evaluation. Taking into account the different models of evaluation of postgraduate training in Spain, in the following work a review of the evaluation indicators is carried out according to their elements and technical aspects. For this, a brief theoretical review will be made of some of the different proposals found around the evaluation of postgraduate training, and more generally the evaluation methods focused on processes and those that focus on results. Subsequently, a descriptive analysis of the different evaluation designs of postgraduate training in Spain is carried out: both the ANECA, as well as the University Rankings and the Master of Evaluation (UCM), according to their different elements that comprise it.Os indicadores são a espinha dorsal de uma avaliação. Tendo em conta os diferentes modelos de avaliação da formação pós-graduada em Espanha, no trabalho seguinte procede-se a uma revisão dos indicadores de avaliação segundo os seus elementos e aspectos técnicos. Para tanto, será realizada uma breve revisão teórica sobre algumas das diferentes propostas encontradas em torno da avaliação da formação pós-graduada e, de forma mais geral, sobre os métodos de avaliação com foco em processos e aqueles com foco em resultados. Posteriormente, procede-se a uma análise descritiva dos diferentes desenhos de avaliação da formação pós graduada em Espanha: tanto a ANECA, como também os Rankings Universitários e o Mestrado em Avaliação (UCM), segundo os seus diferentes elementos que os compõem.Los indicadores son la osamenta de una evaluación. Teniendo en cuenta los distintos modelos de evaluación de la formación de postgrado en España, en el siguiente trabajo se realiza una revisión de los indicadores de evaluación de acuerdo con sus elementos y aspectos técnicos. Para ello se realizará un breve repaso teórico a algunas de las diferentes propuestas halladas en torno a la evaluación de la formación de postgrado, y de forma más general a los métodos de evaluación centrados en procesos y los que se focalizan en resultados. Posteriormente se realiza un análisis descriptivo de los distintos diseños de evaluación de la formación de postgrado en España: tanto la ANECA, como los Ránkings Universitarios y el Mágister de Evaluación (UCM), de acuerdo con sus diferentes elementos que la forman.Les indicateurs sont l'épine dorsale d'une évaluation. Compte tenu des différents modèles d'évaluation de la formation postuniversitaire en Espagne, dans le travail suivant, une revue des indicateurs d'évaluation est effectuée en fonction de leurs éléments et aspects techniques. Pour ce faire, une brève revue théorique sera menée sur quelques-unes des différentes propositions trouvées autour de l'évaluation de la formation post-graduée, et plus généralement sur les méthodes d'évaluation axées sur les processus et celles axées sur les résultats. Par la suite, une analyse descriptive des différents modèles d'évaluation de la formation postdoctorale en Espagne est réalisée : à la fois l'ANECA, ainsi que les classements universitaires et le Master of Evaluation (UCM), selon leurs différents éléments qui le composent.Revista Aval2022-01-10T12:25:21Z2022-01-10T12:25:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERRÁNDIZ, Javier Caballero. Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha. Revista Aval, Fortaleza, v. 5, n. 19, p. 136-159, jan./jun. 2021.2176-9923http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63401Ferrándiz, Javier Caballeroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-06T12:44:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63401Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-06T12:44:23Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha
Una revisión de los indicadores de evaluación de la formación de post-grado en España
A review of the evaluation indicators of post-graduate training in Spain
title Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha
spellingShingle Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha
Ferrándiz, Javier Caballero
Avaliação educacional
Avaliação de programas
Indicadores de avaliação
Questões de avaliação
Métodos quantitativos
title_short Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha
title_full Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha
title_fullStr Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha
title_full_unstemmed Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha
title_sort Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha
author Ferrándiz, Javier Caballero
author_facet Ferrándiz, Javier Caballero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrándiz, Javier Caballero
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Avaliação de programas
Indicadores de avaliação
Questões de avaliação
Métodos quantitativos
topic Avaliação educacional
Avaliação de programas
Indicadores de avaliação
Questões de avaliação
Métodos quantitativos
description The indicators are the backbone of an evaluation. Taking into account the different models of evaluation of postgraduate training in Spain, in the following work a review of the evaluation indicators is carried out according to their elements and technical aspects. For this, a brief theoretical review will be made of some of the different proposals found around the evaluation of postgraduate training, and more generally the evaluation methods focused on processes and those that focus on results. Subsequently, a descriptive analysis of the different evaluation designs of postgraduate training in Spain is carried out: both the ANECA, as well as the University Rankings and the Master of Evaluation (UCM), according to their different elements that comprise it.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-10T12:25:21Z
2022-01-10T12:25:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERRÁNDIZ, Javier Caballero. Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha. Revista Aval, Fortaleza, v. 5, n. 19, p. 136-159, jan./jun. 2021.
2176-9923
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63401
identifier_str_mv FERRÁNDIZ, Javier Caballero. Uma revisão dos indicadores de avaliação da formação pós-graduada em Espanha. Revista Aval, Fortaleza, v. 5, n. 19, p. 136-159, jan./jun. 2021.
2176-9923
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Aval
publisher.none.fl_str_mv Revista Aval
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935817636839424