A contribuição da coordenação pedagógica na escola de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carabetta Júnior,Valter
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Cury,Maria Cristina F. da S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000100007
Resumo: A maioria dos professores que ministram aulas nos cursos de Medicina "não são professores", mas "estão professores", pois não receberam, na formação acadêmica, fundamentos pedagógicos que lhes possibilitem entender e interpretar o processo ensino-aprendizagem. A partir desse pressuposto, a instituição do trabalho de Coordenação Pedagógica nesse curso pode constituir um caminho para a reflexão, supervisão e direcionamento da prática docente, possibilitando instrumentalizar e ampliar os horizontes de atuação do professor num momento em que se repensa a educação médica necessária para atender as exigências da sociedade atual, resgatando a visão holística do ser humano e o incremento da relação médico-paciente.
id ABEM-1_66696e3e6dfa927b75bc151b0e400f4f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022007000100007
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A contribuição da coordenação pedagógica na escola de MedicinaEnsinoAprendizagemEducação MédicaA maioria dos professores que ministram aulas nos cursos de Medicina "não são professores", mas "estão professores", pois não receberam, na formação acadêmica, fundamentos pedagógicos que lhes possibilitem entender e interpretar o processo ensino-aprendizagem. A partir desse pressuposto, a instituição do trabalho de Coordenação Pedagógica nesse curso pode constituir um caminho para a reflexão, supervisão e direcionamento da prática docente, possibilitando instrumentalizar e ampliar os horizontes de atuação do professor num momento em que se repensa a educação médica necessária para atender as exigências da sociedade atual, resgatando a visão holística do ser humano e o incremento da relação médico-paciente.Associação Brasileira de Educação Médica2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000100007Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.1 2007reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022007000100007info:eu-repo/semantics/openAccessCarabetta Júnior,ValterCury,Maria Cristina F. da S.por2008-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022007000100007Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2008-04-11T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da coordenação pedagógica na escola de Medicina
title A contribuição da coordenação pedagógica na escola de Medicina
spellingShingle A contribuição da coordenação pedagógica na escola de Medicina
Carabetta Júnior,Valter
Ensino
Aprendizagem
Educação Médica
title_short A contribuição da coordenação pedagógica na escola de Medicina
title_full A contribuição da coordenação pedagógica na escola de Medicina
title_fullStr A contribuição da coordenação pedagógica na escola de Medicina
title_full_unstemmed A contribuição da coordenação pedagógica na escola de Medicina
title_sort A contribuição da coordenação pedagógica na escola de Medicina
author Carabetta Júnior,Valter
author_facet Carabetta Júnior,Valter
Cury,Maria Cristina F. da S.
author_role author
author2 Cury,Maria Cristina F. da S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carabetta Júnior,Valter
Cury,Maria Cristina F. da S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Educação Médica
topic Ensino
Aprendizagem
Educação Médica
description A maioria dos professores que ministram aulas nos cursos de Medicina "não são professores", mas "estão professores", pois não receberam, na formação acadêmica, fundamentos pedagógicos que lhes possibilitem entender e interpretar o processo ensino-aprendizagem. A partir desse pressuposto, a instituição do trabalho de Coordenação Pedagógica nesse curso pode constituir um caminho para a reflexão, supervisão e direcionamento da prática docente, possibilitando instrumentalizar e ampliar os horizontes de atuação do professor num momento em que se repensa a educação médica necessária para atender as exigências da sociedade atual, resgatando a visão holística do ser humano e o incremento da relação médico-paciente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022007000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.1 2007
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003541635072