“Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamamoto Filho,Pedro Tadao
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Romanholi,Renata Maria Zanardo, Hokama,Newton Key, Palhares Neto,Aristides Augusto, Prearo,Alice Yamashita, Ferreira,Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra, Zornoff,Denise de Cássia Moreira, Smaira,Sumaia Inaty, Borges,Vera Therezinha Medeiros, Caramori,Jacqueline Costa Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400007
Resumo: RESUMO O desenvolvimento docente é uma necessidade nas escolas para adequar o ensino médico às intensas e contínuas transformações do mundo e da sociedade contemporânea. Iniciativas de desenvolvimento docente precisam avançar para além de cursos de capacitação, evoluindo para comunidades de prática. Com o intuito de incorporar princípios da educação médica ao cotidiano do professor, em diversos níveis, desde o planejamento até a avaliação dos processos de ensino, entendemos que ambientes informais também podem constituir espaços para o desenvolvimento da docência. Assim, a Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista, criou o “café com educação médica”, uma reunião matinal quinzenal para discussão de aportes teóricos para subsidiar as ações de pesquisa e prática do Núcleo de Apoio Pedagógico. A reunião tem configuração semelhante à dos clubes de revista tradicionais no ensino de graduação e residência médica, mas com particularidades voltadas à educação em saúde. O êxito da experiência se deve à possibilidade de ocorrer desenvolvimento docente em contexto acolhedor e informal. Tendo em vista os relatos de transformação da prática docente motivados por iniciativas semelhantes ao redor do mundo e observando como nossa experiência tem sido oportuna, encorajamos as escolas médicas brasileiras a compartilharem também seus clubes de revista em educação médica e os resultados com eles obtidos.
id ABEM-1_70b185abecf5971e88c7552be25572c1
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022018000400007
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling “Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da DocênciaDocentes de MedicinaEnsinoCapacitação de ProfessoresRESUMO O desenvolvimento docente é uma necessidade nas escolas para adequar o ensino médico às intensas e contínuas transformações do mundo e da sociedade contemporânea. Iniciativas de desenvolvimento docente precisam avançar para além de cursos de capacitação, evoluindo para comunidades de prática. Com o intuito de incorporar princípios da educação médica ao cotidiano do professor, em diversos níveis, desde o planejamento até a avaliação dos processos de ensino, entendemos que ambientes informais também podem constituir espaços para o desenvolvimento da docência. Assim, a Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista, criou o “café com educação médica”, uma reunião matinal quinzenal para discussão de aportes teóricos para subsidiar as ações de pesquisa e prática do Núcleo de Apoio Pedagógico. A reunião tem configuração semelhante à dos clubes de revista tradicionais no ensino de graduação e residência médica, mas com particularidades voltadas à educação em saúde. O êxito da experiência se deve à possibilidade de ocorrer desenvolvimento docente em contexto acolhedor e informal. Tendo em vista os relatos de transformação da prática docente motivados por iniciativas semelhantes ao redor do mundo e observando como nossa experiência tem sido oportuna, encorajamos as escolas médicas brasileiras a compartilharem também seus clubes de revista em educação médica e os resultados com eles obtidos.Associação Brasileira de Educação Médica2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400007Revista Brasileira de Educação Médica v.42 n.4 2018reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v42n4rb20180006info:eu-repo/semantics/openAccessHamamoto Filho,Pedro TadaoRomanholi,Renata Maria ZanardoHokama,Newton KeyPalhares Neto,Aristides AugustoPrearo,Alice YamashitaFerreira,Ana Silvia Sartori Barraviera SeabraZornoff,Denise de Cássia MoreiraSmaira,Sumaia InatyBorges,Vera Therezinha MedeirosCaramori,Jacqueline Costa Teixeirapor2018-10-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022018000400007Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2018-10-24T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv “Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência
title “Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência
spellingShingle “Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência
Hamamoto Filho,Pedro Tadao
Docentes de Medicina
Ensino
Capacitação de Professores
title_short “Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência
title_full “Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência
title_fullStr “Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência
title_full_unstemmed “Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência
title_sort “Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência
author Hamamoto Filho,Pedro Tadao
author_facet Hamamoto Filho,Pedro Tadao
Romanholi,Renata Maria Zanardo
Hokama,Newton Key
Palhares Neto,Aristides Augusto
Prearo,Alice Yamashita
Ferreira,Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra
Zornoff,Denise de Cássia Moreira
Smaira,Sumaia Inaty
Borges,Vera Therezinha Medeiros
Caramori,Jacqueline Costa Teixeira
author_role author
author2 Romanholi,Renata Maria Zanardo
Hokama,Newton Key
Palhares Neto,Aristides Augusto
Prearo,Alice Yamashita
Ferreira,Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra
Zornoff,Denise de Cássia Moreira
Smaira,Sumaia Inaty
Borges,Vera Therezinha Medeiros
Caramori,Jacqueline Costa Teixeira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamamoto Filho,Pedro Tadao
Romanholi,Renata Maria Zanardo
Hokama,Newton Key
Palhares Neto,Aristides Augusto
Prearo,Alice Yamashita
Ferreira,Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra
Zornoff,Denise de Cássia Moreira
Smaira,Sumaia Inaty
Borges,Vera Therezinha Medeiros
Caramori,Jacqueline Costa Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes de Medicina
Ensino
Capacitação de Professores
topic Docentes de Medicina
Ensino
Capacitação de Professores
description RESUMO O desenvolvimento docente é uma necessidade nas escolas para adequar o ensino médico às intensas e contínuas transformações do mundo e da sociedade contemporânea. Iniciativas de desenvolvimento docente precisam avançar para além de cursos de capacitação, evoluindo para comunidades de prática. Com o intuito de incorporar princípios da educação médica ao cotidiano do professor, em diversos níveis, desde o planejamento até a avaliação dos processos de ensino, entendemos que ambientes informais também podem constituir espaços para o desenvolvimento da docência. Assim, a Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista, criou o “café com educação médica”, uma reunião matinal quinzenal para discussão de aportes teóricos para subsidiar as ações de pesquisa e prática do Núcleo de Apoio Pedagógico. A reunião tem configuração semelhante à dos clubes de revista tradicionais no ensino de graduação e residência médica, mas com particularidades voltadas à educação em saúde. O êxito da experiência se deve à possibilidade de ocorrer desenvolvimento docente em contexto acolhedor e informal. Tendo em vista os relatos de transformação da prática docente motivados por iniciativas semelhantes ao redor do mundo e observando como nossa experiência tem sido oportuna, encorajamos as escolas médicas brasileiras a compartilharem também seus clubes de revista em educação médica e os resultados com eles obtidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v42n4rb20180006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.42 n.4 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303007000887296