“Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400007 |
Resumo: | RESUMO O desenvolvimento docente é uma necessidade nas escolas para adequar o ensino médico às intensas e contínuas transformações do mundo e da sociedade contemporânea. Iniciativas de desenvolvimento docente precisam avançar para além de cursos de capacitação, evoluindo para comunidades de prática. Com o intuito de incorporar princípios da educação médica ao cotidiano do professor, em diversos níveis, desde o planejamento até a avaliação dos processos de ensino, entendemos que ambientes informais também podem constituir espaços para o desenvolvimento da docência. Assim, a Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista, criou o “café com educação médica”, uma reunião matinal quinzenal para discussão de aportes teóricos para subsidiar as ações de pesquisa e prática do Núcleo de Apoio Pedagógico. A reunião tem configuração semelhante à dos clubes de revista tradicionais no ensino de graduação e residência médica, mas com particularidades voltadas à educação em saúde. O êxito da experiência se deve à possibilidade de ocorrer desenvolvimento docente em contexto acolhedor e informal. Tendo em vista os relatos de transformação da prática docente motivados por iniciativas semelhantes ao redor do mundo e observando como nossa experiência tem sido oportuna, encorajamos as escolas médicas brasileiras a compartilharem também seus clubes de revista em educação médica e os resultados com eles obtidos. |
id |
ABEM-1_70b185abecf5971e88c7552be25572c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022018000400007 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da DocênciaDocentes de MedicinaEnsinoCapacitação de ProfessoresRESUMO O desenvolvimento docente é uma necessidade nas escolas para adequar o ensino médico às intensas e contínuas transformações do mundo e da sociedade contemporânea. Iniciativas de desenvolvimento docente precisam avançar para além de cursos de capacitação, evoluindo para comunidades de prática. Com o intuito de incorporar princípios da educação médica ao cotidiano do professor, em diversos níveis, desde o planejamento até a avaliação dos processos de ensino, entendemos que ambientes informais também podem constituir espaços para o desenvolvimento da docência. Assim, a Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista, criou o “café com educação médica”, uma reunião matinal quinzenal para discussão de aportes teóricos para subsidiar as ações de pesquisa e prática do Núcleo de Apoio Pedagógico. A reunião tem configuração semelhante à dos clubes de revista tradicionais no ensino de graduação e residência médica, mas com particularidades voltadas à educação em saúde. O êxito da experiência se deve à possibilidade de ocorrer desenvolvimento docente em contexto acolhedor e informal. Tendo em vista os relatos de transformação da prática docente motivados por iniciativas semelhantes ao redor do mundo e observando como nossa experiência tem sido oportuna, encorajamos as escolas médicas brasileiras a compartilharem também seus clubes de revista em educação médica e os resultados com eles obtidos.Associação Brasileira de Educação Médica2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400007Revista Brasileira de Educação Médica v.42 n.4 2018reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v42n4rb20180006info:eu-repo/semantics/openAccessHamamoto Filho,Pedro TadaoRomanholi,Renata Maria ZanardoHokama,Newton KeyPalhares Neto,Aristides AugustoPrearo,Alice YamashitaFerreira,Ana Silvia Sartori Barraviera SeabraZornoff,Denise de Cássia MoreiraSmaira,Sumaia InatyBorges,Vera Therezinha MedeirosCaramori,Jacqueline Costa Teixeirapor2018-10-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022018000400007Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2018-10-24T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência |
title |
“Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência |
spellingShingle |
“Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência Hamamoto Filho,Pedro Tadao Docentes de Medicina Ensino Capacitação de Professores |
title_short |
“Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência |
title_full |
“Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência |
title_fullStr |
“Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência |
title_full_unstemmed |
“Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência |
title_sort |
“Café com Educação Médica” – Breve Relato de uma Experiência para o Desenvolvimento da Docência |
author |
Hamamoto Filho,Pedro Tadao |
author_facet |
Hamamoto Filho,Pedro Tadao Romanholi,Renata Maria Zanardo Hokama,Newton Key Palhares Neto,Aristides Augusto Prearo,Alice Yamashita Ferreira,Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Zornoff,Denise de Cássia Moreira Smaira,Sumaia Inaty Borges,Vera Therezinha Medeiros Caramori,Jacqueline Costa Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Romanholi,Renata Maria Zanardo Hokama,Newton Key Palhares Neto,Aristides Augusto Prearo,Alice Yamashita Ferreira,Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Zornoff,Denise de Cássia Moreira Smaira,Sumaia Inaty Borges,Vera Therezinha Medeiros Caramori,Jacqueline Costa Teixeira |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hamamoto Filho,Pedro Tadao Romanholi,Renata Maria Zanardo Hokama,Newton Key Palhares Neto,Aristides Augusto Prearo,Alice Yamashita Ferreira,Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Zornoff,Denise de Cássia Moreira Smaira,Sumaia Inaty Borges,Vera Therezinha Medeiros Caramori,Jacqueline Costa Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes de Medicina Ensino Capacitação de Professores |
topic |
Docentes de Medicina Ensino Capacitação de Professores |
description |
RESUMO O desenvolvimento docente é uma necessidade nas escolas para adequar o ensino médico às intensas e contínuas transformações do mundo e da sociedade contemporânea. Iniciativas de desenvolvimento docente precisam avançar para além de cursos de capacitação, evoluindo para comunidades de prática. Com o intuito de incorporar princípios da educação médica ao cotidiano do professor, em diversos níveis, desde o planejamento até a avaliação dos processos de ensino, entendemos que ambientes informais também podem constituir espaços para o desenvolvimento da docência. Assim, a Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista, criou o “café com educação médica”, uma reunião matinal quinzenal para discussão de aportes teóricos para subsidiar as ações de pesquisa e prática do Núcleo de Apoio Pedagógico. A reunião tem configuração semelhante à dos clubes de revista tradicionais no ensino de graduação e residência médica, mas com particularidades voltadas à educação em saúde. O êxito da experiência se deve à possibilidade de ocorrer desenvolvimento docente em contexto acolhedor e informal. Tendo em vista os relatos de transformação da prática docente motivados por iniciativas semelhantes ao redor do mundo e observando como nossa experiência tem sido oportuna, encorajamos as escolas médicas brasileiras a compartilharem também seus clubes de revista em educação médica e os resultados com eles obtidos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-52712015v42n4rb20180006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.42 n.4 2018 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303007000887296 |