Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300194 |
Resumo: | Resumo: Descreve-se a construção de um instrumento para medida de atitudes de estudantes de Medicina frente a seis aspectos relevantes ao exercício da profissão: 1) aspectos psicológicos e emocionais presentes em doenças orgânicas e mentais; 2) situações relacionadas à morte; 3) atenção primária à saúde; 4) doença mental; 5) contribuição do médico ao avanço científico da Medicina; 6) outros aspectos da atuação médica. Desenvolveu-se uma escala do tipo Likert, com cinco opções de respostas, cuja versão final contém 52 itens. Os procedimentos para validação aparente e de conteúdo do instrumento, bem como a análise fatorial dos dados de sua aplicação preliminar a um total de 196 estudantes de Medicina, permitam eliminar itens inadequados e comprovar que a escala é dotada de alta consistência interna (coeficiente alfa de Cronbach = 0,86). O trabalho desenvolvidos resultou, portanto, na definição de um instrumento com índices adequadas de validade e de fidedignidade para a medida das atitudes de estudantes de Medicina. Aplicação futuras desta escala poderão trazer subsídios para melhor compreensão do processo da formação médica, bem como fundamentar discussões que levem a seu aprimoramento. |
id |
ABEM-1_784f8e0eea7e6df23656a18337ae9ffb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022002000300194 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática MédicaEducação MédicaAtitudePsicometriaAvaliação educacionalEstudantes de MedicinaResumo: Descreve-se a construção de um instrumento para medida de atitudes de estudantes de Medicina frente a seis aspectos relevantes ao exercício da profissão: 1) aspectos psicológicos e emocionais presentes em doenças orgânicas e mentais; 2) situações relacionadas à morte; 3) atenção primária à saúde; 4) doença mental; 5) contribuição do médico ao avanço científico da Medicina; 6) outros aspectos da atuação médica. Desenvolveu-se uma escala do tipo Likert, com cinco opções de respostas, cuja versão final contém 52 itens. Os procedimentos para validação aparente e de conteúdo do instrumento, bem como a análise fatorial dos dados de sua aplicação preliminar a um total de 196 estudantes de Medicina, permitam eliminar itens inadequados e comprovar que a escala é dotada de alta consistência interna (coeficiente alfa de Cronbach = 0,86). O trabalho desenvolvidos resultou, portanto, na definição de um instrumento com índices adequadas de validade e de fidedignidade para a medida das atitudes de estudantes de Medicina. Aplicação futuras desta escala poderão trazer subsídios para melhor compreensão do processo da formação médica, bem como fundamentar discussões que levem a seu aprimoramento.Associação Brasileira de Educação Médica2002-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300194Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.3 2002reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v26.3-007info:eu-repo/semantics/openAccessColares,Maria de Fátima AveiroTroncon,Luiz Ernesto de AlmeidaFigueiredo,José Fernando CastroCianflone,Ana Raquel LucatoRodrigues,Maria de Lourdes VeronesePiccinato,Carlos EliPeres,Luiz CesarColeta,José Augusto Delapor2021-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022002000300194Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
title |
Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
spellingShingle |
Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica Colares,Maria de Fátima Aveiro Educação Médica Atitude Psicometria Avaliação educacional Estudantes de Medicina |
title_short |
Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
title_full |
Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
title_fullStr |
Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
title_full_unstemmed |
Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
title_sort |
Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
author |
Colares,Maria de Fátima Aveiro |
author_facet |
Colares,Maria de Fátima Aveiro Troncon,Luiz Ernesto de Almeida Figueiredo,José Fernando Castro Cianflone,Ana Raquel Lucato Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese Piccinato,Carlos Eli Peres,Luiz Cesar Coleta,José Augusto Dela |
author_role |
author |
author2 |
Troncon,Luiz Ernesto de Almeida Figueiredo,José Fernando Castro Cianflone,Ana Raquel Lucato Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese Piccinato,Carlos Eli Peres,Luiz Cesar Coleta,José Augusto Dela |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colares,Maria de Fátima Aveiro Troncon,Luiz Ernesto de Almeida Figueiredo,José Fernando Castro Cianflone,Ana Raquel Lucato Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese Piccinato,Carlos Eli Peres,Luiz Cesar Coleta,José Augusto Dela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Atitude Psicometria Avaliação educacional Estudantes de Medicina |
topic |
Educação Médica Atitude Psicometria Avaliação educacional Estudantes de Medicina |
description |
Resumo: Descreve-se a construção de um instrumento para medida de atitudes de estudantes de Medicina frente a seis aspectos relevantes ao exercício da profissão: 1) aspectos psicológicos e emocionais presentes em doenças orgânicas e mentais; 2) situações relacionadas à morte; 3) atenção primária à saúde; 4) doença mental; 5) contribuição do médico ao avanço científico da Medicina; 6) outros aspectos da atuação médica. Desenvolveu-se uma escala do tipo Likert, com cinco opções de respostas, cuja versão final contém 52 itens. Os procedimentos para validação aparente e de conteúdo do instrumento, bem como a análise fatorial dos dados de sua aplicação preliminar a um total de 196 estudantes de Medicina, permitam eliminar itens inadequados e comprovar que a escala é dotada de alta consistência interna (coeficiente alfa de Cronbach = 0,86). O trabalho desenvolvidos resultou, portanto, na definição de um instrumento com índices adequadas de validade e de fidedignidade para a medida das atitudes de estudantes de Medicina. Aplicação futuras desta escala poderão trazer subsídios para melhor compreensão do processo da formação médica, bem como fundamentar discussões que levem a seu aprimoramento. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300194 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v26.3-007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.3 2002 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003137933312 |