Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Henriqueta Galvanin Guidio de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Ferreira Filho,Olavo Franco, Colus,Ilce Mara de Syllos, Linhares,Rosa Elisa de Carvalho, Takahashi,Olga Chizue, Aguiar,Adriana Cavalcanti de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300191
Resumo: Resumo: O Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina Implementou em 1998 uma profunda mudança do currículo, adotando como estratégia a Aprendizagem Baseada em Problemas. Esta demanda o desempenho de novos e complexos papéis por parte dos docentes. Para isto, foram oferecidos cursos de capacitação ao longo dos anos de implementação. Este estudo analisa as perspectivas dos docentes que já atuaram como tutores acerca da capacitação recebida e das dificuldades e necessidades percebidas. Destacam-se como resultados a dificuldade em aplicar os instrumentos de avaliação dos alunos, na proposta formativa e participativa, vem como desafio percebido de mobilizar alunos indiferentes e lidar com conteúdos de várias disciplinas ao longo dos módulos tutoriais. Conclui-se que é necessário ampliar a capacitação num processo de educação permanente que garanta a plena implantação e a sustentabilidade do novo currículo.
id ABEM-1_7be25ff48e8897e05e1add9ccebdbdf2
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022003000300191
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da PráticaResumo: O Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina Implementou em 1998 uma profunda mudança do currículo, adotando como estratégia a Aprendizagem Baseada em Problemas. Esta demanda o desempenho de novos e complexos papéis por parte dos docentes. Para isto, foram oferecidos cursos de capacitação ao longo dos anos de implementação. Este estudo analisa as perspectivas dos docentes que já atuaram como tutores acerca da capacitação recebida e das dificuldades e necessidades percebidas. Destacam-se como resultados a dificuldade em aplicar os instrumentos de avaliação dos alunos, na proposta formativa e participativa, vem como desafio percebido de mobilizar alunos indiferentes e lidar com conteúdos de várias disciplinas ao longo dos módulos tutoriais. Conclui-se que é necessário ampliar a capacitação num processo de educação permanente que garanta a plena implantação e a sustentabilidade do novo currículo.Associação Brasileira de Educação Médica2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300191Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.3 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.3-005info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Henriqueta Galvanin Guidio deFerreira Filho,Olavo FrancoColus,Ilce Mara de SyllosLinhares,Rosa Elisa de CarvalhoTakahashi,Olga ChizueAguiar,Adriana Cavalcanti depor2021-06-15T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000300191Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-15T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática
title Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática
spellingShingle Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática
Almeida,Henriqueta Galvanin Guidio de
title_short Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática
title_full Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática
title_fullStr Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática
title_full_unstemmed Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática
title_sort Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática
author Almeida,Henriqueta Galvanin Guidio de
author_facet Almeida,Henriqueta Galvanin Guidio de
Ferreira Filho,Olavo Franco
Colus,Ilce Mara de Syllos
Linhares,Rosa Elisa de Carvalho
Takahashi,Olga Chizue
Aguiar,Adriana Cavalcanti de
author_role author
author2 Ferreira Filho,Olavo Franco
Colus,Ilce Mara de Syllos
Linhares,Rosa Elisa de Carvalho
Takahashi,Olga Chizue
Aguiar,Adriana Cavalcanti de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Henriqueta Galvanin Guidio de
Ferreira Filho,Olavo Franco
Colus,Ilce Mara de Syllos
Linhares,Rosa Elisa de Carvalho
Takahashi,Olga Chizue
Aguiar,Adriana Cavalcanti de
description Resumo: O Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina Implementou em 1998 uma profunda mudança do currículo, adotando como estratégia a Aprendizagem Baseada em Problemas. Esta demanda o desempenho de novos e complexos papéis por parte dos docentes. Para isto, foram oferecidos cursos de capacitação ao longo dos anos de implementação. Este estudo analisa as perspectivas dos docentes que já atuaram como tutores acerca da capacitação recebida e das dificuldades e necessidades percebidas. Destacam-se como resultados a dificuldade em aplicar os instrumentos de avaliação dos alunos, na proposta formativa e participativa, vem como desafio percebido de mobilizar alunos indiferentes e lidar com conteúdos de várias disciplinas ao longo dos módulos tutoriais. Conclui-se que é necessário ampliar a capacitação num processo de educação permanente que garanta a plena implantação e a sustentabilidade do novo currículo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300191
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v27.3-005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.3 2003
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003175682048