Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300191 |
Resumo: | Resumo: O Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina Implementou em 1998 uma profunda mudança do currículo, adotando como estratégia a Aprendizagem Baseada em Problemas. Esta demanda o desempenho de novos e complexos papéis por parte dos docentes. Para isto, foram oferecidos cursos de capacitação ao longo dos anos de implementação. Este estudo analisa as perspectivas dos docentes que já atuaram como tutores acerca da capacitação recebida e das dificuldades e necessidades percebidas. Destacam-se como resultados a dificuldade em aplicar os instrumentos de avaliação dos alunos, na proposta formativa e participativa, vem como desafio percebido de mobilizar alunos indiferentes e lidar com conteúdos de várias disciplinas ao longo dos módulos tutoriais. Conclui-se que é necessário ampliar a capacitação num processo de educação permanente que garanta a plena implantação e a sustentabilidade do novo currículo. |
id |
ABEM-1_7be25ff48e8897e05e1add9ccebdbdf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022003000300191 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da PráticaResumo: O Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina Implementou em 1998 uma profunda mudança do currículo, adotando como estratégia a Aprendizagem Baseada em Problemas. Esta demanda o desempenho de novos e complexos papéis por parte dos docentes. Para isto, foram oferecidos cursos de capacitação ao longo dos anos de implementação. Este estudo analisa as perspectivas dos docentes que já atuaram como tutores acerca da capacitação recebida e das dificuldades e necessidades percebidas. Destacam-se como resultados a dificuldade em aplicar os instrumentos de avaliação dos alunos, na proposta formativa e participativa, vem como desafio percebido de mobilizar alunos indiferentes e lidar com conteúdos de várias disciplinas ao longo dos módulos tutoriais. Conclui-se que é necessário ampliar a capacitação num processo de educação permanente que garanta a plena implantação e a sustentabilidade do novo currículo.Associação Brasileira de Educação Médica2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300191Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.3 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.3-005info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Henriqueta Galvanin Guidio deFerreira Filho,Olavo FrancoColus,Ilce Mara de SyllosLinhares,Rosa Elisa de CarvalhoTakahashi,Olga ChizueAguiar,Adriana Cavalcanti depor2021-06-15T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000300191Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-15T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática |
title |
Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática |
spellingShingle |
Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática Almeida,Henriqueta Galvanin Guidio de |
title_short |
Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática |
title_full |
Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática |
title_fullStr |
Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática |
title_full_unstemmed |
Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática |
title_sort |
Elaborando a Capacitação de Tutores: Subsídios da Prática |
author |
Almeida,Henriqueta Galvanin Guidio de |
author_facet |
Almeida,Henriqueta Galvanin Guidio de Ferreira Filho,Olavo Franco Colus,Ilce Mara de Syllos Linhares,Rosa Elisa de Carvalho Takahashi,Olga Chizue Aguiar,Adriana Cavalcanti de |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Filho,Olavo Franco Colus,Ilce Mara de Syllos Linhares,Rosa Elisa de Carvalho Takahashi,Olga Chizue Aguiar,Adriana Cavalcanti de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Henriqueta Galvanin Guidio de Ferreira Filho,Olavo Franco Colus,Ilce Mara de Syllos Linhares,Rosa Elisa de Carvalho Takahashi,Olga Chizue Aguiar,Adriana Cavalcanti de |
description |
Resumo: O Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina Implementou em 1998 uma profunda mudança do currículo, adotando como estratégia a Aprendizagem Baseada em Problemas. Esta demanda o desempenho de novos e complexos papéis por parte dos docentes. Para isto, foram oferecidos cursos de capacitação ao longo dos anos de implementação. Este estudo analisa as perspectivas dos docentes que já atuaram como tutores acerca da capacitação recebida e das dificuldades e necessidades percebidas. Destacam-se como resultados a dificuldade em aplicar os instrumentos de avaliação dos alunos, na proposta formativa e participativa, vem como desafio percebido de mobilizar alunos indiferentes e lidar com conteúdos de várias disciplinas ao longo dos módulos tutoriais. Conclui-se que é necessário ampliar a capacitação num processo de educação permanente que garanta a plena implantação e a sustentabilidade do novo currículo. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300191 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000300191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v27.3-005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.3 2003 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003175682048 |