O PAPEL DOCENTE EM MEDICINA: AVALIAÇÃO PELOS ESTUDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021983000100009 |
Resumo: | Resumo: O autor relata um estudo das percepções de estudantes e mestrandos da área médica sobre funções e condutas especificas de ensino. Empregou-se a técnica do questionário, incluindo itens seletivos compilados da literatura especializada. Os resultados indicam que os participantes atribuem ampla importância a uma grande variedade de funções e condutas de ensino, mas demonstram preferência significativa por determinadas características, em termos da efetividade para a aprendizagem. Esse conjunto prioritário de condutas docentes representa cinco dimensões do ensino efetivo e pode constituir um indicador de proficiência docente. Outras implicações dos resultados são comentadas, em função de usos por estudantes e docentes. |
id |
ABEM-1_83870d2d7305fcbfaf242c420a41668d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021983000100009 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DOCENTE EM MEDICINA: AVALIAÇÃO PELOS ESTUDANTESResumo: O autor relata um estudo das percepções de estudantes e mestrandos da área médica sobre funções e condutas especificas de ensino. Empregou-se a técnica do questionário, incluindo itens seletivos compilados da literatura especializada. Os resultados indicam que os participantes atribuem ampla importância a uma grande variedade de funções e condutas de ensino, mas demonstram preferência significativa por determinadas características, em termos da efetividade para a aprendizagem. Esse conjunto prioritário de condutas docentes representa cinco dimensões do ensino efetivo e pode constituir um indicador de proficiência docente. Outras implicações dos resultados são comentadas, em função de usos por estudantes e docentes.Associação Brasileira de Educação Médica1983-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021983000100009Revista Brasileira de Educação Médica v.7 n.1 1983reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v7.1-002info:eu-repo/semantics/openAccessSobral,Dejano Tavarespor2022-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021983000100009Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-01-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DOCENTE EM MEDICINA: AVALIAÇÃO PELOS ESTUDANTES |
title |
O PAPEL DOCENTE EM MEDICINA: AVALIAÇÃO PELOS ESTUDANTES |
spellingShingle |
O PAPEL DOCENTE EM MEDICINA: AVALIAÇÃO PELOS ESTUDANTES Sobral,Dejano Tavares |
title_short |
O PAPEL DOCENTE EM MEDICINA: AVALIAÇÃO PELOS ESTUDANTES |
title_full |
O PAPEL DOCENTE EM MEDICINA: AVALIAÇÃO PELOS ESTUDANTES |
title_fullStr |
O PAPEL DOCENTE EM MEDICINA: AVALIAÇÃO PELOS ESTUDANTES |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DOCENTE EM MEDICINA: AVALIAÇÃO PELOS ESTUDANTES |
title_sort |
O PAPEL DOCENTE EM MEDICINA: AVALIAÇÃO PELOS ESTUDANTES |
author |
Sobral,Dejano Tavares |
author_facet |
Sobral,Dejano Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral,Dejano Tavares |
description |
Resumo: O autor relata um estudo das percepções de estudantes e mestrandos da área médica sobre funções e condutas especificas de ensino. Empregou-se a técnica do questionário, incluindo itens seletivos compilados da literatura especializada. Os resultados indicam que os participantes atribuem ampla importância a uma grande variedade de funções e condutas de ensino, mas demonstram preferência significativa por determinadas características, em termos da efetividade para a aprendizagem. Esse conjunto prioritário de condutas docentes representa cinco dimensões do ensino efetivo e pode constituir um indicador de proficiência docente. Outras implicações dos resultados são comentadas, em função de usos por estudantes e docentes. |
publishDate |
1983 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1983-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021983000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021983000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v7.1-002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.7 n.1 1983 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002177437696 |