O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fornaziero,Célia Cristina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gordan,Pedro Alejandro, Carvalho,Maria Aparecida Vivan de, Araujo,José Carlos, Aquino,Juarez Cezar Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200014
Resumo: A constante evolução da tecnologia educacional faz emergir a necessidade de suscitar reflexões sobre a prática pedagógica, e este processo dever ser discutido entre educadores e profissionais da saúde. Neste contexto, o ensino da Anatomia Humana precisa ser repensado a fim de corresponder às expectativas deste novo e atual momento. Na tentativa de apresentar alternativas de solução, implantamos um projeto de extensão na Universidade Estadual de Londrina que ensina Anatomia Humana promovendo uma integração das relações entre corpo humano e meio ambiente. Nele, os participantes desenvolveram atividades interdisciplinares de pesquisa-ação com o emprego de diferentes métodos de ensino-aprendizagem dialogados, com alunos do ensino fundamental de uma escola pública. Os resultados obtidos foram positivos no sentido de aliar o conhecimento de uma ciência básica como a Anatomia ao conhecimento ambiental, num modelo de processo ensino-aprendizagem diferenciado. Acima de tudo, a formação educacional se elabora por meio de um trabalho de flexibilidade crítica e de construção contínua de identidade entre o professor e o grupo de estudantes, considerando a realidade social da população regional.
id ABEM-1_8bbfff68c4fd9849497313a8474b1d3f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000200014
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambienteAnatomiaEducação em SaúdeMetodologiaA constante evolução da tecnologia educacional faz emergir a necessidade de suscitar reflexões sobre a prática pedagógica, e este processo dever ser discutido entre educadores e profissionais da saúde. Neste contexto, o ensino da Anatomia Humana precisa ser repensado a fim de corresponder às expectativas deste novo e atual momento. Na tentativa de apresentar alternativas de solução, implantamos um projeto de extensão na Universidade Estadual de Londrina que ensina Anatomia Humana promovendo uma integração das relações entre corpo humano e meio ambiente. Nele, os participantes desenvolveram atividades interdisciplinares de pesquisa-ação com o emprego de diferentes métodos de ensino-aprendizagem dialogados, com alunos do ensino fundamental de uma escola pública. Os resultados obtidos foram positivos no sentido de aliar o conhecimento de uma ciência básica como a Anatomia ao conhecimento ambiental, num modelo de processo ensino-aprendizagem diferenciado. Acima de tudo, a formação educacional se elabora por meio de um trabalho de flexibilidade crítica e de construção contínua de identidade entre o professor e o grupo de estudantes, considerando a realidade social da população regional.Associação Brasileira de Educação Médica2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200014Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000200014info:eu-repo/semantics/openAccessFornaziero,Célia CristinaGordan,Pedro AlejandroCarvalho,Maria Aparecida Vivan deAraujo,José CarlosAquino,Juarez Cezar Borges depor2010-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000200014Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente
title O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente
spellingShingle O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente
Fornaziero,Célia Cristina
Anatomia
Educação em Saúde
Metodologia
title_short O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente
title_full O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente
title_fullStr O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente
title_full_unstemmed O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente
title_sort O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente
author Fornaziero,Célia Cristina
author_facet Fornaziero,Célia Cristina
Gordan,Pedro Alejandro
Carvalho,Maria Aparecida Vivan de
Araujo,José Carlos
Aquino,Juarez Cezar Borges de
author_role author
author2 Gordan,Pedro Alejandro
Carvalho,Maria Aparecida Vivan de
Araujo,José Carlos
Aquino,Juarez Cezar Borges de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fornaziero,Célia Cristina
Gordan,Pedro Alejandro
Carvalho,Maria Aparecida Vivan de
Araujo,José Carlos
Aquino,Juarez Cezar Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia
Educação em Saúde
Metodologia
topic Anatomia
Educação em Saúde
Metodologia
description A constante evolução da tecnologia educacional faz emergir a necessidade de suscitar reflexões sobre a prática pedagógica, e este processo dever ser discutido entre educadores e profissionais da saúde. Neste contexto, o ensino da Anatomia Humana precisa ser repensado a fim de corresponder às expectativas deste novo e atual momento. Na tentativa de apresentar alternativas de solução, implantamos um projeto de extensão na Universidade Estadual de Londrina que ensina Anatomia Humana promovendo uma integração das relações entre corpo humano e meio ambiente. Nele, os participantes desenvolveram atividades interdisciplinares de pesquisa-ação com o emprego de diferentes métodos de ensino-aprendizagem dialogados, com alunos do ensino fundamental de uma escola pública. Os resultados obtidos foram positivos no sentido de aliar o conhecimento de uma ciência básica como a Anatomia ao conhecimento ambiental, num modelo de processo ensino-aprendizagem diferenciado. Acima de tudo, a formação educacional se elabora por meio de um trabalho de flexibilidade crítica e de construção contínua de identidade entre o professor e o grupo de estudantes, considerando a realidade social da população regional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004509470720