A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras, Karlla da Conceição Bezerra Brito
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinto, Francisco Ricardo Miranda, da Silva, Raiara Bezerra, dos Santos, Francisca Ariádina Anario, Neto, José Otacílio Silveira, de Macêdo, Analice Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n10-445
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38771
Resumo: O presente trabalho apresenta um relato de experiência do processo de ensino aprendizagem em anatomia humana, utilizando a técnica do Body Painting por meio síncrono, no aprendizado da anatomia humana dos músculos da face. O método utilizado no estudo foi um relato de experiência, observacional, qualitativo e quantitativo, realizado dia 29 de abril de 2021, com os acadêmicos da disciplina de anatomia humana, dos cursos da saúde de um centro universitário, através da plataforma Google Meet, durante a finalização do conteúdo de anatomia do sistema muscular. Na primeira etapa da experiência foi realizada uma auto pintura facial, sobre orientação da docente da disciplina. Os universitários realizaram a pintura dos múculos, seguindo o passo a passo do método do Body Painting:  a) delimitação dos músculos; b) início da pintura dos músculos; c) finalização e retoque de áreas comprometidas pela tinta. Após a experiência, foi enviado um link do formulários do Google Forms, para eles passraem o feedback da experiência, onde 38 estudantes responderam. Deste modo, foi possível instigar dos universitários, o desenvolvimento de pensamento crítico e a retenção em longo prazo de conhecimentos anatômico. Assim, conclui-se que o body painting foi bem aceito pelos universitárisos por ser um método de aprendizagem divertido e integrativo, tornando a atividade estimulante e facilitando a retenção dos conhecimentos dos músculos da expressão facial.
id VERACRUZ-0_9f36c819b26813f1a3d2c24b95e1bb66
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38771
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience ReportAnatomiaCiências da SaúdeEnsinoMetodologia.O presente trabalho apresenta um relato de experiência do processo de ensino aprendizagem em anatomia humana, utilizando a técnica do Body Painting por meio síncrono, no aprendizado da anatomia humana dos músculos da face. O método utilizado no estudo foi um relato de experiência, observacional, qualitativo e quantitativo, realizado dia 29 de abril de 2021, com os acadêmicos da disciplina de anatomia humana, dos cursos da saúde de um centro universitário, através da plataforma Google Meet, durante a finalização do conteúdo de anatomia do sistema muscular. Na primeira etapa da experiência foi realizada uma auto pintura facial, sobre orientação da docente da disciplina. Os universitários realizaram a pintura dos múculos, seguindo o passo a passo do método do Body Painting:  a) delimitação dos músculos; b) início da pintura dos músculos; c) finalização e retoque de áreas comprometidas pela tinta. Após a experiência, foi enviado um link do formulários do Google Forms, para eles passraem o feedback da experiência, onde 38 estudantes responderam. Deste modo, foi possível instigar dos universitários, o desenvolvimento de pensamento crítico e a retenção em longo prazo de conhecimentos anatômico. Assim, conclui-se que o body painting foi bem aceito pelos universitárisos por ser um método de aprendizagem divertido e integrativo, tornando a atividade estimulante e facilitando a retenção dos conhecimentos dos músculos da expressão facial.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3877110.34117/bjdv7n10-445Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 101334-101347Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 101334-101347Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 101334-1013472525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38771/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeras, Karlla da Conceição Bezerra BritoPinto, Francisco Ricardo Mirandada Silva, Raiara Bezerrados Santos, Francisca Ariádina AnarioNeto, José Otacílio Silveirade Macêdo, Analice Vieira2022-02-03T19:57:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38771Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:27.268215Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report
title A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report
spellingShingle A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report
A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report
Veras, Karlla da Conceição Bezerra Brito
Anatomia
Ciências da Saúde
Ensino
Metodologia.
Veras, Karlla da Conceição Bezerra Brito
Anatomia
Ciências da Saúde
Ensino
Metodologia.
title_short A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report
title_full A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report
title_fullStr A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report
A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report
title_full_unstemmed A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report
A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report
title_sort A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report
author Veras, Karlla da Conceição Bezerra Brito
author_facet Veras, Karlla da Conceição Bezerra Brito
Veras, Karlla da Conceição Bezerra Brito
Pinto, Francisco Ricardo Miranda
da Silva, Raiara Bezerra
dos Santos, Francisca Ariádina Anario
Neto, José Otacílio Silveira
de Macêdo, Analice Vieira
Pinto, Francisco Ricardo Miranda
da Silva, Raiara Bezerra
dos Santos, Francisca Ariádina Anario
Neto, José Otacílio Silveira
de Macêdo, Analice Vieira
author_role author
author2 Pinto, Francisco Ricardo Miranda
da Silva, Raiara Bezerra
dos Santos, Francisca Ariádina Anario
Neto, José Otacílio Silveira
de Macêdo, Analice Vieira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veras, Karlla da Conceição Bezerra Brito
Pinto, Francisco Ricardo Miranda
da Silva, Raiara Bezerra
dos Santos, Francisca Ariádina Anario
Neto, José Otacílio Silveira
de Macêdo, Analice Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia
Ciências da Saúde
Ensino
Metodologia.
topic Anatomia
Ciências da Saúde
Ensino
Metodologia.
description O presente trabalho apresenta um relato de experiência do processo de ensino aprendizagem em anatomia humana, utilizando a técnica do Body Painting por meio síncrono, no aprendizado da anatomia humana dos músculos da face. O método utilizado no estudo foi um relato de experiência, observacional, qualitativo e quantitativo, realizado dia 29 de abril de 2021, com os acadêmicos da disciplina de anatomia humana, dos cursos da saúde de um centro universitário, através da plataforma Google Meet, durante a finalização do conteúdo de anatomia do sistema muscular. Na primeira etapa da experiência foi realizada uma auto pintura facial, sobre orientação da docente da disciplina. Os universitários realizaram a pintura dos múculos, seguindo o passo a passo do método do Body Painting:  a) delimitação dos músculos; b) início da pintura dos músculos; c) finalização e retoque de áreas comprometidas pela tinta. Após a experiência, foi enviado um link do formulários do Google Forms, para eles passraem o feedback da experiência, onde 38 estudantes responderam. Deste modo, foi possível instigar dos universitários, o desenvolvimento de pensamento crítico e a retenção em longo prazo de conhecimentos anatômico. Assim, conclui-se que o body painting foi bem aceito pelos universitárisos por ser um método de aprendizagem divertido e integrativo, tornando a atividade estimulante e facilitando a retenção dos conhecimentos dos músculos da expressão facial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38771
10.34117/bjdv7n10-445
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38771
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n10-445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38771/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 101334-101347
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 101334-101347
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 101334-101347
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183791046688768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n10-445