A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n10-445 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38771 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um relato de experiência do processo de ensino aprendizagem em anatomia humana, utilizando a técnica do Body Painting por meio síncrono, no aprendizado da anatomia humana dos músculos da face. O método utilizado no estudo foi um relato de experiência, observacional, qualitativo e quantitativo, realizado dia 29 de abril de 2021, com os acadêmicos da disciplina de anatomia humana, dos cursos da saúde de um centro universitário, através da plataforma Google Meet, durante a finalização do conteúdo de anatomia do sistema muscular. Na primeira etapa da experiência foi realizada uma auto pintura facial, sobre orientação da docente da disciplina. Os universitários realizaram a pintura dos múculos, seguindo o passo a passo do método do Body Painting: a) delimitação dos músculos; b) início da pintura dos músculos; c) finalização e retoque de áreas comprometidas pela tinta. Após a experiência, foi enviado um link do formulários do Google Forms, para eles passraem o feedback da experiência, onde 38 estudantes responderam. Deste modo, foi possível instigar dos universitários, o desenvolvimento de pensamento crítico e a retenção em longo prazo de conhecimentos anatômico. Assim, conclui-se que o body painting foi bem aceito pelos universitárisos por ser um método de aprendizagem divertido e integrativo, tornando a atividade estimulante e facilitando a retenção dos conhecimentos dos músculos da expressão facial. |
id |
VERACRUZ-0_9f36c819b26813f1a3d2c24b95e1bb66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38771 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience ReportAnatomiaCiências da SaúdeEnsinoMetodologia.O presente trabalho apresenta um relato de experiência do processo de ensino aprendizagem em anatomia humana, utilizando a técnica do Body Painting por meio síncrono, no aprendizado da anatomia humana dos músculos da face. O método utilizado no estudo foi um relato de experiência, observacional, qualitativo e quantitativo, realizado dia 29 de abril de 2021, com os acadêmicos da disciplina de anatomia humana, dos cursos da saúde de um centro universitário, através da plataforma Google Meet, durante a finalização do conteúdo de anatomia do sistema muscular. Na primeira etapa da experiência foi realizada uma auto pintura facial, sobre orientação da docente da disciplina. Os universitários realizaram a pintura dos múculos, seguindo o passo a passo do método do Body Painting: a) delimitação dos músculos; b) início da pintura dos músculos; c) finalização e retoque de áreas comprometidas pela tinta. Após a experiência, foi enviado um link do formulários do Google Forms, para eles passraem o feedback da experiência, onde 38 estudantes responderam. Deste modo, foi possível instigar dos universitários, o desenvolvimento de pensamento crítico e a retenção em longo prazo de conhecimentos anatômico. Assim, conclui-se que o body painting foi bem aceito pelos universitárisos por ser um método de aprendizagem divertido e integrativo, tornando a atividade estimulante e facilitando a retenção dos conhecimentos dos músculos da expressão facial.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3877110.34117/bjdv7n10-445Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 101334-101347Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 101334-101347Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 101334-1013472525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38771/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeras, Karlla da Conceição Bezerra BritoPinto, Francisco Ricardo Mirandada Silva, Raiara Bezerrados Santos, Francisca Ariádina AnarioNeto, José Otacílio Silveirade Macêdo, Analice Vieira2022-02-03T19:57:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38771Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:27.268215Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report |
title |
A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report |
spellingShingle |
A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report Veras, Karlla da Conceição Bezerra Brito Anatomia Ciências da Saúde Ensino Metodologia. Veras, Karlla da Conceição Bezerra Brito Anatomia Ciências da Saúde Ensino Metodologia. |
title_short |
A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report |
title_full |
A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report |
title_fullStr |
A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report |
title_full_unstemmed |
A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report |
title_sort |
A Técnica do Body Painting como Recurso Metodológico no Ensino Síncrono de Anatomia Humana: Um Relato de Experiência / The Body Painting Technique as a Methodological Resource in the Synchronous Teaching of Human Anatomy: An Experience Report |
author |
Veras, Karlla da Conceição Bezerra Brito |
author_facet |
Veras, Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras, Karlla da Conceição Bezerra Brito Pinto, Francisco Ricardo Miranda da Silva, Raiara Bezerra dos Santos, Francisca Ariádina Anario Neto, José Otacílio Silveira de Macêdo, Analice Vieira Pinto, Francisco Ricardo Miranda da Silva, Raiara Bezerra dos Santos, Francisca Ariádina Anario Neto, José Otacílio Silveira de Macêdo, Analice Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Francisco Ricardo Miranda da Silva, Raiara Bezerra dos Santos, Francisca Ariádina Anario Neto, José Otacílio Silveira de Macêdo, Analice Vieira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras, Karlla da Conceição Bezerra Brito Pinto, Francisco Ricardo Miranda da Silva, Raiara Bezerra dos Santos, Francisca Ariádina Anario Neto, José Otacílio Silveira de Macêdo, Analice Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia Ciências da Saúde Ensino Metodologia. |
topic |
Anatomia Ciências da Saúde Ensino Metodologia. |
description |
O presente trabalho apresenta um relato de experiência do processo de ensino aprendizagem em anatomia humana, utilizando a técnica do Body Painting por meio síncrono, no aprendizado da anatomia humana dos músculos da face. O método utilizado no estudo foi um relato de experiência, observacional, qualitativo e quantitativo, realizado dia 29 de abril de 2021, com os acadêmicos da disciplina de anatomia humana, dos cursos da saúde de um centro universitário, através da plataforma Google Meet, durante a finalização do conteúdo de anatomia do sistema muscular. Na primeira etapa da experiência foi realizada uma auto pintura facial, sobre orientação da docente da disciplina. Os universitários realizaram a pintura dos múculos, seguindo o passo a passo do método do Body Painting: a) delimitação dos músculos; b) início da pintura dos músculos; c) finalização e retoque de áreas comprometidas pela tinta. Após a experiência, foi enviado um link do formulários do Google Forms, para eles passraem o feedback da experiência, onde 38 estudantes responderam. Deste modo, foi possível instigar dos universitários, o desenvolvimento de pensamento crítico e a retenção em longo prazo de conhecimentos anatômico. Assim, conclui-se que o body painting foi bem aceito pelos universitárisos por ser um método de aprendizagem divertido e integrativo, tornando a atividade estimulante e facilitando a retenção dos conhecimentos dos músculos da expressão facial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38771 10.34117/bjdv7n10-445 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38771 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n10-445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38771/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 101334-101347 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 101334-101347 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 101334-101347 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183791046688768 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n10-445 |