Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200017 |
Resumo: | Para evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da Unifesp. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações. |
id |
ABEM-1_93addf09c45f9a757f3f59e529f136a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022009000200017 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médicaEducação médicaPsicologia médicaAnamneseCurrículoPara evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da Unifesp. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações.Associação Brasileira de Educação Médica2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200017Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000200017info:eu-repo/semantics/openAccessMarco,Mario Alfredo deLucchese,Ana CecíliaDias,Cíntia CamargoAbud,Cristiane CuriMartins,Luiz Antonio Nogueirapor2009-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000200017Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-08-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
title |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
spellingShingle |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica Marco,Mario Alfredo de Educação médica Psicologia médica Anamnese Currículo |
title_short |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
title_full |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
title_fullStr |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
title_full_unstemmed |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
title_sort |
Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica |
author |
Marco,Mario Alfredo de |
author_facet |
Marco,Mario Alfredo de Lucchese,Ana Cecília Dias,Cíntia Camargo Abud,Cristiane Curi Martins,Luiz Antonio Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Lucchese,Ana Cecília Dias,Cíntia Camargo Abud,Cristiane Curi Martins,Luiz Antonio Nogueira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marco,Mario Alfredo de Lucchese,Ana Cecília Dias,Cíntia Camargo Abud,Cristiane Curi Martins,Luiz Antonio Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Psicologia médica Anamnese Currículo |
topic |
Educação médica Psicologia médica Anamnese Currículo |
description |
Para evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da Unifesp. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022009000200017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004163440640 |