Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,José Roberto Bittencourt
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Romano,Valéria Ferreira, Costa,Rosane Rodrigues, Vitorino,Rodrigo Roger, Alves,Luiz Anastácio, Gomes,Andréia Patrícia, Siqueira-Batista,Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500014
Resumo: Diante das atuais demandas sociais, tornou-se imprescindível para a educação médica a transição do modelo tradicional de formação reducionista e hospitalocêntrica para uma vertente de educação mais ampla e integralizada. A construção de novas práticas de formação em saúde - com a utilização de cenários externos -, em coparticipação com o SUS, tem assumido um papel fundamental na formação médica. Em 2005, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incorporou em seu currículo a Aprendizagem Baseada em Problemas e a inserção dos graduandos de Medicina em Unidades Básicas de Saúde da Família. Este artigo apresenta a percepção dos discentes de Medicina neste cenário. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas e análise temática das respostas, com a criação de categorias. Os resultados demonstram a combinação de impressões positivas - integração entre teoria e prática - e negativas - problemas na organização das atividades e necessidade de identificação de um preceptor local. Propõe-se um planejamento orientado pelas novas diretrizes para o ensino na Atenção Primária à Saúde, contextualizada à condição da integralidade.
id ABEM-1_970f2ca950f936d2a08edcaaa8524a21
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000500014
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentesSaúde da FamíliaAprendizagemEstudantes de MedicinaEducação MédicaDiante das atuais demandas sociais, tornou-se imprescindível para a educação médica a transição do modelo tradicional de formação reducionista e hospitalocêntrica para uma vertente de educação mais ampla e integralizada. A construção de novas práticas de formação em saúde - com a utilização de cenários externos -, em coparticipação com o SUS, tem assumido um papel fundamental na formação médica. Em 2005, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incorporou em seu currículo a Aprendizagem Baseada em Problemas e a inserção dos graduandos de Medicina em Unidades Básicas de Saúde da Família. Este artigo apresenta a percepção dos discentes de Medicina neste cenário. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas e análise temática das respostas, com a criação de categorias. Os resultados demonstram a combinação de impressões positivas - integração entre teoria e prática - e negativas - problemas na organização das atividades e necessidade de identificação de um preceptor local. Propõe-se um planejamento orientado pelas novas diretrizes para o ensino na Atenção Primária à Saúde, contextualizada à condição da integralidade.Associação Brasileira de Educação Médica2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500014Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.3 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000500014info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,José Roberto BittencourtRomano,Valéria FerreiraCosta,Rosane RodriguesVitorino,Rodrigo RogerAlves,Luiz AnastácioGomes,Andréia PatríciaSiqueira-Batista,Rodrigopor2015-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000500014Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-07-01T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes
title Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes
spellingShingle Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes
Costa,José Roberto Bittencourt
Saúde da Família
Aprendizagem
Estudantes de Medicina
Educação Médica
title_short Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes
title_full Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes
title_fullStr Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes
title_full_unstemmed Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes
title_sort Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes
author Costa,José Roberto Bittencourt
author_facet Costa,José Roberto Bittencourt
Romano,Valéria Ferreira
Costa,Rosane Rodrigues
Vitorino,Rodrigo Roger
Alves,Luiz Anastácio
Gomes,Andréia Patrícia
Siqueira-Batista,Rodrigo
author_role author
author2 Romano,Valéria Ferreira
Costa,Rosane Rodrigues
Vitorino,Rodrigo Roger
Alves,Luiz Anastácio
Gomes,Andréia Patrícia
Siqueira-Batista,Rodrigo
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,José Roberto Bittencourt
Romano,Valéria Ferreira
Costa,Rosane Rodrigues
Vitorino,Rodrigo Roger
Alves,Luiz Anastácio
Gomes,Andréia Patrícia
Siqueira-Batista,Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da Família
Aprendizagem
Estudantes de Medicina
Educação Médica
topic Saúde da Família
Aprendizagem
Estudantes de Medicina
Educação Médica
description Diante das atuais demandas sociais, tornou-se imprescindível para a educação médica a transição do modelo tradicional de formação reducionista e hospitalocêntrica para uma vertente de educação mais ampla e integralizada. A construção de novas práticas de formação em saúde - com a utilização de cenários externos -, em coparticipação com o SUS, tem assumido um papel fundamental na formação médica. Em 2005, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incorporou em seu currículo a Aprendizagem Baseada em Problemas e a inserção dos graduandos de Medicina em Unidades Básicas de Saúde da Família. Este artigo apresenta a percepção dos discentes de Medicina neste cenário. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas e análise temática das respostas, com a criação de categorias. Os resultados demonstram a combinação de impressões positivas - integração entre teoria e prática - e negativas - problemas na organização das atividades e necessidade de identificação de um preceptor local. Propõe-se um planejamento orientado pelas novas diretrizes para o ensino na Atenção Primária à Saúde, contextualizada à condição da integralidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000500014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.3 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005277028352