Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500014 |
Resumo: | Diante das atuais demandas sociais, tornou-se imprescindível para a educação médica a transição do modelo tradicional de formação reducionista e hospitalocêntrica para uma vertente de educação mais ampla e integralizada. A construção de novas práticas de formação em saúde - com a utilização de cenários externos -, em coparticipação com o SUS, tem assumido um papel fundamental na formação médica. Em 2005, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incorporou em seu currículo a Aprendizagem Baseada em Problemas e a inserção dos graduandos de Medicina em Unidades Básicas de Saúde da Família. Este artigo apresenta a percepção dos discentes de Medicina neste cenário. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas e análise temática das respostas, com a criação de categorias. Os resultados demonstram a combinação de impressões positivas - integração entre teoria e prática - e negativas - problemas na organização das atividades e necessidade de identificação de um preceptor local. Propõe-se um planejamento orientado pelas novas diretrizes para o ensino na Atenção Primária à Saúde, contextualizada à condição da integralidade. |
id |
ABEM-1_970f2ca950f936d2a08edcaaa8524a21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022012000500014 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentesSaúde da FamíliaAprendizagemEstudantes de MedicinaEducação MédicaDiante das atuais demandas sociais, tornou-se imprescindível para a educação médica a transição do modelo tradicional de formação reducionista e hospitalocêntrica para uma vertente de educação mais ampla e integralizada. A construção de novas práticas de formação em saúde - com a utilização de cenários externos -, em coparticipação com o SUS, tem assumido um papel fundamental na formação médica. Em 2005, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incorporou em seu currículo a Aprendizagem Baseada em Problemas e a inserção dos graduandos de Medicina em Unidades Básicas de Saúde da Família. Este artigo apresenta a percepção dos discentes de Medicina neste cenário. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas e análise temática das respostas, com a criação de categorias. Os resultados demonstram a combinação de impressões positivas - integração entre teoria e prática - e negativas - problemas na organização das atividades e necessidade de identificação de um preceptor local. Propõe-se um planejamento orientado pelas novas diretrizes para o ensino na Atenção Primária à Saúde, contextualizada à condição da integralidade.Associação Brasileira de Educação Médica2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500014Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.3 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000500014info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,José Roberto BittencourtRomano,Valéria FerreiraCosta,Rosane RodriguesVitorino,Rodrigo RogerAlves,Luiz AnastácioGomes,Andréia PatríciaSiqueira-Batista,Rodrigopor2015-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000500014Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-07-01T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes |
title |
Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes |
spellingShingle |
Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes Costa,José Roberto Bittencourt Saúde da Família Aprendizagem Estudantes de Medicina Educação Médica |
title_short |
Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes |
title_full |
Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes |
title_fullStr |
Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes |
title_full_unstemmed |
Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes |
title_sort |
Formação médica na estratégia de saúde da família: percepções discentes |
author |
Costa,José Roberto Bittencourt |
author_facet |
Costa,José Roberto Bittencourt Romano,Valéria Ferreira Costa,Rosane Rodrigues Vitorino,Rodrigo Roger Alves,Luiz Anastácio Gomes,Andréia Patrícia Siqueira-Batista,Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Romano,Valéria Ferreira Costa,Rosane Rodrigues Vitorino,Rodrigo Roger Alves,Luiz Anastácio Gomes,Andréia Patrícia Siqueira-Batista,Rodrigo |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,José Roberto Bittencourt Romano,Valéria Ferreira Costa,Rosane Rodrigues Vitorino,Rodrigo Roger Alves,Luiz Anastácio Gomes,Andréia Patrícia Siqueira-Batista,Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde da Família Aprendizagem Estudantes de Medicina Educação Médica |
topic |
Saúde da Família Aprendizagem Estudantes de Medicina Educação Médica |
description |
Diante das atuais demandas sociais, tornou-se imprescindível para a educação médica a transição do modelo tradicional de formação reducionista e hospitalocêntrica para uma vertente de educação mais ampla e integralizada. A construção de novas práticas de formação em saúde - com a utilização de cenários externos -, em coparticipação com o SUS, tem assumido um papel fundamental na formação médica. Em 2005, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incorporou em seu currículo a Aprendizagem Baseada em Problemas e a inserção dos graduandos de Medicina em Unidades Básicas de Saúde da Família. Este artigo apresenta a percepção dos discentes de Medicina neste cenário. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas e análise temática das respostas, com a criação de categorias. Os resultados demonstram a combinação de impressões positivas - integração entre teoria e prática - e negativas - problemas na organização das atividades e necessidade de identificação de um preceptor local. Propõe-se um planejamento orientado pelas novas diretrizes para o ensino na Atenção Primária à Saúde, contextualizada à condição da integralidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022012000500014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.3 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005277028352 |