Teoria e Método para um Modelo de Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira,Geison Vasconcelos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nogueira,Denise Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100004
Resumo: RESUMO Hospitais de Ensino servem de cenário de prática para atividades curriculares de cursos da área da saúde, podendo ser de propriedade de uma Instituição de Ensino Superior, pública ou privada, ou formalmente conveniados a esta, apresentando como eixos de reestruturação atenção à saúde, gestão hospitalar, ensino e pesquisa. Desta forma, este trabalho tem como objetivo descrever um modelo heurístico de avaliação de Hospitais de Ensino com base nos conceitos de paradigma de pesquisa e de modelo teórico, tomando como hipótese de trabalho que a avaliação é uma aplicação da metodologia das ciências sociais. Assim, com respeito ao marco metodológico, elegemos a Avaliação de Quarta Geração de Egon G. Guba e Yvona S. Lincoln como metodologia de apreensão dos significados, valores, questões e preocupações frente aos processos de gestão, ensino, pesquisa e assistência, por meio de seus stakeholders, implicados no processo.
id ABEM-1_a2e709a08f968d1eac67b592497108a6
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000100004
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Teoria e Método para um Modelo de Avaliação dos Hospitais de Ensino no BrasilHospitais de EnsinoAvaliaçãoMétodosEducação MédicaRESUMO Hospitais de Ensino servem de cenário de prática para atividades curriculares de cursos da área da saúde, podendo ser de propriedade de uma Instituição de Ensino Superior, pública ou privada, ou formalmente conveniados a esta, apresentando como eixos de reestruturação atenção à saúde, gestão hospitalar, ensino e pesquisa. Desta forma, este trabalho tem como objetivo descrever um modelo heurístico de avaliação de Hospitais de Ensino com base nos conceitos de paradigma de pesquisa e de modelo teórico, tomando como hipótese de trabalho que a avaliação é uma aplicação da metodologia das ciências sociais. Assim, com respeito ao marco metodológico, elegemos a Avaliação de Quarta Geração de Egon G. Guba e Yvona S. Lincoln como metodologia de apreensão dos significados, valores, questões e preocupações frente aos processos de gestão, ensino, pesquisa e assistência, por meio de seus stakeholders, implicados no processo.Associação Brasileira de Educação Médica2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100004Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n1e00952014info:eu-repo/semantics/openAccessLira,Geison VasconcelosNogueira,Denise Limapor2016-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000100004Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-05-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e Método para um Modelo de Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil
title Teoria e Método para um Modelo de Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil
spellingShingle Teoria e Método para um Modelo de Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil
Lira,Geison Vasconcelos
Hospitais de Ensino
Avaliação
Métodos
Educação Médica
title_short Teoria e Método para um Modelo de Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil
title_full Teoria e Método para um Modelo de Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil
title_fullStr Teoria e Método para um Modelo de Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil
title_full_unstemmed Teoria e Método para um Modelo de Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil
title_sort Teoria e Método para um Modelo de Avaliação dos Hospitais de Ensino no Brasil
author Lira,Geison Vasconcelos
author_facet Lira,Geison Vasconcelos
Nogueira,Denise Lima
author_role author
author2 Nogueira,Denise Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira,Geison Vasconcelos
Nogueira,Denise Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitais de Ensino
Avaliação
Métodos
Educação Médica
topic Hospitais de Ensino
Avaliação
Métodos
Educação Médica
description RESUMO Hospitais de Ensino servem de cenário de prática para atividades curriculares de cursos da área da saúde, podendo ser de propriedade de uma Instituição de Ensino Superior, pública ou privada, ou formalmente conveniados a esta, apresentando como eixos de reestruturação atenção à saúde, gestão hospitalar, ensino e pesquisa. Desta forma, este trabalho tem como objetivo descrever um modelo heurístico de avaliação de Hospitais de Ensino com base nos conceitos de paradigma de pesquisa e de modelo teórico, tomando como hipótese de trabalho que a avaliação é uma aplicação da metodologia das ciências sociais. Assim, com respeito ao marco metodológico, elegemos a Avaliação de Quarta Geração de Egon G. Guba e Yvona S. Lincoln como metodologia de apreensão dos significados, valores, questões e preocupações frente aos processos de gestão, ensino, pesquisa e assistência, por meio de seus stakeholders, implicados no processo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n1e00952014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006104354816