Impacto do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no âmbito do SUS em um hospital do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira,Denise Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado,Márcia Maria Tavares, Lira,Geison Vaconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312021000400604
Resumo: Resumo Com o objetivo de avaliar o desempenho de um hospital do interior do Estado do Ceará nos eixos normativos do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino após a contratualização com o Sistema Único de Saúde, foi realizada uma pesquisa avaliativa, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, pautada na Avaliação de Quarta Geração de Guba e Lincoln (1989), no período de novembro de 2014 a maio de 2015. Esta pesquisa seguiu sete dos 12 passos propostos pelo círculo hermenêutico dialético, teve como sujeitos 33 respondentes, os quais foram divididos em cinco círculos hermenêutico-dialéticos. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de comparação constante, por meio da Teoria Fundamentada dos Dados e organizada a partir dos eixos normativos de hospitais de ensino e dos organizadores da Avaliação de Quarta Geração. Os resultados evidenciaram mudanças relativas aos três eixos normativos dos hospitais de ensino, com melhorias nos eixos “Gestão, Ensino e Pesquisa” e “Modelo de Alocação de Recursos Financeiros”, preocupações nos eixos "Ações Estratégicas na Área da Assistência" e "Gestão, Ensino e Pesquisa" e questões não consensuadas no eixo "Ações Estratégicas na Área da Assistência".
id UERJ-3_1e9cb433bb4f5ab5e8e84a280eaae579
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312021000400604
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Impacto do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no âmbito do SUS em um hospital do CearáHospitais de ensinoAvaliaçãoMétodoResumo Com o objetivo de avaliar o desempenho de um hospital do interior do Estado do Ceará nos eixos normativos do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino após a contratualização com o Sistema Único de Saúde, foi realizada uma pesquisa avaliativa, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, pautada na Avaliação de Quarta Geração de Guba e Lincoln (1989), no período de novembro de 2014 a maio de 2015. Esta pesquisa seguiu sete dos 12 passos propostos pelo círculo hermenêutico dialético, teve como sujeitos 33 respondentes, os quais foram divididos em cinco círculos hermenêutico-dialéticos. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de comparação constante, por meio da Teoria Fundamentada dos Dados e organizada a partir dos eixos normativos de hospitais de ensino e dos organizadores da Avaliação de Quarta Geração. Os resultados evidenciaram mudanças relativas aos três eixos normativos dos hospitais de ensino, com melhorias nos eixos “Gestão, Ensino e Pesquisa” e “Modelo de Alocação de Recursos Financeiros”, preocupações nos eixos "Ações Estratégicas na Área da Assistência" e "Gestão, Ensino e Pesquisa" e questões não consensuadas no eixo "Ações Estratégicas na Área da Assistência".PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312021000400604Physis: Revista de Saúde Coletiva v.31 n.4 2021reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/s0103-73312021310407info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira,Denise LimaMachado,Márcia Maria TavaresLira,Geison Vaconcelospor2021-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312021000400604Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2021-12-02T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no âmbito do SUS em um hospital do Ceará
title Impacto do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no âmbito do SUS em um hospital do Ceará
spellingShingle Impacto do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no âmbito do SUS em um hospital do Ceará
Nogueira,Denise Lima
Hospitais de ensino
Avaliação
Método
title_short Impacto do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no âmbito do SUS em um hospital do Ceará
title_full Impacto do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no âmbito do SUS em um hospital do Ceará
title_fullStr Impacto do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no âmbito do SUS em um hospital do Ceará
title_full_unstemmed Impacto do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no âmbito do SUS em um hospital do Ceará
title_sort Impacto do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no âmbito do SUS em um hospital do Ceará
author Nogueira,Denise Lima
author_facet Nogueira,Denise Lima
Machado,Márcia Maria Tavares
Lira,Geison Vaconcelos
author_role author
author2 Machado,Márcia Maria Tavares
Lira,Geison Vaconcelos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira,Denise Lima
Machado,Márcia Maria Tavares
Lira,Geison Vaconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitais de ensino
Avaliação
Método
topic Hospitais de ensino
Avaliação
Método
description Resumo Com o objetivo de avaliar o desempenho de um hospital do interior do Estado do Ceará nos eixos normativos do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino após a contratualização com o Sistema Único de Saúde, foi realizada uma pesquisa avaliativa, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, pautada na Avaliação de Quarta Geração de Guba e Lincoln (1989), no período de novembro de 2014 a maio de 2015. Esta pesquisa seguiu sete dos 12 passos propostos pelo círculo hermenêutico dialético, teve como sujeitos 33 respondentes, os quais foram divididos em cinco círculos hermenêutico-dialéticos. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de comparação constante, por meio da Teoria Fundamentada dos Dados e organizada a partir dos eixos normativos de hospitais de ensino e dos organizadores da Avaliação de Quarta Geração. Os resultados evidenciaram mudanças relativas aos três eixos normativos dos hospitais de ensino, com melhorias nos eixos “Gestão, Ensino e Pesquisa” e “Modelo de Alocação de Recursos Financeiros”, preocupações nos eixos "Ações Estratégicas na Área da Assistência" e "Gestão, Ensino e Pesquisa" e questões não consensuadas no eixo "Ações Estratégicas na Área da Assistência".
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312021000400604
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312021000400604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-73312021310407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.31 n.4 2021
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309034783670272