O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezzari,Adelina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100016
Resumo: Este estudo teve por objetivo implementar mudanças na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O estudo foi realizado de março a julho de 2009 com os alunos do primeiro semestre do primeiro ano do curso de Medicina. A mudança consistiu em utilizar parte do ensino a distância (EAD) com aplicação do método de ensino ABP, no ambiente virtual Moodle, disponível na instituição. Os resultados deste estudo apontam que a utilização do EAD e os recursos de ABP como complemento do ensino presencial de graduação nos cursos da área da saúde podem se tornar efetivos para a formação profissional.
id ABEM-1_ad2f025ec6ac9514a42dd6ede465bd8b
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022011000100016
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem MoodleAprendizagem Baseada em ProblemasEnsino PresencialEnsino à DistânciaEste estudo teve por objetivo implementar mudanças na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O estudo foi realizado de março a julho de 2009 com os alunos do primeiro semestre do primeiro ano do curso de Medicina. A mudança consistiu em utilizar parte do ensino a distância (EAD) com aplicação do método de ensino ABP, no ambiente virtual Moodle, disponível na instituição. Os resultados deste estudo apontam que a utilização do EAD e os recursos de ABP como complemento do ensino presencial de graduação nos cursos da área da saúde podem se tornar efetivos para a formação profissional.Associação Brasileira de Educação Médica2011-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100016Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.1 2011reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022011000100016info:eu-repo/semantics/openAccessMezzari,Adelinapor2011-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022011000100016Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-05-09T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle
title O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle
spellingShingle O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle
Mezzari,Adelina
Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino Presencial
Ensino à Distância
title_short O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle
title_full O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle
title_fullStr O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle
title_full_unstemmed O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle
title_sort O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle
author Mezzari,Adelina
author_facet Mezzari,Adelina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mezzari,Adelina
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino Presencial
Ensino à Distância
topic Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino Presencial
Ensino à Distância
description Este estudo teve por objetivo implementar mudanças na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O estudo foi realizado de março a julho de 2009 com os alunos do primeiro semestre do primeiro ano do curso de Medicina. A mudança consistiu em utilizar parte do ensino a distância (EAD) com aplicação do método de ensino ABP, no ambiente virtual Moodle, disponível na instituição. Os resultados deste estudo apontam que a utilização do EAD e os recursos de ABP como complemento do ensino presencial de graduação nos cursos da área da saúde podem se tornar efetivos para a formação profissional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022011000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.1 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004591259648