FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa,Janete Viccari
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Santos,Antonio Cardoso dos, Bordin,Ronaldo, Areson-Pandikow,Helena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000200065
Resumo: Resumo Este estudo descreve os resultados quanto ao treinamento em habilidades psicomotoras da Disciplina de Reabilitação Médica, destinada aos académicos do 9º semestre, nos semestres 92/1 e 93/1, sendo parte do Projeto Integrado de Avaliação do Ensino Médico, referente às disciplinas do Curso de Graduação em Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram aplicados questionários investigando, inicialmente, a experiência prévia e após o estágio, as oportunidades auferidas pelo aluno quanto à assistência e desempenho de 19 habilidades consideradas básicas na área. As habilidades foram agrupadas em quatro grupos: exame físico, abordagem do paciente com dor, fisioterapia respiratória e motora e a reabilitação em algumas patologias. Observam-se baixos percentuais de assistência, ou desempenho das habilidades questionadas no semestre 92/1 que, com a reformulação da disciplina e do questionário, passaram, no semestre 93/1, a apresentar incremento significativo no nível de treinamento ofertado. Os resultados apontam para a necessidade de monitoramento continuo do treinamento dos alunos, para planejar e complementar as atividades de ensino.
id ABEM-1_ae2d2cd103dd84f57f2963401f38a6b7
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021994000200065
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICOAvaliaçãoFisiatriaEnsino Médico de GraduaçãoResumo Este estudo descreve os resultados quanto ao treinamento em habilidades psicomotoras da Disciplina de Reabilitação Médica, destinada aos académicos do 9º semestre, nos semestres 92/1 e 93/1, sendo parte do Projeto Integrado de Avaliação do Ensino Médico, referente às disciplinas do Curso de Graduação em Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram aplicados questionários investigando, inicialmente, a experiência prévia e após o estágio, as oportunidades auferidas pelo aluno quanto à assistência e desempenho de 19 habilidades consideradas básicas na área. As habilidades foram agrupadas em quatro grupos: exame físico, abordagem do paciente com dor, fisioterapia respiratória e motora e a reabilitação em algumas patologias. Observam-se baixos percentuais de assistência, ou desempenho das habilidades questionadas no semestre 92/1 que, com a reformulação da disciplina e do questionário, passaram, no semestre 93/1, a apresentar incremento significativo no nível de treinamento ofertado. Os resultados apontam para a necessidade de monitoramento continuo do treinamento dos alunos, para planejar e complementar as atividades de ensino.Associação Brasileira de Educação Médica1994-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000200065Revista Brasileira de Educação Médica v.18 n.2 1994reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v18.2-004info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa,Janete ViccariSantos,Antonio Cardoso dosBordin,RonaldoAreson-Pandikow,Helena Mariapor2021-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021994000200065Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-13T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO
title FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO
spellingShingle FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO
Barbosa,Janete Viccari
Avaliação
Fisiatria
Ensino Médico de Graduação
title_short FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO
title_full FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO
title_fullStr FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO
title_full_unstemmed FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO
title_sort FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO
author Barbosa,Janete Viccari
author_facet Barbosa,Janete Viccari
Santos,Antonio Cardoso dos
Bordin,Ronaldo
Areson-Pandikow,Helena Maria
author_role author
author2 Santos,Antonio Cardoso dos
Bordin,Ronaldo
Areson-Pandikow,Helena Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa,Janete Viccari
Santos,Antonio Cardoso dos
Bordin,Ronaldo
Areson-Pandikow,Helena Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Fisiatria
Ensino Médico de Graduação
topic Avaliação
Fisiatria
Ensino Médico de Graduação
description Resumo Este estudo descreve os resultados quanto ao treinamento em habilidades psicomotoras da Disciplina de Reabilitação Médica, destinada aos académicos do 9º semestre, nos semestres 92/1 e 93/1, sendo parte do Projeto Integrado de Avaliação do Ensino Médico, referente às disciplinas do Curso de Graduação em Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram aplicados questionários investigando, inicialmente, a experiência prévia e após o estágio, as oportunidades auferidas pelo aluno quanto à assistência e desempenho de 19 habilidades consideradas básicas na área. As habilidades foram agrupadas em quatro grupos: exame físico, abordagem do paciente com dor, fisioterapia respiratória e motora e a reabilitação em algumas patologias. Observam-se baixos percentuais de assistência, ou desempenho das habilidades questionadas no semestre 92/1 que, com a reformulação da disciplina e do questionário, passaram, no semestre 93/1, a apresentar incremento significativo no nível de treinamento ofertado. Os resultados apontam para a necessidade de monitoramento continuo do treinamento dos alunos, para planejar e complementar as atividades de ensino.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000200065
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000200065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v18.2-004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.18 n.2 1994
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002745765888