FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000200065 |
Resumo: | Resumo Este estudo descreve os resultados quanto ao treinamento em habilidades psicomotoras da Disciplina de Reabilitação Médica, destinada aos académicos do 9º semestre, nos semestres 92/1 e 93/1, sendo parte do Projeto Integrado de Avaliação do Ensino Médico, referente às disciplinas do Curso de Graduação em Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram aplicados questionários investigando, inicialmente, a experiência prévia e após o estágio, as oportunidades auferidas pelo aluno quanto à assistência e desempenho de 19 habilidades consideradas básicas na área. As habilidades foram agrupadas em quatro grupos: exame físico, abordagem do paciente com dor, fisioterapia respiratória e motora e a reabilitação em algumas patologias. Observam-se baixos percentuais de assistência, ou desempenho das habilidades questionadas no semestre 92/1 que, com a reformulação da disciplina e do questionário, passaram, no semestre 93/1, a apresentar incremento significativo no nível de treinamento ofertado. Os resultados apontam para a necessidade de monitoramento continuo do treinamento dos alunos, para planejar e complementar as atividades de ensino. |
id |
ABEM-1_ae2d2cd103dd84f57f2963401f38a6b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021994000200065 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICOAvaliaçãoFisiatriaEnsino Médico de GraduaçãoResumo Este estudo descreve os resultados quanto ao treinamento em habilidades psicomotoras da Disciplina de Reabilitação Médica, destinada aos académicos do 9º semestre, nos semestres 92/1 e 93/1, sendo parte do Projeto Integrado de Avaliação do Ensino Médico, referente às disciplinas do Curso de Graduação em Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram aplicados questionários investigando, inicialmente, a experiência prévia e após o estágio, as oportunidades auferidas pelo aluno quanto à assistência e desempenho de 19 habilidades consideradas básicas na área. As habilidades foram agrupadas em quatro grupos: exame físico, abordagem do paciente com dor, fisioterapia respiratória e motora e a reabilitação em algumas patologias. Observam-se baixos percentuais de assistência, ou desempenho das habilidades questionadas no semestre 92/1 que, com a reformulação da disciplina e do questionário, passaram, no semestre 93/1, a apresentar incremento significativo no nível de treinamento ofertado. Os resultados apontam para a necessidade de monitoramento continuo do treinamento dos alunos, para planejar e complementar as atividades de ensino.Associação Brasileira de Educação Médica1994-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000200065Revista Brasileira de Educação Médica v.18 n.2 1994reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v18.2-004info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa,Janete ViccariSantos,Antonio Cardoso dosBordin,RonaldoAreson-Pandikow,Helena Mariapor2021-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021994000200065Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-13T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO |
title |
FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO |
spellingShingle |
FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO Barbosa,Janete Viccari Avaliação Fisiatria Ensino Médico de Graduação |
title_short |
FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO |
title_full |
FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO |
title_fullStr |
FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO |
title_full_unstemmed |
FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO |
title_sort |
FISIATRIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO |
author |
Barbosa,Janete Viccari |
author_facet |
Barbosa,Janete Viccari Santos,Antonio Cardoso dos Bordin,Ronaldo Areson-Pandikow,Helena Maria |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Antonio Cardoso dos Bordin,Ronaldo Areson-Pandikow,Helena Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa,Janete Viccari Santos,Antonio Cardoso dos Bordin,Ronaldo Areson-Pandikow,Helena Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Fisiatria Ensino Médico de Graduação |
topic |
Avaliação Fisiatria Ensino Médico de Graduação |
description |
Resumo Este estudo descreve os resultados quanto ao treinamento em habilidades psicomotoras da Disciplina de Reabilitação Médica, destinada aos académicos do 9º semestre, nos semestres 92/1 e 93/1, sendo parte do Projeto Integrado de Avaliação do Ensino Médico, referente às disciplinas do Curso de Graduação em Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram aplicados questionários investigando, inicialmente, a experiência prévia e após o estágio, as oportunidades auferidas pelo aluno quanto à assistência e desempenho de 19 habilidades consideradas básicas na área. As habilidades foram agrupadas em quatro grupos: exame físico, abordagem do paciente com dor, fisioterapia respiratória e motora e a reabilitação em algumas patologias. Observam-se baixos percentuais de assistência, ou desempenho das habilidades questionadas no semestre 92/1 que, com a reformulação da disciplina e do questionário, passaram, no semestre 93/1, a apresentar incremento significativo no nível de treinamento ofertado. Os resultados apontam para a necessidade de monitoramento continuo do treinamento dos alunos, para planejar e complementar as atividades de ensino. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000200065 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000200065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v18.2-004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.18 n.2 1994 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002745765888 |