Um Novo Paradigma de Ensino Médico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000100036 |
Resumo: | Resumo: O atual Sistema de ensino médico no Brasil necessita de uma reformulação. A Cinaem tem nos indicado o caminho a ser trilhado. O Programa de Saúde da Família exige um profissional com perfil diferente do atual. Estamos propondo um tipo de ensino baseado 70% no ambulatório e só 30% no hospital, ao contrário dos dias de hoje. O modelo deve integrar, simultaneamente, a Clínica Médica da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Estamos tentando evitar a fragmentação artificial da Clínica Médica em disciplinas estanques e ensiná-la integrada em módulos. Estabelecemos um limite ao conjunto de conhecimentos que deve ser transmitido ao aluno. O graduado em Medicina deve ser um profissional preparado para diagnosticar e tratar bem 80% das doenças de uma comunidade. Cada uma das turmas de 50 alunos é dividida em seis pequenos grupos de oito estudantes para efeito de seminários e prática ambulatorial, sempre com a orientação de um preceptor. As aulas teóricas de Clínica Médica são ministradas só uma vez por semana. O exame dos docentes é a atividade mais freqüente e soma 15 horas no mesmo período. A promoção da saúde em todos os seus aspectos tem prioridade no curso da Unigranrio. A profissionalização dos preceptores é um dos nossos objetivos. |
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Um Novo Paradigma de Ensino MédicoEscolas médicasEspecialidades médicasEducação médicaResumo: O atual Sistema de ensino médico no Brasil necessita de uma reformulação. A Cinaem tem nos indicado o caminho a ser trilhado. O Programa de Saúde da Família exige um profissional com perfil diferente do atual. Estamos propondo um tipo de ensino baseado 70% no ambulatório e só 30% no hospital, ao contrário dos dias de hoje. O modelo deve integrar, simultaneamente, a Clínica Médica da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Estamos tentando evitar a fragmentação artificial da Clínica Médica em disciplinas estanques e ensiná-la integrada em módulos. Estabelecemos um limite ao conjunto de conhecimentos que deve ser transmitido ao aluno. O graduado em Medicina deve ser um profissional preparado para diagnosticar e tratar bem 80% das doenças de uma comunidade. Cada uma das turmas de 50 alunos é dividida em seis pequenos grupos de oito estudantes para efeito de seminários e prática ambulatorial, sempre com a orientação de um preceptor. As aulas teóricas de Clínica Médica são ministradas só uma vez por semana. O exame dos docentes é a atividade mais freqüente e soma 15 horas no mesmo período. A promoção da saúde em todos os seus aspectos tem prioridade no curso da Unigranrio. A profissionalização dos preceptores é um dos nossos objetivos.Associação Brasileira de Educação Médica2001-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000100036Revista Brasileira de Educação Médica v.25 n.1 2001reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v25.1-005info:eu-repo/semantics/openAccessLuna,Rafael Leitepor2021-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022001000100036Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-24T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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