Um Novo Paradigma de Ensino Médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna,Rafael Leite
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000100036
Resumo: Resumo: O atual Sistema de ensino médico no Brasil necessita de uma reformulação. A Cinaem tem nos indicado o caminho a ser trilhado. O Programa de Saúde da Família exige um profissional com perfil diferente do atual. Estamos propondo um tipo de ensino baseado 70% no ambulatório e só 30% no hospital, ao contrário dos dias de hoje. O modelo deve integrar, simultaneamente, a Clínica Médica da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Estamos tentando evitar a fragmentação artificial da Clínica Médica em disciplinas estanques e ensiná-la integrada em módulos. Estabelecemos um limite ao conjunto de conhecimentos que deve ser transmitido ao aluno. O graduado em Medicina deve ser um profissional preparado para diagnosticar e tratar bem 80% das doenças de uma comunidade. Cada uma das turmas de 50 alunos é dividida em seis pequenos grupos de oito estudantes para efeito de seminários e prática ambulatorial, sempre com a orientação de um preceptor. As aulas teóricas de Clínica Médica são ministradas só uma vez por semana. O exame dos docentes é a atividade mais freqüente e soma 15 horas no mesmo período. A promoção da saúde em todos os seus aspectos tem prioridade no curso da Unigranrio. A profissionalização dos preceptores é um dos nossos objetivos.
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