Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia,Israel Leitão
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kubrusly,Marcos, Oliveira,Monica Cordeiro Ximenes de, Oliveira,Claudia Maria Costa de, Augusto,Kristopherson Lustosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400029
Resumo: RESUMO INTRODUÇÃO Feedback é uma informação provida pelo professor para melhorar o desempenho do estudante. Embora seja uma importante ferramenta de ensino e seja desejada pelos discentes, ainda é utilizada de maneira insuficiente. OBJETIVO Este estudo criou um manual para uso de feedback estruturado com base nos resultados de grupos focais que verificaram a percepção dos alunos do internato de Medicina sobre o tema. MÉTODOS Trinta e um alunos do internato de Medicina de uma instituição de ensino superior participaram de entrevistas de grupo focal sobre suas impressões relativas ao feedback. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS Os alunos compreendem o que é feedback e o vivenciam por meio das metodologias ativas de ensino. Reconhecem sua importância para o aprendizado, mas se queixam da baixa frequência desse instrumento. Sobre como gostariam de receber o feedback e as virtudes inerentes aos docentes e discentes para o sucesso do mesmo, notou-se o alinhamento de suas ideias com o que diz a literatura. CONCLUSÃO Os alunos conhecem feedback e o vivenciam na prática, reconhecendo sua importância para o aprendizado e sendo receptivos a ele. Desenvolveu-se um manual com estratégia de feedback estruturado voltado ao uso em ambulatórios didáticos na graduação em Medicina.
id ABEM-1_b3b0fa2454599fc06bdc31ee7a0d3e88
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022018000400029
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Graduação–Aprendizagem–Medicina–Feedback Formativo–Internato e ResidênciaRESUMO INTRODUÇÃO Feedback é uma informação provida pelo professor para melhorar o desempenho do estudante. Embora seja uma importante ferramenta de ensino e seja desejada pelos discentes, ainda é utilizada de maneira insuficiente. OBJETIVO Este estudo criou um manual para uso de feedback estruturado com base nos resultados de grupos focais que verificaram a percepção dos alunos do internato de Medicina sobre o tema. MÉTODOS Trinta e um alunos do internato de Medicina de uma instituição de ensino superior participaram de entrevistas de grupo focal sobre suas impressões relativas ao feedback. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS Os alunos compreendem o que é feedback e o vivenciam por meio das metodologias ativas de ensino. Reconhecem sua importância para o aprendizado, mas se queixam da baixa frequência desse instrumento. Sobre como gostariam de receber o feedback e as virtudes inerentes aos docentes e discentes para o sucesso do mesmo, notou-se o alinhamento de suas ideias com o que diz a literatura. CONCLUSÃO Os alunos conhecem feedback e o vivenciam na prática, reconhecendo sua importância para o aprendizado e sendo receptivos a ele. Desenvolveu-se um manual com estratégia de feedback estruturado voltado ao uso em ambulatórios didáticos na graduação em Medicina.Associação Brasileira de Educação Médica2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400029Revista Brasileira de Educação Médica v.42 n.4 2018reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v42n4rb20180095info:eu-repo/semantics/openAccessMaia,Israel LeitãoKubrusly,MarcosOliveira,Monica Cordeiro Ximenes deOliveira,Claudia Maria Costa deAugusto,Kristopherson Lustosapor2018-10-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022018000400029Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2018-10-24T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Graduação
title Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Graduação
spellingShingle Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Graduação
Maia,Israel Leitão
–Aprendizagem
–Medicina
–Feedback Formativo
–Internato e Residência
title_short Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Graduação
title_full Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Graduação
title_fullStr Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Graduação
title_full_unstemmed Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Graduação
title_sort Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Graduação
author Maia,Israel Leitão
author_facet Maia,Israel Leitão
Kubrusly,Marcos
Oliveira,Monica Cordeiro Ximenes de
Oliveira,Claudia Maria Costa de
Augusto,Kristopherson Lustosa
author_role author
author2 Kubrusly,Marcos
Oliveira,Monica Cordeiro Ximenes de
Oliveira,Claudia Maria Costa de
Augusto,Kristopherson Lustosa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia,Israel Leitão
Kubrusly,Marcos
Oliveira,Monica Cordeiro Ximenes de
Oliveira,Claudia Maria Costa de
Augusto,Kristopherson Lustosa
dc.subject.por.fl_str_mv –Aprendizagem
–Medicina
–Feedback Formativo
–Internato e Residência
topic –Aprendizagem
–Medicina
–Feedback Formativo
–Internato e Residência
description RESUMO INTRODUÇÃO Feedback é uma informação provida pelo professor para melhorar o desempenho do estudante. Embora seja uma importante ferramenta de ensino e seja desejada pelos discentes, ainda é utilizada de maneira insuficiente. OBJETIVO Este estudo criou um manual para uso de feedback estruturado com base nos resultados de grupos focais que verificaram a percepção dos alunos do internato de Medicina sobre o tema. MÉTODOS Trinta e um alunos do internato de Medicina de uma instituição de ensino superior participaram de entrevistas de grupo focal sobre suas impressões relativas ao feedback. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS Os alunos compreendem o que é feedback e o vivenciam por meio das metodologias ativas de ensino. Reconhecem sua importância para o aprendizado, mas se queixam da baixa frequência desse instrumento. Sobre como gostariam de receber o feedback e as virtudes inerentes aos docentes e discentes para o sucesso do mesmo, notou-se o alinhamento de suas ideias com o que diz a literatura. CONCLUSÃO Os alunos conhecem feedback e o vivenciam na prática, reconhecendo sua importância para o aprendizado e sendo receptivos a ele. Desenvolveu-se um manual com estratégia de feedback estruturado voltado ao uso em ambulatórios didáticos na graduação em Medicina.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400029
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v42n4rb20180095
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.42 n.4 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303007004033024