Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria,Maria José Sparça Salles de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Nunes,Elisabete de Fátima Polo de Almeida, Anastasiou,Lea, Sakai,Marcia Hiromi, Silva,Vera Lúcia Menezes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000200013
Resumo: Na prática docente, verifica-se que o corpo de professores detém um alto nível de conhecimento técnico-científico, que se contrapõe às deficiências em sua formação didático-pedagógica, o que leva a resistência às mudanças. Este artigo apresenta os desafios enfrentados no processo de implementação de um projeto de educação permanente dos professores que atuam no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, com vistas ao desenvolvimento de uma prática pedagógica que leve em conta a realidade humana em toda a sua complexidade e diversidade. Para isso,foi realizado um curso deformação básica para professores-tutores, desenvolvido em três etapas e que possibilitou aos participantes a vivência da ABP. Além disso, foi constituído um grupo de estudos para refletir sobre temas relacionados à prática pedagógica docente, com uma assessoria pedagógica. Este grupo foi denominado Grupo de Estudos Seqüenciais, e o resultado esperado é a formação de multiplicadores. A superação dos desafios do processo de profissionalização do docente médico requer que se avaliem constantemente todas as iniciativas implantadas, pois este processo de acompanhamento auxiliará um aperfeiçoamento contínuo.
id ABEM-1_b5ae66a5f05c0d38321a35843bcf3f5f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022008000200013
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de LondrinaEducação MédicaApoio ao Desenvolvimento de Recursos HumanosCorpo DocenteAprendizagem Baseada em ProblemasNa prática docente, verifica-se que o corpo de professores detém um alto nível de conhecimento técnico-científico, que se contrapõe às deficiências em sua formação didático-pedagógica, o que leva a resistência às mudanças. Este artigo apresenta os desafios enfrentados no processo de implementação de um projeto de educação permanente dos professores que atuam no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, com vistas ao desenvolvimento de uma prática pedagógica que leve em conta a realidade humana em toda a sua complexidade e diversidade. Para isso,foi realizado um curso deformação básica para professores-tutores, desenvolvido em três etapas e que possibilitou aos participantes a vivência da ABP. Além disso, foi constituído um grupo de estudos para refletir sobre temas relacionados à prática pedagógica docente, com uma assessoria pedagógica. Este grupo foi denominado Grupo de Estudos Seqüenciais, e o resultado esperado é a formação de multiplicadores. A superação dos desafios do processo de profissionalização do docente médico requer que se avaliem constantemente todas as iniciativas implantadas, pois este processo de acompanhamento auxiliará um aperfeiçoamento contínuo.Associação Brasileira de Educação Médica2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000200013Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.2 2008reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022008000200013info:eu-repo/semantics/openAccessFaria,Maria José Sparça Salles deNunes,Elisabete de Fátima Polo de AlmeidaAnastasiou,LeaSakai,Marcia HiromiSilva,Vera Lúcia Menezes dapor2008-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022008000200013Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2008-06-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina
title Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina
spellingShingle Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina
Faria,Maria José Sparça Salles de
Educação Médica
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Corpo Docente
Aprendizagem Baseada em Problemas
title_short Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina
title_full Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina
title_fullStr Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina
title_full_unstemmed Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina
title_sort Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina
author Faria,Maria José Sparça Salles de
author_facet Faria,Maria José Sparça Salles de
Nunes,Elisabete de Fátima Polo de Almeida
Anastasiou,Lea
Sakai,Marcia Hiromi
Silva,Vera Lúcia Menezes da
author_role author
author2 Nunes,Elisabete de Fátima Polo de Almeida
Anastasiou,Lea
Sakai,Marcia Hiromi
Silva,Vera Lúcia Menezes da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria,Maria José Sparça Salles de
Nunes,Elisabete de Fátima Polo de Almeida
Anastasiou,Lea
Sakai,Marcia Hiromi
Silva,Vera Lúcia Menezes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Corpo Docente
Aprendizagem Baseada em Problemas
topic Educação Médica
Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos
Corpo Docente
Aprendizagem Baseada em Problemas
description Na prática docente, verifica-se que o corpo de professores detém um alto nível de conhecimento técnico-científico, que se contrapõe às deficiências em sua formação didático-pedagógica, o que leva a resistência às mudanças. Este artigo apresenta os desafios enfrentados no processo de implementação de um projeto de educação permanente dos professores que atuam no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, com vistas ao desenvolvimento de uma prática pedagógica que leve em conta a realidade humana em toda a sua complexidade e diversidade. Para isso,foi realizado um curso deformação básica para professores-tutores, desenvolvido em três etapas e que possibilitou aos participantes a vivência da ABP. Além disso, foi constituído um grupo de estudos para refletir sobre temas relacionados à prática pedagógica docente, com uma assessoria pedagógica. Este grupo foi denominado Grupo de Estudos Seqüenciais, e o resultado esperado é a formação de multiplicadores. A superação dos desafios do processo de profissionalização do docente médico requer que se avaliem constantemente todas as iniciativas implantadas, pois este processo de acompanhamento auxiliará um aperfeiçoamento contínuo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022008000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.2 2008
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003845722112