Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000200013 |
Resumo: | Na prática docente, verifica-se que o corpo de professores detém um alto nível de conhecimento técnico-científico, que se contrapõe às deficiências em sua formação didático-pedagógica, o que leva a resistência às mudanças. Este artigo apresenta os desafios enfrentados no processo de implementação de um projeto de educação permanente dos professores que atuam no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, com vistas ao desenvolvimento de uma prática pedagógica que leve em conta a realidade humana em toda a sua complexidade e diversidade. Para isso,foi realizado um curso deformação básica para professores-tutores, desenvolvido em três etapas e que possibilitou aos participantes a vivência da ABP. Além disso, foi constituído um grupo de estudos para refletir sobre temas relacionados à prática pedagógica docente, com uma assessoria pedagógica. Este grupo foi denominado Grupo de Estudos Seqüenciais, e o resultado esperado é a formação de multiplicadores. A superação dos desafios do processo de profissionalização do docente médico requer que se avaliem constantemente todas as iniciativas implantadas, pois este processo de acompanhamento auxiliará um aperfeiçoamento contínuo. |
id |
ABEM-1_b5ae66a5f05c0d38321a35843bcf3f5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022008000200013 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de LondrinaEducação MédicaApoio ao Desenvolvimento de Recursos HumanosCorpo DocenteAprendizagem Baseada em ProblemasNa prática docente, verifica-se que o corpo de professores detém um alto nível de conhecimento técnico-científico, que se contrapõe às deficiências em sua formação didático-pedagógica, o que leva a resistência às mudanças. Este artigo apresenta os desafios enfrentados no processo de implementação de um projeto de educação permanente dos professores que atuam no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, com vistas ao desenvolvimento de uma prática pedagógica que leve em conta a realidade humana em toda a sua complexidade e diversidade. Para isso,foi realizado um curso deformação básica para professores-tutores, desenvolvido em três etapas e que possibilitou aos participantes a vivência da ABP. Além disso, foi constituído um grupo de estudos para refletir sobre temas relacionados à prática pedagógica docente, com uma assessoria pedagógica. Este grupo foi denominado Grupo de Estudos Seqüenciais, e o resultado esperado é a formação de multiplicadores. A superação dos desafios do processo de profissionalização do docente médico requer que se avaliem constantemente todas as iniciativas implantadas, pois este processo de acompanhamento auxiliará um aperfeiçoamento contínuo.Associação Brasileira de Educação Médica2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000200013Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.2 2008reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022008000200013info:eu-repo/semantics/openAccessFaria,Maria José Sparça Salles deNunes,Elisabete de Fátima Polo de AlmeidaAnastasiou,LeaSakai,Marcia HiromiSilva,Vera Lúcia Menezes dapor2008-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022008000200013Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2008-06-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina |
title |
Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina |
spellingShingle |
Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina Faria,Maria José Sparça Salles de Educação Médica Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos Corpo Docente Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_short |
Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina |
title_full |
Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina |
title_fullStr |
Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina |
title_full_unstemmed |
Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina |
title_sort |
Os desafios da educação permanente: a experiência do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina |
author |
Faria,Maria José Sparça Salles de |
author_facet |
Faria,Maria José Sparça Salles de Nunes,Elisabete de Fátima Polo de Almeida Anastasiou,Lea Sakai,Marcia Hiromi Silva,Vera Lúcia Menezes da |
author_role |
author |
author2 |
Nunes,Elisabete de Fátima Polo de Almeida Anastasiou,Lea Sakai,Marcia Hiromi Silva,Vera Lúcia Menezes da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria,Maria José Sparça Salles de Nunes,Elisabete de Fátima Polo de Almeida Anastasiou,Lea Sakai,Marcia Hiromi Silva,Vera Lúcia Menezes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos Corpo Docente Aprendizagem Baseada em Problemas |
topic |
Educação Médica Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos Corpo Docente Aprendizagem Baseada em Problemas |
description |
Na prática docente, verifica-se que o corpo de professores detém um alto nível de conhecimento técnico-científico, que se contrapõe às deficiências em sua formação didático-pedagógica, o que leva a resistência às mudanças. Este artigo apresenta os desafios enfrentados no processo de implementação de um projeto de educação permanente dos professores que atuam no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, com vistas ao desenvolvimento de uma prática pedagógica que leve em conta a realidade humana em toda a sua complexidade e diversidade. Para isso,foi realizado um curso deformação básica para professores-tutores, desenvolvido em três etapas e que possibilitou aos participantes a vivência da ABP. Além disso, foi constituído um grupo de estudos para refletir sobre temas relacionados à prática pedagógica docente, com uma assessoria pedagógica. Este grupo foi denominado Grupo de Estudos Seqüenciais, e o resultado esperado é a formação de multiplicadores. A superação dos desafios do processo de profissionalização do docente médico requer que se avaliem constantemente todas as iniciativas implantadas, pois este processo de acompanhamento auxiliará um aperfeiçoamento contínuo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000200013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022008000200013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.2 2008 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003845722112 |