Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Makabe,Maria Luisa Faria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Maia,José Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000100017
Resumo: Metodologias ativas de ensino-aprendizagem apontam a necessidade de colocar o aluno em contato com o paciente e suas necessidades desde o início do curso médico. A reflexão sobre a realidade por meio da problematização assume papel fundamental, juntamente com uma visão humanística do paciente, conhecendo, entendendo e respeitando a complexidade deste. Assim, este trabalho teve por objetivo investigar como a inserção longitudinal de estudantes de Medicina em cenários comunitários de Atenção Básica à saúde poderia influenciar sua formação. Mediante entrevistas, observou-se que o contato com a comunidade - particularmente em visitas domiciliárias, acompanhando agentes comunitários de saúde - resultou em profundas reflexões sobre a inserção social dos sujeitos como alunos e futuros profissionais.
id ABEM-1_b6501738edea1d1661490b6ddcdbb9ff
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022014000100017
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduaçãoAtenção BásicaCurrículoHumanização da AssistênciaAprendizagemMetodologias ativas de ensino-aprendizagem apontam a necessidade de colocar o aluno em contato com o paciente e suas necessidades desde o início do curso médico. A reflexão sobre a realidade por meio da problematização assume papel fundamental, juntamente com uma visão humanística do paciente, conhecendo, entendendo e respeitando a complexidade deste. Assim, este trabalho teve por objetivo investigar como a inserção longitudinal de estudantes de Medicina em cenários comunitários de Atenção Básica à saúde poderia influenciar sua formação. Mediante entrevistas, observou-se que o contato com a comunidade - particularmente em visitas domiciliárias, acompanhando agentes comunitários de saúde - resultou em profundas reflexões sobre a inserção social dos sujeitos como alunos e futuros profissionais.Associação Brasileira de Educação Médica2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000100017Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.1 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000100017info:eu-repo/semantics/openAccessMakabe,Maria Luisa FariaMaia,José Antoniopor2014-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000100017Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-08-04T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduação
title Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduação
spellingShingle Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduação
Makabe,Maria Luisa Faria
Atenção Básica
Currículo
Humanização da Assistência
Aprendizagem
title_short Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduação
title_full Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduação
title_fullStr Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduação
title_full_unstemmed Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduação
title_sort Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduação
author Makabe,Maria Luisa Faria
author_facet Makabe,Maria Luisa Faria
Maia,José Antonio
author_role author
author2 Maia,José Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Makabe,Maria Luisa Faria
Maia,José Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção Básica
Currículo
Humanização da Assistência
Aprendizagem
topic Atenção Básica
Currículo
Humanização da Assistência
Aprendizagem
description Metodologias ativas de ensino-aprendizagem apontam a necessidade de colocar o aluno em contato com o paciente e suas necessidades desde o início do curso médico. A reflexão sobre a realidade por meio da problematização assume papel fundamental, juntamente com uma visão humanística do paciente, conhecendo, entendendo e respeitando a complexidade deste. Assim, este trabalho teve por objetivo investigar como a inserção longitudinal de estudantes de Medicina em cenários comunitários de Atenção Básica à saúde poderia influenciar sua formação. Mediante entrevistas, observou-se que o contato com a comunidade - particularmente em visitas domiciliárias, acompanhando agentes comunitários de saúde - resultou em profundas reflexões sobre a inserção social dos sujeitos como alunos e futuros profissionais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022014000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.1 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005688070144