DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1986 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021986000200077 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho descreve as especificações de uma modalidade de ensino-aprendizagem em grupo pequeno, bem como uma avaliação dos processos da vivência e de seus efeitos nos participantes. O método baseia-se na interação estruturada de estudantes em torno de problemas ou questões, com supervisão docente intermitente de grupos em operação simultânea. Uma amostra de oitenta estudantes de Medicina foi acompanhada em duas vivências curriculares consecutivas do método, analisando-se as percepções dos participantes sobre o aprendizado cognitivo e de habilidades de processo e suas observações sobre o funcionamento do grupo e o desempenho de colegas no grupo. Os resultados revelam a atratividade do método para os estudantes, o incremento da produtividade na segunda vivência, e uma associação entre as pontuações do aprendizado pessoalmente significativo que os participantes alcançam e as medidas da utilidade atribuída e do desempenho observado no grupo. Os subsídios obtidos sugerem o potencial desse método para uma mudança proveitosa no ambiente de aprendizagem, sem sobrecarregar os recursos disponíveis. |
id |
ABEM-1_bfd1f81f14ae47d4dc56f6fcde535d32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021986000200077 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENOResumo: Este trabalho descreve as especificações de uma modalidade de ensino-aprendizagem em grupo pequeno, bem como uma avaliação dos processos da vivência e de seus efeitos nos participantes. O método baseia-se na interação estruturada de estudantes em torno de problemas ou questões, com supervisão docente intermitente de grupos em operação simultânea. Uma amostra de oitenta estudantes de Medicina foi acompanhada em duas vivências curriculares consecutivas do método, analisando-se as percepções dos participantes sobre o aprendizado cognitivo e de habilidades de processo e suas observações sobre o funcionamento do grupo e o desempenho de colegas no grupo. Os resultados revelam a atratividade do método para os estudantes, o incremento da produtividade na segunda vivência, e uma associação entre as pontuações do aprendizado pessoalmente significativo que os participantes alcançam e as medidas da utilidade atribuída e do desempenho observado no grupo. Os subsídios obtidos sugerem o potencial desse método para uma mudança proveitosa no ambiente de aprendizagem, sem sobrecarregar os recursos disponíveis.Associação Brasileira de Educação Médica1986-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021986000200077Revista Brasileira de Educação Médica v.10 n.2 1986reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v10.2-003info:eu-repo/semantics/openAccessSobral,Dejano Tavarespor2021-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021986000200077Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO |
title |
DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO |
spellingShingle |
DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO Sobral,Dejano Tavares |
title_short |
DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO |
title_full |
DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO |
title_fullStr |
DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO |
title_full_unstemmed |
DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO |
title_sort |
DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO |
author |
Sobral,Dejano Tavares |
author_facet |
Sobral,Dejano Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral,Dejano Tavares |
description |
Resumo: Este trabalho descreve as especificações de uma modalidade de ensino-aprendizagem em grupo pequeno, bem como uma avaliação dos processos da vivência e de seus efeitos nos participantes. O método baseia-se na interação estruturada de estudantes em torno de problemas ou questões, com supervisão docente intermitente de grupos em operação simultânea. Uma amostra de oitenta estudantes de Medicina foi acompanhada em duas vivências curriculares consecutivas do método, analisando-se as percepções dos participantes sobre o aprendizado cognitivo e de habilidades de processo e suas observações sobre o funcionamento do grupo e o desempenho de colegas no grupo. Os resultados revelam a atratividade do método para os estudantes, o incremento da produtividade na segunda vivência, e uma associação entre as pontuações do aprendizado pessoalmente significativo que os participantes alcançam e as medidas da utilidade atribuída e do desempenho observado no grupo. Os subsídios obtidos sugerem o potencial desse método para uma mudança proveitosa no ambiente de aprendizagem, sem sobrecarregar os recursos disponíveis. |
publishDate |
1986 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1986-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021986000200077 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021986000200077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v10.2-003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.10 n.2 1986 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002435387393 |