DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral,Dejano Tavares
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021986000200077
Resumo: Resumo: Este trabalho descreve as especificações de uma modalidade de ensino-aprendizagem em grupo pequeno, bem como uma avaliação dos processos da vivência e de seus efeitos nos participantes. O método baseia-se na interação estruturada de estudantes em torno de problemas ou questões, com supervisão docente intermitente de grupos em operação simultânea. Uma amostra de oitenta estudantes de Medicina foi acompanhada em duas vivências curriculares consecutivas do método, analisando-se as percepções dos participantes sobre o aprendizado cognitivo e de habilidades de processo e suas observações sobre o funcionamento do grupo e o desempenho de colegas no grupo. Os resultados revelam a atratividade do método para os estudantes, o incremento da produtividade na segunda vivência, e uma associação entre as pontuações do aprendizado pessoalmente significativo que os participantes alcançam e as medidas da utilidade atribuída e do desempenho observado no grupo. Os subsídios obtidos sugerem o potencial desse método para uma mudança proveitosa no ambiente de aprendizagem, sem sobrecarregar os recursos disponíveis.
id ABEM-1_bfd1f81f14ae47d4dc56f6fcde535d32
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021986000200077
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENOResumo: Este trabalho descreve as especificações de uma modalidade de ensino-aprendizagem em grupo pequeno, bem como uma avaliação dos processos da vivência e de seus efeitos nos participantes. O método baseia-se na interação estruturada de estudantes em torno de problemas ou questões, com supervisão docente intermitente de grupos em operação simultânea. Uma amostra de oitenta estudantes de Medicina foi acompanhada em duas vivências curriculares consecutivas do método, analisando-se as percepções dos participantes sobre o aprendizado cognitivo e de habilidades de processo e suas observações sobre o funcionamento do grupo e o desempenho de colegas no grupo. Os resultados revelam a atratividade do método para os estudantes, o incremento da produtividade na segunda vivência, e uma associação entre as pontuações do aprendizado pessoalmente significativo que os participantes alcançam e as medidas da utilidade atribuída e do desempenho observado no grupo. Os subsídios obtidos sugerem o potencial desse método para uma mudança proveitosa no ambiente de aprendizagem, sem sobrecarregar os recursos disponíveis.Associação Brasileira de Educação Médica1986-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021986000200077Revista Brasileira de Educação Médica v.10 n.2 1986reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v10.2-003info:eu-repo/semantics/openAccessSobral,Dejano Tavarespor2021-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021986000200077Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO
title DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO
spellingShingle DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO
Sobral,Dejano Tavares
title_short DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO
title_full DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO
title_fullStr DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO
title_full_unstemmed DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO
title_sort DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA MODALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GRUPO PEQUENO
author Sobral,Dejano Tavares
author_facet Sobral,Dejano Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral,Dejano Tavares
description Resumo: Este trabalho descreve as especificações de uma modalidade de ensino-aprendizagem em grupo pequeno, bem como uma avaliação dos processos da vivência e de seus efeitos nos participantes. O método baseia-se na interação estruturada de estudantes em torno de problemas ou questões, com supervisão docente intermitente de grupos em operação simultânea. Uma amostra de oitenta estudantes de Medicina foi acompanhada em duas vivências curriculares consecutivas do método, analisando-se as percepções dos participantes sobre o aprendizado cognitivo e de habilidades de processo e suas observações sobre o funcionamento do grupo e o desempenho de colegas no grupo. Os resultados revelam a atratividade do método para os estudantes, o incremento da produtividade na segunda vivência, e uma associação entre as pontuações do aprendizado pessoalmente significativo que os participantes alcançam e as medidas da utilidade atribuída e do desempenho observado no grupo. Os subsídios obtidos sugerem o potencial desse método para uma mudança proveitosa no ambiente de aprendizagem, sem sobrecarregar os recursos disponíveis.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021986000200077
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021986000200077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v10.2-003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.10 n.2 1986
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002435387393