Percepção de preceptores do internato sobre a influência de modelos na formação médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilagra,Sandra Maria Barroso Werneck
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vilagra,Marlon Mohamud, Vilagra,Henrik Werneck, Vilagra,Lahis Werneck, Souza,Maria Cristina Almeida de, Tempski,Patrícia Zen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200206
Resumo: Resumo: Introdução: O profissionalismo é a base do contrato social que legitima a medicina como profissão e pode ser desenvolvido a partir da interação com bons modelos profissionais. No papel do preceptor, um profissional da saúde tem, entre seus atributos, o de acompanhar o estudante enquanto desenvolve sua função assistencial, tornando-se, consequentemente, um modelo na formação do futuro profissional. Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos preceptores do internato do Hospital Universitário de Vassouras (HUV) sobre a influência de modelos na formação médica. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja metodologia foi constituída por duas etapas. A primeira compreendeu a aplicação de um questionário estruturado com dados sociodemográficos, enquanto a segunda contemplou a realização de grupo focal on-line. Resultado: Dos 42 preceptores, 28 participaram efetivamente (75,6%). A análise dos dados evidenciou a importância atribuída pelos preceptores ao seu papel de educador não só para a formação de futuros médicos tecnicamente capacitados ao exercício de uma medicina humanizada, mas também para profissionais dotados de princípios éticos, valores e compromissos. Conclusão: Os preceptores exercem a sua função com muito prazer e compromisso, autopercebendo que são modelos de profissionalismo e que podem representar exemplos positivos ou negativos para os estudantes. Ressalta-se que o tema profissionalismo necessita ser explicitado na construção dos currículos, em vez de ficar restrito ao currículo oculto na formação médica.
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