Empatia no curso de Medicina e internato médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Helena Sofia Marques da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/31372
Resumo: Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2017
id RCAP_2840bc2ae3d83e1ae7597fa0a40f1e7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/31372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Empatia no curso de Medicina e internato médicoEmpatiaEstudantes de medicinaEvolução e erosãoDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2017Em qualquer relação interpessoal a presença de empatia é uma mais-valia, tendo particular relevância e influência na relação médico-doente. Deste modo é essencial definir o que é empatia, compreender como evolui a empatia ao longo do curso de Medicina e internato médico, os factores que influenciam essa evolução e como estes podem ser alterados. É neste âmbito que se insere este trabalho, que consiste na revisão bibliográfica de cento e dezanove artigos acerca desta matéria. Esta revisão bibliográfica permite-nos perceber que empatia se refere à capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, não sendo a sua definição ainda consensual. Em Medicina permite ao médico compreender melhor o doente, aumentando a satisfação deste último e a sua adesão ao plano terapêutico. No que se refere à evolução da empatia durante o curso de Medicina e primeiros anos de internato, existe predominantemente uma erosão da mesma, determinada pela sobrecarga do currículo actual, condições do local de estudo e trabalho, restrições impostas pelos sistemas de saúde, desgaste emocional que advém do contacto com a doença e a morte, e falta de bons mentores. Averiguou-se que o desgaste da empatia se revela principalmente a partir do terceiro ano do curso, e que o sexo feminino apresenta maior tendência para ser empático que o masculino. Devido à sua importância, é fundamental preservar a empatia dos estudantes e jovens médicos, evitando o stress e burn-out que influenciam negativamente a sua capacidade empática, e promovendo o seu bem-estar, tanto no campo profissional como no campo pessoal.In any personal relationship the presence of empathy is a plus, being particularly relevant and influential in the doctor-patient relationship. In this way, it is of the utmost importance to define what empathy is, to understand how empathy evolves during the medicine course and medical internship, the aspects that influence that evolution and how those can be changed. This paper is based on such subject, being a bibliographic review of an hundred and nineteen articles on that matter. This bibliographic review enables us to understand that empathy means to be able to put ourselves on the other person´s shoes, although it still does not have a consensual definition. In medicine it allows the doctor to better understand the patient, increasing the patient´s satisfaction and adherence to the medical therapy. Concerning the evolution of empathy along the medicine course and first years of internship, there is mainly an erosion which is determined by the increased workload of the curriculum, the conditions of the workplace, the restrictions imposed by the health systems, the emotional distress that comes from dealing with disease and death, and the lack of good mentors. It was determined that de decline of empathy happens mainly from the third year on, and that female students have a higher tendency to demonstrate empathy than male students. Due to its importance, it is crucial to preserve students and young doctors’ empathy, by avoiding stress and burn-out that have a negative impact in their ability to be empathetic, and promoting their well-being, both in professional and personal aspects of life.Madeira, Luís António Proença DuarteRepositório da Universidade de LisboaSilva, Helena Sofia Marques da2018-02-02T15:52:37Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31372TID:201780178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:24:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/31372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:53.441678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empatia no curso de Medicina e internato médico
title Empatia no curso de Medicina e internato médico
spellingShingle Empatia no curso de Medicina e internato médico
Silva, Helena Sofia Marques da
Empatia
Estudantes de medicina
Evolução e erosão
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
title_short Empatia no curso de Medicina e internato médico
title_full Empatia no curso de Medicina e internato médico
title_fullStr Empatia no curso de Medicina e internato médico
title_full_unstemmed Empatia no curso de Medicina e internato médico
title_sort Empatia no curso de Medicina e internato médico
author Silva, Helena Sofia Marques da
author_facet Silva, Helena Sofia Marques da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madeira, Luís António Proença Duarte
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Helena Sofia Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia
Estudantes de medicina
Evolução e erosão
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
topic Empatia
Estudantes de medicina
Evolução e erosão
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
description Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-02-02T15:52:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/31372
TID:201780178
url http://hdl.handle.net/10451/31372
identifier_str_mv TID:201780178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134393844891648