Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Vinícius Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Batista,Cássia Beatriz, Vecchia,Marcelo Dalla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000300220
Resumo: Resumo: Introdução: A prática médica é atravessada por um conjunto de ideais, valores e comportamentos compartilhados e transmitidos entre as especialidades e os diferentes perfis profissionais, exercendo influência significativa durante a graduação, especialmente por um currículo oculto. Método: Buscou-se levantar e caracterizar intersecções entre cultura, formação e prática médica no processo de anatomização do corpo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores médicos de um curso de Medicina. Resultado: São apresentadas as discussões geradas a partir da análise do corpo anatomizado como habitus e suas repercussões para o entendimento da influência da cultura médica na formação. Conclusão: A anatomização do corpo humano está diretamente ligada ao modelo de saúde biologicista, e a perspectiva da saúde integral depende de mudanças na forma de se encarar e ensinar o corpo.
id ABEM-1_c70191124341b6d501b835e510a08251
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022020000300220
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática MédicaEducação MédicaCulturaMedicinaAnatomiaResumo: Introdução: A prática médica é atravessada por um conjunto de ideais, valores e comportamentos compartilhados e transmitidos entre as especialidades e os diferentes perfis profissionais, exercendo influência significativa durante a graduação, especialmente por um currículo oculto. Método: Buscou-se levantar e caracterizar intersecções entre cultura, formação e prática médica no processo de anatomização do corpo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores médicos de um curso de Medicina. Resultado: São apresentadas as discussões geradas a partir da análise do corpo anatomizado como habitus e suas repercussões para o entendimento da influência da cultura médica na formação. Conclusão: A anatomização do corpo humano está diretamente ligada ao modelo de saúde biologicista, e a perspectiva da saúde integral depende de mudanças na forma de se encarar e ensinar o corpo.Associação Brasileira de Educação Médica2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000300220Revista Brasileira de Educação Médica v.44 n.3 2020reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v44.3-20190339info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Vinícius SantosBatista,Cássia BeatrizVecchia,Marcelo Dallapor2020-07-30T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022020000300220Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-07-30T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica
title Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica
spellingShingle Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica
Rodrigues,Vinícius Santos
Educação Médica
Cultura
Medicina
Anatomia
title_short Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica
title_full Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica
title_fullStr Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica
title_full_unstemmed Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica
title_sort Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica
author Rodrigues,Vinícius Santos
author_facet Rodrigues,Vinícius Santos
Batista,Cássia Beatriz
Vecchia,Marcelo Dalla
author_role author
author2 Batista,Cássia Beatriz
Vecchia,Marcelo Dalla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Vinícius Santos
Batista,Cássia Beatriz
Vecchia,Marcelo Dalla
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Cultura
Medicina
Anatomia
topic Educação Médica
Cultura
Medicina
Anatomia
description Resumo: Introdução: A prática médica é atravessada por um conjunto de ideais, valores e comportamentos compartilhados e transmitidos entre as especialidades e os diferentes perfis profissionais, exercendo influência significativa durante a graduação, especialmente por um currículo oculto. Método: Buscou-se levantar e caracterizar intersecções entre cultura, formação e prática médica no processo de anatomização do corpo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores médicos de um curso de Medicina. Resultado: São apresentadas as discussões geradas a partir da análise do corpo anatomizado como habitus e suas repercussões para o entendimento da influência da cultura médica na formação. Conclusão: A anatomização do corpo humano está diretamente ligada ao modelo de saúde biologicista, e a perspectiva da saúde integral depende de mudanças na forma de se encarar e ensinar o corpo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000300220
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000300220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v44.3-20190339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.44 n.3 2020
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303008213041152