Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000300220 |
Resumo: | Resumo: Introdução: A prática médica é atravessada por um conjunto de ideais, valores e comportamentos compartilhados e transmitidos entre as especialidades e os diferentes perfis profissionais, exercendo influência significativa durante a graduação, especialmente por um currículo oculto. Método: Buscou-se levantar e caracterizar intersecções entre cultura, formação e prática médica no processo de anatomização do corpo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores médicos de um curso de Medicina. Resultado: São apresentadas as discussões geradas a partir da análise do corpo anatomizado como habitus e suas repercussões para o entendimento da influência da cultura médica na formação. Conclusão: A anatomização do corpo humano está diretamente ligada ao modelo de saúde biologicista, e a perspectiva da saúde integral depende de mudanças na forma de se encarar e ensinar o corpo. |
id |
ABEM-1_c70191124341b6d501b835e510a08251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022020000300220 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática MédicaEducação MédicaCulturaMedicinaAnatomiaResumo: Introdução: A prática médica é atravessada por um conjunto de ideais, valores e comportamentos compartilhados e transmitidos entre as especialidades e os diferentes perfis profissionais, exercendo influência significativa durante a graduação, especialmente por um currículo oculto. Método: Buscou-se levantar e caracterizar intersecções entre cultura, formação e prática médica no processo de anatomização do corpo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores médicos de um curso de Medicina. Resultado: São apresentadas as discussões geradas a partir da análise do corpo anatomizado como habitus e suas repercussões para o entendimento da influência da cultura médica na formação. Conclusão: A anatomização do corpo humano está diretamente ligada ao modelo de saúde biologicista, e a perspectiva da saúde integral depende de mudanças na forma de se encarar e ensinar o corpo.Associação Brasileira de Educação Médica2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000300220Revista Brasileira de Educação Médica v.44 n.3 2020reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v44.3-20190339info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Vinícius SantosBatista,Cássia BeatrizVecchia,Marcelo Dallapor2020-07-30T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022020000300220Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-07-30T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica |
title |
Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica |
spellingShingle |
Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica Rodrigues,Vinícius Santos Educação Médica Cultura Medicina Anatomia |
title_short |
Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica |
title_full |
Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica |
title_fullStr |
Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica |
title_full_unstemmed |
Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica |
title_sort |
Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica |
author |
Rodrigues,Vinícius Santos |
author_facet |
Rodrigues,Vinícius Santos Batista,Cássia Beatriz Vecchia,Marcelo Dalla |
author_role |
author |
author2 |
Batista,Cássia Beatriz Vecchia,Marcelo Dalla |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Vinícius Santos Batista,Cássia Beatriz Vecchia,Marcelo Dalla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Cultura Medicina Anatomia |
topic |
Educação Médica Cultura Medicina Anatomia |
description |
Resumo: Introdução: A prática médica é atravessada por um conjunto de ideais, valores e comportamentos compartilhados e transmitidos entre as especialidades e os diferentes perfis profissionais, exercendo influência significativa durante a graduação, especialmente por um currículo oculto. Método: Buscou-se levantar e caracterizar intersecções entre cultura, formação e prática médica no processo de anatomização do corpo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores médicos de um curso de Medicina. Resultado: São apresentadas as discussões geradas a partir da análise do corpo anatomizado como habitus e suas repercussões para o entendimento da influência da cultura médica na formação. Conclusão: A anatomização do corpo humano está diretamente ligada ao modelo de saúde biologicista, e a perspectiva da saúde integral depende de mudanças na forma de se encarar e ensinar o corpo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000300220 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000300220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v44.3-20190339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.44 n.3 2020 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303008213041152 |