Uso do Método de Correlação Anatomoclínica - uma Experiência Duradoura no Ensino Médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Maria Aparecida Barone
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Carvalhal,Silvio dos Santos, Teixeira,Carlos Osvaldo, Cardoso,Marcos Bianchini, Pedro,Renato Nardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000300039
Resumo: Resumo: A semiologia médica busca, através da anamnese, do exame físico e dos exames complementares, detectar a composição estrutural e funcional do organismo humano normal ou patológico, estabelecendo um vínculo entre a semiologia e a anatomia normal ou patológica. Assim, na aferição de diagnósticos clínicos e do valor propedêutico dos exames complementares, alguns pesquisadores têm realizado o confronto anatomoclínico utilizando a necropsia como instrumento. Há muitos anos temos incorporado ao nosso trabalho clínico, a prática do estudo necroscópico, também utilizando este método no ensino médico. O Gecac (Grupo de Estudo em Correlação Anatomoclínica), formado há 13 anos e hoje composto por 4 docentes e cerca de 25 monitores (alunos da 4a, 5a, 6a séries e residentes de Clínica Médica), por meio da necropsia de seus pacientes, produz material científico e pedagógico empregado na utilização deste método em disciplinas curriculares e extracurriculares ministradas na 2a, 3a, 4a séries do curso de medicina. O resultado da aplicação do método anatomoclínico durante estes anos no curso de medicina mostrou-nos grande ampliação na experiência em Clínica e Anatomia Patológica e principalmente, na correlação destas, evidenciando o quanto amas são importantes e interdependentes. Para que este método seja incorporado às escolas médicas, há necessidade de profissionais qualificados e, além disso, manter viva a prática da necropsia, já que esta é um complemento da clínica.
id ABEM-1_db48363ea8ec374290a2b904f2ae5d19
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022001000300039
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Uso do Método de Correlação Anatomoclínica - uma Experiência Duradoura no Ensino MédicoEducação médica - métodosEducação médica - históriaAnatomia - educaçãoAnatomia - históriaResumo: A semiologia médica busca, através da anamnese, do exame físico e dos exames complementares, detectar a composição estrutural e funcional do organismo humano normal ou patológico, estabelecendo um vínculo entre a semiologia e a anatomia normal ou patológica. Assim, na aferição de diagnósticos clínicos e do valor propedêutico dos exames complementares, alguns pesquisadores têm realizado o confronto anatomoclínico utilizando a necropsia como instrumento. Há muitos anos temos incorporado ao nosso trabalho clínico, a prática do estudo necroscópico, também utilizando este método no ensino médico. O Gecac (Grupo de Estudo em Correlação Anatomoclínica), formado há 13 anos e hoje composto por 4 docentes e cerca de 25 monitores (alunos da 4a, 5a, 6a séries e residentes de Clínica Médica), por meio da necropsia de seus pacientes, produz material científico e pedagógico empregado na utilização deste método em disciplinas curriculares e extracurriculares ministradas na 2a, 3a, 4a séries do curso de medicina. O resultado da aplicação do método anatomoclínico durante estes anos no curso de medicina mostrou-nos grande ampliação na experiência em Clínica e Anatomia Patológica e principalmente, na correlação destas, evidenciando o quanto amas são importantes e interdependentes. Para que este método seja incorporado às escolas médicas, há necessidade de profissionais qualificados e, além disso, manter viva a prática da necropsia, já que esta é um complemento da clínica.Associação Brasileira de Educação Médica2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000300039Revista Brasileira de Educação Médica v.25 n.3 2001reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v25.3-005info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Maria Aparecida BaroneCarvalhal,Silvio dos SantosTeixeira,Carlos OsvaldoCardoso,Marcos BianchiniPedro,Renato Nardipor2021-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022001000300039Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-24T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do Método de Correlação Anatomoclínica - uma Experiência Duradoura no Ensino Médico
title Uso do Método de Correlação Anatomoclínica - uma Experiência Duradoura no Ensino Médico
spellingShingle Uso do Método de Correlação Anatomoclínica - uma Experiência Duradoura no Ensino Médico
Teixeira,Maria Aparecida Barone
Educação médica - métodos
Educação médica - história
Anatomia - educação
Anatomia - história
title_short Uso do Método de Correlação Anatomoclínica - uma Experiência Duradoura no Ensino Médico
title_full Uso do Método de Correlação Anatomoclínica - uma Experiência Duradoura no Ensino Médico
title_fullStr Uso do Método de Correlação Anatomoclínica - uma Experiência Duradoura no Ensino Médico
title_full_unstemmed Uso do Método de Correlação Anatomoclínica - uma Experiência Duradoura no Ensino Médico
title_sort Uso do Método de Correlação Anatomoclínica - uma Experiência Duradoura no Ensino Médico
author Teixeira,Maria Aparecida Barone
author_facet Teixeira,Maria Aparecida Barone
Carvalhal,Silvio dos Santos
Teixeira,Carlos Osvaldo
Cardoso,Marcos Bianchini
Pedro,Renato Nardi
author_role author
author2 Carvalhal,Silvio dos Santos
Teixeira,Carlos Osvaldo
Cardoso,Marcos Bianchini
Pedro,Renato Nardi
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Maria Aparecida Barone
Carvalhal,Silvio dos Santos
Teixeira,Carlos Osvaldo
Cardoso,Marcos Bianchini
Pedro,Renato Nardi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica - métodos
Educação médica - história
Anatomia - educação
Anatomia - história
topic Educação médica - métodos
Educação médica - história
Anatomia - educação
Anatomia - história
description Resumo: A semiologia médica busca, através da anamnese, do exame físico e dos exames complementares, detectar a composição estrutural e funcional do organismo humano normal ou patológico, estabelecendo um vínculo entre a semiologia e a anatomia normal ou patológica. Assim, na aferição de diagnósticos clínicos e do valor propedêutico dos exames complementares, alguns pesquisadores têm realizado o confronto anatomoclínico utilizando a necropsia como instrumento. Há muitos anos temos incorporado ao nosso trabalho clínico, a prática do estudo necroscópico, também utilizando este método no ensino médico. O Gecac (Grupo de Estudo em Correlação Anatomoclínica), formado há 13 anos e hoje composto por 4 docentes e cerca de 25 monitores (alunos da 4a, 5a, 6a séries e residentes de Clínica Médica), por meio da necropsia de seus pacientes, produz material científico e pedagógico empregado na utilização deste método em disciplinas curriculares e extracurriculares ministradas na 2a, 3a, 4a séries do curso de medicina. O resultado da aplicação do método anatomoclínico durante estes anos no curso de medicina mostrou-nos grande ampliação na experiência em Clínica e Anatomia Patológica e principalmente, na correlação destas, evidenciando o quanto amas são importantes e interdependentes. Para que este método seja incorporado às escolas médicas, há necessidade de profissionais qualificados e, além disso, manter viva a prática da necropsia, já que esta é um complemento da clínica.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000300039
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000300039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v25.3-005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.25 n.3 2001
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003094941696