"O Ensino Médico no Brasil Está Mudando?" Transpondo Desafios para Concretizar Mudanças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000100062 |
Resumo: | Resumo: As exigências crescentes da sociedade em relação ao profissional da saúde levaram à necessidade de mudanças na educação médica. Formar um profissional capaz de tratar o indivíduo doente como um todo, sem esquecer o ambiente onde ele vive e suas dificuldades emocionais e financeiras, é hoje fundamental. A aprendizagem baseada em problemas surgiu como uma boa alternativa, pois consegue unir conhecimentos e induzir o raciocínio do aluno de forma a observar todos os aspectos relevantes para a saúde. Concretizar mudanças exige muito dinamismo e trabalho, uma vez que o processo precisa ser constantemente avaliado para se adequar às dificuldades e problemas surgidos durante a mudança curricular. |
id |
ABEM-1_c771ddf466ba1da60a2dcf69463ac202 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022002000100062 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"O Ensino Médico no Brasil Está Mudando?" Transpondo Desafios para Concretizar MudançasEducação Médica-TendênciasResumo: As exigências crescentes da sociedade em relação ao profissional da saúde levaram à necessidade de mudanças na educação médica. Formar um profissional capaz de tratar o indivíduo doente como um todo, sem esquecer o ambiente onde ele vive e suas dificuldades emocionais e financeiras, é hoje fundamental. A aprendizagem baseada em problemas surgiu como uma boa alternativa, pois consegue unir conhecimentos e induzir o raciocínio do aluno de forma a observar todos os aspectos relevantes para a saúde. Concretizar mudanças exige muito dinamismo e trabalho, uma vez que o processo precisa ser constantemente avaliado para se adequar às dificuldades e problemas surgidos durante a mudança curricular.Associação Brasileira de Educação Médica2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000100062Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.1 2002reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v26.1-010info:eu-repo/semantics/openAccessWierzchon,Patricia Mariapor2021-06-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022002000100062Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-21T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"O Ensino Médico no Brasil Está Mudando?" Transpondo Desafios para Concretizar Mudanças |
title |
"O Ensino Médico no Brasil Está Mudando?" Transpondo Desafios para Concretizar Mudanças |
spellingShingle |
"O Ensino Médico no Brasil Está Mudando?" Transpondo Desafios para Concretizar Mudanças Wierzchon,Patricia Maria Educação Médica-Tendências |
title_short |
"O Ensino Médico no Brasil Está Mudando?" Transpondo Desafios para Concretizar Mudanças |
title_full |
"O Ensino Médico no Brasil Está Mudando?" Transpondo Desafios para Concretizar Mudanças |
title_fullStr |
"O Ensino Médico no Brasil Está Mudando?" Transpondo Desafios para Concretizar Mudanças |
title_full_unstemmed |
"O Ensino Médico no Brasil Está Mudando?" Transpondo Desafios para Concretizar Mudanças |
title_sort |
"O Ensino Médico no Brasil Está Mudando?" Transpondo Desafios para Concretizar Mudanças |
author |
Wierzchon,Patricia Maria |
author_facet |
Wierzchon,Patricia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wierzchon,Patricia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica-Tendências |
topic |
Educação Médica-Tendências |
description |
Resumo: As exigências crescentes da sociedade em relação ao profissional da saúde levaram à necessidade de mudanças na educação médica. Formar um profissional capaz de tratar o indivíduo doente como um todo, sem esquecer o ambiente onde ele vive e suas dificuldades emocionais e financeiras, é hoje fundamental. A aprendizagem baseada em problemas surgiu como uma boa alternativa, pois consegue unir conhecimentos e induzir o raciocínio do aluno de forma a observar todos os aspectos relevantes para a saúde. Concretizar mudanças exige muito dinamismo e trabalho, uma vez que o processo precisa ser constantemente avaliado para se adequar às dificuldades e problemas surgidos durante a mudança curricular. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000100062 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000100062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v26.1-010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.1 2002 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003114864640 |