Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wierzchon,Patrícia Maria
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200027
Resumo: Resumo: O modelo curricular da Aprendizagem Baseada em Problemas vem inovando o ensino médico na Universidade Estadual de Londrina. Tendo os grupos tutorias como alicerce e valendo-se de alternativas inteligentes como os PINs e o programa de habilidades e atitudes, o novo currículo vem desenvolvendo senso crítico e de liderança entre os estudantes. Cria-se uma relação cooperativa entre docentes e estudantes, visando a formação de médicos mais sensíveis às necessidades dos pacientes e capazes de oferecer serviços que possam proporcionar melhor qualidade de vida à população.
id ABEM-1_d2685ffbe2f049c6909141446db0cefe
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021999000200027
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da MudançaEducação médica - tendênciasAprendizado baseado em problemasResumo: O modelo curricular da Aprendizagem Baseada em Problemas vem inovando o ensino médico na Universidade Estadual de Londrina. Tendo os grupos tutorias como alicerce e valendo-se de alternativas inteligentes como os PINs e o programa de habilidades e atitudes, o novo currículo vem desenvolvendo senso crítico e de liderança entre os estudantes. Cria-se uma relação cooperativa entre docentes e estudantes, visando a formação de médicos mais sensíveis às necessidades dos pacientes e capazes de oferecer serviços que possam proporcionar melhor qualidade de vida à população.Associação Brasileira de Educação Médica1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200027Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v23.2-3-004info:eu-repo/semantics/openAccessWierzchon,Patrícia Mariapor2020-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021999000200027Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-09-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança
title Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança
spellingShingle Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança
Wierzchon,Patrícia Maria
Educação médica - tendências
Aprendizado baseado em problemas
title_short Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança
title_full Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança
title_fullStr Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança
title_full_unstemmed Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança
title_sort Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança
author Wierzchon,Patrícia Maria
author_facet Wierzchon,Patrícia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wierzchon,Patrícia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica - tendências
Aprendizado baseado em problemas
topic Educação médica - tendências
Aprendizado baseado em problemas
description Resumo: O modelo curricular da Aprendizagem Baseada em Problemas vem inovando o ensino médico na Universidade Estadual de Londrina. Tendo os grupos tutorias como alicerce e valendo-se de alternativas inteligentes como os PINs e o programa de habilidades e atitudes, o novo currículo vem desenvolvendo senso crítico e de liderança entre os estudantes. Cria-se uma relação cooperativa entre docentes e estudantes, visando a formação de médicos mais sensíveis às necessidades dos pacientes e capazes de oferecer serviços que possam proporcionar melhor qualidade de vida à população.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v23.2-3-004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002822311936