Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos,João José Batista de
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200011
Resumo: Resumo: O ensino de medicina na Universidade Estadual de londrina, vem se transformando significativamente com a implantação a partir de 1998, de uma nova estruturação curricular, que passou a adotar como eixo norteador a metodologia da aprendizagem baseada em problemas, orientada para a comunidade e centrada nas necessidades de aprendizagem dos estudantes. Este rico processo de incorporação de inovações na área de ensino­aprendizagem vem sendo vivenciado no âmbito do Centro de Ciências da Saúde nos últimos anos, como resultado de um prolongado, intenso e democrático processo de cons­trução. É fruto de várias semeaduras ocorridas nos últimos anos com o apoio da iniciativa UNI que funcionou como catalisadora do processo de busca das respostas as seguintes perguntas: Como construir a proposta de transformação do ensino médico? Como conseguir as transformações necessárias? Como torná-las duradouras? Quais são essas transformações? Quem deve participar delas? Enfrentando as resistências naturais e as oposições próprias de transformações desta natureza, espera-se poder compartilhar algumas das importantes lições aprendidas, como quem participa em processos ainda em marcha, necessariamente imperfeitos e insuficientes, porém que propiciaram a oportunidade de criação das estratégias para implementá-los, para além das simplificações.
id ABEM-1_9e5798aec7f674e9ecc8c12d35e0ee2c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021999000200011
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico no BrasilEducação médica - tendênciasAprendizado baseado em problemasResumo: O ensino de medicina na Universidade Estadual de londrina, vem se transformando significativamente com a implantação a partir de 1998, de uma nova estruturação curricular, que passou a adotar como eixo norteador a metodologia da aprendizagem baseada em problemas, orientada para a comunidade e centrada nas necessidades de aprendizagem dos estudantes. Este rico processo de incorporação de inovações na área de ensino­aprendizagem vem sendo vivenciado no âmbito do Centro de Ciências da Saúde nos últimos anos, como resultado de um prolongado, intenso e democrático processo de cons­trução. É fruto de várias semeaduras ocorridas nos últimos anos com o apoio da iniciativa UNI que funcionou como catalisadora do processo de busca das respostas as seguintes perguntas: Como construir a proposta de transformação do ensino médico? Como conseguir as transformações necessárias? Como torná-las duradouras? Quais são essas transformações? Quem deve participar delas? Enfrentando as resistências naturais e as oposições próprias de transformações desta natureza, espera-se poder compartilhar algumas das importantes lições aprendidas, como quem participa em processos ainda em marcha, necessariamente imperfeitos e insuficientes, porém que propiciaram a oportunidade de criação das estratégias para implementá-los, para além das simplificações.Associação Brasileira de Educação Médica1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200011Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v23.2-3-002info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,João José Batista depor2020-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021999000200011Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-09-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico no Brasil
title Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico no Brasil
spellingShingle Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico no Brasil
Campos,João José Batista de
Educação médica - tendências
Aprendizado baseado em problemas
title_short Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico no Brasil
title_full Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico no Brasil
title_fullStr Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico no Brasil
title_full_unstemmed Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico no Brasil
title_sort Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico no Brasil
author Campos,João José Batista de
author_facet Campos,João José Batista de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos,João José Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica - tendências
Aprendizado baseado em problemas
topic Educação médica - tendências
Aprendizado baseado em problemas
description Resumo: O ensino de medicina na Universidade Estadual de londrina, vem se transformando significativamente com a implantação a partir de 1998, de uma nova estruturação curricular, que passou a adotar como eixo norteador a metodologia da aprendizagem baseada em problemas, orientada para a comunidade e centrada nas necessidades de aprendizagem dos estudantes. Este rico processo de incorporação de inovações na área de ensino­aprendizagem vem sendo vivenciado no âmbito do Centro de Ciências da Saúde nos últimos anos, como resultado de um prolongado, intenso e democrático processo de cons­trução. É fruto de várias semeaduras ocorridas nos últimos anos com o apoio da iniciativa UNI que funcionou como catalisadora do processo de busca das respostas as seguintes perguntas: Como construir a proposta de transformação do ensino médico? Como conseguir as transformações necessárias? Como torná-las duradouras? Quais são essas transformações? Quem deve participar delas? Enfrentando as resistências naturais e as oposições próprias de transformações desta natureza, espera-se poder compartilhar algumas das importantes lições aprendidas, como quem participa em processos ainda em marcha, necessariamente imperfeitos e insuficientes, porém que propiciaram a oportunidade de criação das estratégias para implementá-los, para além das simplificações.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v23.2-3-002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002819166208