Software educacional: simulador de ventilação mecânica e seus efeitos hemodinâmicos
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000400223 |
Resumo: | Resumo: Introdução: O manejo adequado da ventilação mecânica (VM) é considerado de alta complexidade, e o uso de um simulador permite a aquisição de habilidades em ambiente seguro. Objetivo: O presente trabalho desenvolveu um software que simula o manejo da VM e sua interação cardiopulmonar. Método: Na elaboração do software, utilizou-se a Web Hipertext Markup Language (HTML) versão 5. Um engenheiro de software avaliou a qualidade técnica do simulador, e o conteúdo foi avaliado por especialistas da área, com o uso de instrumento de percepção com escala de Likert de concordância de cinco pontos. Resultado: O simulador desenvolvido disponibilizou referências teóricas, escolha de situações clínicas, alteração de parâmetros de ventilação, monitorização de mecânica ventilatória e hemodinâmica, gasometria arterial e animações. A qualidade foi aprovada pelo engenheiro de software. Na avaliação do conteúdo por especialistas, a média geral dos pontos de Likert (L) e concordância (Co) para as assertivas foram: para “disponível para aluno on-line” (L = 4,29 e Co = 85,7%), para “disponível para aluno extraclasse” (L = 4,856 e Co = 100%), para “estimular o raciocínio” (L = 5 e Co = 100%), para “excesso de conteúdo” (L = 3,14 e Co = 28,6%) e para “fácil de usar” (L = 3,43 e Co = 71,4%). O índice de validade do conteúdo médio foi igual a 0,86. Corrigiram-se os erros encontrados pelos especialistas. A concordância para disponibilidade do simulador para aluno exigiu melhora da ajuda nos parâmetros de ventilação, nas condutas não VM, dois níveis de dificuldade e diminuição da poluição visual. Conclusão: Os especialistas consideraram esse simulador como uma ferramenta facilitadora para o ensino da interação cardiopulmonar na VM. |
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