O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayernyik,Marcelo de Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira,Fabio Alves Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100011
Resumo: RESUMO O presente artigo apresenta alguns pontos essenciais do pensamento do filósofo Michael Slote em sua obra “The ethics of care and empathy”. Situamos a sua produção no contexto em que a ética do cuidado foi desenvolvida e problematizada, evidenciando, sobretudo, a questão de gênero que atravessa essa perspectiva ética. Assim, convocamos autores e autoras que dialogam estreitamente com as questões levantadas por Slote como interlocutores fundamentais para se pensar a empatia como componente fundamental da ética do cuidado. Em sequência, resgatamos o sentido ontológico do cuidado e da responsabilidade, correlacionando-os com a prática do cuidado em saúde. Ao final, apresentamos um caso paradigmático para um debate concreto da ética do cuidado e empatia no âmbito da educação moral, destacando sua importância no processo de formação dos profissionais de saúde no Brasil.
id ABEM-1_cde545e0d4a48d3761d934cd2a5cb5b3
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000100011
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em SaúdeÉticaEmpatiaIdentidade de GêneroDesenvolvimento MoralEducação SuperiorCuidado Centrado no PacienteEducação MédicaRESUMO O presente artigo apresenta alguns pontos essenciais do pensamento do filósofo Michael Slote em sua obra “The ethics of care and empathy”. Situamos a sua produção no contexto em que a ética do cuidado foi desenvolvida e problematizada, evidenciando, sobretudo, a questão de gênero que atravessa essa perspectiva ética. Assim, convocamos autores e autoras que dialogam estreitamente com as questões levantadas por Slote como interlocutores fundamentais para se pensar a empatia como componente fundamental da ética do cuidado. Em sequência, resgatamos o sentido ontológico do cuidado e da responsabilidade, correlacionando-os com a prática do cuidado em saúde. Ao final, apresentamos um caso paradigmático para um debate concreto da ética do cuidado e empatia no âmbito da educação moral, destacando sua importância no processo de formação dos profissionais de saúde no Brasil.Associação Brasileira de Educação Médica2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100011Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n1e01752015info:eu-repo/semantics/openAccessMayernyik,Marcelo de AlmeidaOliveira,Fabio Alves Gomes depor2016-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000100011Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-05-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde
title O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde
spellingShingle O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde
Mayernyik,Marcelo de Almeida
Ética
Empatia
Identidade de Gênero
Desenvolvimento Moral
Educação Superior
Cuidado Centrado no Paciente
Educação Médica
title_short O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde
title_full O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde
title_fullStr O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde
title_full_unstemmed O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde
title_sort O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde
author Mayernyik,Marcelo de Almeida
author_facet Mayernyik,Marcelo de Almeida
Oliveira,Fabio Alves Gomes de
author_role author
author2 Oliveira,Fabio Alves Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mayernyik,Marcelo de Almeida
Oliveira,Fabio Alves Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Empatia
Identidade de Gênero
Desenvolvimento Moral
Educação Superior
Cuidado Centrado no Paciente
Educação Médica
topic Ética
Empatia
Identidade de Gênero
Desenvolvimento Moral
Educação Superior
Cuidado Centrado no Paciente
Educação Médica
description RESUMO O presente artigo apresenta alguns pontos essenciais do pensamento do filósofo Michael Slote em sua obra “The ethics of care and empathy”. Situamos a sua produção no contexto em que a ética do cuidado foi desenvolvida e problematizada, evidenciando, sobretudo, a questão de gênero que atravessa essa perspectiva ética. Assim, convocamos autores e autoras que dialogam estreitamente com as questões levantadas por Slote como interlocutores fundamentais para se pensar a empatia como componente fundamental da ética do cuidado. Em sequência, resgatamos o sentido ontológico do cuidado e da responsabilidade, correlacionando-os com a prática do cuidado em saúde. Ao final, apresentamos um caso paradigmático para um debate concreto da ética do cuidado e empatia no âmbito da educação moral, destacando sua importância no processo de formação dos profissionais de saúde no Brasil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n1e01752015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006105403392