O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100011 |
Resumo: | RESUMO O presente artigo apresenta alguns pontos essenciais do pensamento do filósofo Michael Slote em sua obra “The ethics of care and empathy”. Situamos a sua produção no contexto em que a ética do cuidado foi desenvolvida e problematizada, evidenciando, sobretudo, a questão de gênero que atravessa essa perspectiva ética. Assim, convocamos autores e autoras que dialogam estreitamente com as questões levantadas por Slote como interlocutores fundamentais para se pensar a empatia como componente fundamental da ética do cuidado. Em sequência, resgatamos o sentido ontológico do cuidado e da responsabilidade, correlacionando-os com a prática do cuidado em saúde. Ao final, apresentamos um caso paradigmático para um debate concreto da ética do cuidado e empatia no âmbito da educação moral, destacando sua importância no processo de formação dos profissionais de saúde no Brasil. |
id |
ABEM-1_cde545e0d4a48d3761d934cd2a5cb5b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022016000100011 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em SaúdeÉticaEmpatiaIdentidade de GêneroDesenvolvimento MoralEducação SuperiorCuidado Centrado no PacienteEducação MédicaRESUMO O presente artigo apresenta alguns pontos essenciais do pensamento do filósofo Michael Slote em sua obra “The ethics of care and empathy”. Situamos a sua produção no contexto em que a ética do cuidado foi desenvolvida e problematizada, evidenciando, sobretudo, a questão de gênero que atravessa essa perspectiva ética. Assim, convocamos autores e autoras que dialogam estreitamente com as questões levantadas por Slote como interlocutores fundamentais para se pensar a empatia como componente fundamental da ética do cuidado. Em sequência, resgatamos o sentido ontológico do cuidado e da responsabilidade, correlacionando-os com a prática do cuidado em saúde. Ao final, apresentamos um caso paradigmático para um debate concreto da ética do cuidado e empatia no âmbito da educação moral, destacando sua importância no processo de formação dos profissionais de saúde no Brasil.Associação Brasileira de Educação Médica2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100011Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n1e01752015info:eu-repo/semantics/openAccessMayernyik,Marcelo de AlmeidaOliveira,Fabio Alves Gomes depor2016-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000100011Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-05-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde |
title |
O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde |
spellingShingle |
O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde Mayernyik,Marcelo de Almeida Ética Empatia Identidade de Gênero Desenvolvimento Moral Educação Superior Cuidado Centrado no Paciente Educação Médica |
title_short |
O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde |
title_full |
O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde |
title_fullStr |
O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde |
title_full_unstemmed |
O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde |
title_sort |
O Cuidado Empático: Contribuições para a Ética e Sua Interface com a Educação Moral na Formação em Saúde |
author |
Mayernyik,Marcelo de Almeida |
author_facet |
Mayernyik,Marcelo de Almeida Oliveira,Fabio Alves Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Fabio Alves Gomes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mayernyik,Marcelo de Almeida Oliveira,Fabio Alves Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Empatia Identidade de Gênero Desenvolvimento Moral Educação Superior Cuidado Centrado no Paciente Educação Médica |
topic |
Ética Empatia Identidade de Gênero Desenvolvimento Moral Educação Superior Cuidado Centrado no Paciente Educação Médica |
description |
RESUMO O presente artigo apresenta alguns pontos essenciais do pensamento do filósofo Michael Slote em sua obra “The ethics of care and empathy”. Situamos a sua produção no contexto em que a ética do cuidado foi desenvolvida e problematizada, evidenciando, sobretudo, a questão de gênero que atravessa essa perspectiva ética. Assim, convocamos autores e autoras que dialogam estreitamente com as questões levantadas por Slote como interlocutores fundamentais para se pensar a empatia como componente fundamental da ética do cuidado. Em sequência, resgatamos o sentido ontológico do cuidado e da responsabilidade, correlacionando-os com a prática do cuidado em saúde. Ao final, apresentamos um caso paradigmático para um debate concreto da ética do cuidado e empatia no âmbito da educação moral, destacando sua importância no processo de formação dos profissionais de saúde no Brasil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-52712015v40n1e01752015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303006105403392 |