Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretto,Renato Alves
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Mansur,Odila F. Carvalho, Araújo Júnior,Jair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100019
Resumo: Resumo: Traça-se o perfil do estudante de Medicina e do médico, buscando encontrar uma dimensão humana no processo ensino-aprendizagem em Educação Médica. Evidencia-se o caráter ansiogênico da prática médica e os riscos advindos à saúde mental do profissional. Visando a uma educação humanista, propõe-se mais debates sobre emoções, sociopatias e relação médico-paciente, pressupostos básicos à saúde mental na formação do médico. Sugere-se a criação de condições para expressão corporal e verbalização. Ressaltam-se a interconsulta, a interdisciplinaridade e a operacionalização de um Serviço de Apaio ao Educando como condições básicas para a humanização do processo e dos atores.
id ABEM-1_cef251f7b1360ac52f61360d59852f01
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021998000100019
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Humanismo e Tecnicismo na Formação MédicaEducação MédicaHumanismoÉticaTecnologiaResumo: Traça-se o perfil do estudante de Medicina e do médico, buscando encontrar uma dimensão humana no processo ensino-aprendizagem em Educação Médica. Evidencia-se o caráter ansiogênico da prática médica e os riscos advindos à saúde mental do profissional. Visando a uma educação humanista, propõe-se mais debates sobre emoções, sociopatias e relação médico-paciente, pressupostos básicos à saúde mental na formação do médico. Sugere-se a criação de condições para expressão corporal e verbalização. Ressaltam-se a interconsulta, a interdisciplinaridade e a operacionalização de um Serviço de Apaio ao Educando como condições básicas para a humanização do processo e dos atores.Associação Brasileira de Educação Médica1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100019Revista Brasileira de Educação Médica v.22 n.1 1998reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v22.1-003info:eu-repo/semantics/openAccessMoretto,Renato AlvesMansur,Odila F. CarvalhoAraújo Júnior,Jairpor2020-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021998000100019Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-10-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica
title Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica
spellingShingle Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica
Moretto,Renato Alves
Educação Médica
Humanismo
Ética
Tecnologia
title_short Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica
title_full Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica
title_fullStr Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica
title_full_unstemmed Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica
title_sort Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica
author Moretto,Renato Alves
author_facet Moretto,Renato Alves
Mansur,Odila F. Carvalho
Araújo Júnior,Jair
author_role author
author2 Mansur,Odila F. Carvalho
Araújo Júnior,Jair
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretto,Renato Alves
Mansur,Odila F. Carvalho
Araújo Júnior,Jair
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Humanismo
Ética
Tecnologia
topic Educação Médica
Humanismo
Ética
Tecnologia
description Resumo: Traça-se o perfil do estudante de Medicina e do médico, buscando encontrar uma dimensão humana no processo ensino-aprendizagem em Educação Médica. Evidencia-se o caráter ansiogênico da prática médica e os riscos advindos à saúde mental do profissional. Visando a uma educação humanista, propõe-se mais debates sobre emoções, sociopatias e relação médico-paciente, pressupostos básicos à saúde mental na formação do médico. Sugere-se a criação de condições para expressão corporal e verbalização. Ressaltam-se a interconsulta, a interdisciplinaridade e a operacionalização de um Serviço de Apaio ao Educando como condições básicas para a humanização do processo e dos atores.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v22.1-003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.22 n.1 1998
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002794000384