Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100019 |
Resumo: | Resumo: Traça-se o perfil do estudante de Medicina e do médico, buscando encontrar uma dimensão humana no processo ensino-aprendizagem em Educação Médica. Evidencia-se o caráter ansiogênico da prática médica e os riscos advindos à saúde mental do profissional. Visando a uma educação humanista, propõe-se mais debates sobre emoções, sociopatias e relação médico-paciente, pressupostos básicos à saúde mental na formação do médico. Sugere-se a criação de condições para expressão corporal e verbalização. Ressaltam-se a interconsulta, a interdisciplinaridade e a operacionalização de um Serviço de Apaio ao Educando como condições básicas para a humanização do processo e dos atores. |
id |
ABEM-1_cef251f7b1360ac52f61360d59852f01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021998000100019 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Humanismo e Tecnicismo na Formação MédicaEducação MédicaHumanismoÉticaTecnologiaResumo: Traça-se o perfil do estudante de Medicina e do médico, buscando encontrar uma dimensão humana no processo ensino-aprendizagem em Educação Médica. Evidencia-se o caráter ansiogênico da prática médica e os riscos advindos à saúde mental do profissional. Visando a uma educação humanista, propõe-se mais debates sobre emoções, sociopatias e relação médico-paciente, pressupostos básicos à saúde mental na formação do médico. Sugere-se a criação de condições para expressão corporal e verbalização. Ressaltam-se a interconsulta, a interdisciplinaridade e a operacionalização de um Serviço de Apaio ao Educando como condições básicas para a humanização do processo e dos atores.Associação Brasileira de Educação Médica1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100019Revista Brasileira de Educação Médica v.22 n.1 1998reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v22.1-003info:eu-repo/semantics/openAccessMoretto,Renato AlvesMansur,Odila F. CarvalhoAraújo Júnior,Jairpor2020-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021998000100019Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-10-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica |
title |
Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica |
spellingShingle |
Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica Moretto,Renato Alves Educação Médica Humanismo Ética Tecnologia |
title_short |
Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica |
title_full |
Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica |
title_fullStr |
Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica |
title_full_unstemmed |
Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica |
title_sort |
Humanismo e Tecnicismo na Formação Médica |
author |
Moretto,Renato Alves |
author_facet |
Moretto,Renato Alves Mansur,Odila F. Carvalho Araújo Júnior,Jair |
author_role |
author |
author2 |
Mansur,Odila F. Carvalho Araújo Júnior,Jair |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretto,Renato Alves Mansur,Odila F. Carvalho Araújo Júnior,Jair |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Humanismo Ética Tecnologia |
topic |
Educação Médica Humanismo Ética Tecnologia |
description |
Resumo: Traça-se o perfil do estudante de Medicina e do médico, buscando encontrar uma dimensão humana no processo ensino-aprendizagem em Educação Médica. Evidencia-se o caráter ansiogênico da prática médica e os riscos advindos à saúde mental do profissional. Visando a uma educação humanista, propõe-se mais debates sobre emoções, sociopatias e relação médico-paciente, pressupostos básicos à saúde mental na formação do médico. Sugere-se a criação de condições para expressão corporal e verbalização. Ressaltam-se a interconsulta, a interdisciplinaridade e a operacionalização de um Serviço de Apaio ao Educando como condições básicas para a humanização do processo e dos atores. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v22.1-003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.22 n.1 1998 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002794000384 |