Graduação e Prática Médica: Expectativas e Concepções de Estudantes de Medicina do 1° ao 6° ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300198 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste estudo é conhece, as concepções e expectativas do estudante de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM) em relação à graduação e à sua futura prática profissional. O procedimento metodológico compreendeu entrevistas semi-estruturadas com 40 estudantes do 1° ao 6° ano, distribuídos equitativamente em três grandes blocos: 1°e 2° anos, 3° e 4° anos, e 5° e 6° anos. Os resultados foram agrupados em categorias: papel do aluno e suas especificidades, expectativas e dificuldades em relação ao curso, papel da escola, expectativas relativas à prática médica e preocupações em relação ao futuro profissional. A análise revelou que ser um bom médico é a expectativa central de todos os alunos. A concepção do ‘bom médico’ muda com o desenrolar do curso: uma visão idealizada da profissão é progressivamente substituída por uma aproximação mais realista da mesma. A expectativa em relação ao curso acompanha estas mudanças de concepção de ‘bom médico’ e altera os papéis como acadêmicos da aquisição e acúmulo de informações à ênfase no aprender fazendo, culminando com a preocupação com o preparo para o exame de Residência Médica. |
id |
ABEM-1_d5e7cda12e6feb2bdd9c4f5c1290e5d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022004000300198 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Graduação e Prática Médica: Expectativas e Concepções de Estudantes de Medicina do 1° ao 6° anoEducação MédicaEstudantes de MedicinaPrática ProfissionalResumo: O objetivo deste estudo é conhece, as concepções e expectativas do estudante de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM) em relação à graduação e à sua futura prática profissional. O procedimento metodológico compreendeu entrevistas semi-estruturadas com 40 estudantes do 1° ao 6° ano, distribuídos equitativamente em três grandes blocos: 1°e 2° anos, 3° e 4° anos, e 5° e 6° anos. Os resultados foram agrupados em categorias: papel do aluno e suas especificidades, expectativas e dificuldades em relação ao curso, papel da escola, expectativas relativas à prática médica e preocupações em relação ao futuro profissional. A análise revelou que ser um bom médico é a expectativa central de todos os alunos. A concepção do ‘bom médico’ muda com o desenrolar do curso: uma visão idealizada da profissão é progressivamente substituída por uma aproximação mais realista da mesma. A expectativa em relação ao curso acompanha estas mudanças de concepção de ‘bom médico’ e altera os papéis como acadêmicos da aquisição e acúmulo de informações à ênfase no aprender fazendo, culminando com a preocupação com o preparo para o exame de Residência Médica.Associação Brasileira de Educação Médica2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300198Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.3 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.3-026info:eu-repo/semantics/openAccessDini,Patrícia SkolaudeBatista,Nildo Alvespor2020-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000300198Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Graduação e Prática Médica: Expectativas e Concepções de Estudantes de Medicina do 1° ao 6° ano |
title |
Graduação e Prática Médica: Expectativas e Concepções de Estudantes de Medicina do 1° ao 6° ano |
spellingShingle |
Graduação e Prática Médica: Expectativas e Concepções de Estudantes de Medicina do 1° ao 6° ano Dini,Patrícia Skolaude Educação Médica Estudantes de Medicina Prática Profissional |
title_short |
Graduação e Prática Médica: Expectativas e Concepções de Estudantes de Medicina do 1° ao 6° ano |
title_full |
Graduação e Prática Médica: Expectativas e Concepções de Estudantes de Medicina do 1° ao 6° ano |
title_fullStr |
Graduação e Prática Médica: Expectativas e Concepções de Estudantes de Medicina do 1° ao 6° ano |
title_full_unstemmed |
Graduação e Prática Médica: Expectativas e Concepções de Estudantes de Medicina do 1° ao 6° ano |
title_sort |
Graduação e Prática Médica: Expectativas e Concepções de Estudantes de Medicina do 1° ao 6° ano |
author |
Dini,Patrícia Skolaude |
author_facet |
Dini,Patrícia Skolaude Batista,Nildo Alves |
author_role |
author |
author2 |
Batista,Nildo Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dini,Patrícia Skolaude Batista,Nildo Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Estudantes de Medicina Prática Profissional |
topic |
Educação Médica Estudantes de Medicina Prática Profissional |
description |
Resumo: O objetivo deste estudo é conhece, as concepções e expectativas do estudante de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM) em relação à graduação e à sua futura prática profissional. O procedimento metodológico compreendeu entrevistas semi-estruturadas com 40 estudantes do 1° ao 6° ano, distribuídos equitativamente em três grandes blocos: 1°e 2° anos, 3° e 4° anos, e 5° e 6° anos. Os resultados foram agrupados em categorias: papel do aluno e suas especificidades, expectativas e dificuldades em relação ao curso, papel da escola, expectativas relativas à prática médica e preocupações em relação ao futuro profissional. A análise revelou que ser um bom médico é a expectativa central de todos os alunos. A concepção do ‘bom médico’ muda com o desenrolar do curso: uma visão idealizada da profissão é progressivamente substituída por uma aproximação mais realista da mesma. A expectativa em relação ao curso acompanha estas mudanças de concepção de ‘bom médico’ e altera os papéis como acadêmicos da aquisição e acúmulo de informações à ênfase no aprender fazendo, culminando com a preocupação com o preparo para o exame de Residência Médica. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300198 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v28.3-026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.3 2004 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003436777472 |