Ensino de Nutrição Clínica nas Escolas Médicas de Minas Gerais: Estado Atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000100053 |
Resumo: | RESUMO: O médico deve capacitar-se na educação nutricional de pacientes e no tratamento de problemas nutricionais. Objetivo: verificar a existênci,1 de cursos de Nutrição Clínica (nutrologia) no currículo de graduação das dez escolas médicas de Minas Gerais. Métodos: informações padronizadas sobre o ensino de nutrolagia foram solicitadas aos coordenadores de graduação em março de 1996 e janeiro de 1997. Resultados: apenas uma EM não informou; sete referiram inexistência do curso. Na UFMG, há curso regular, optativo; em Uberaba, o curso é obrigatório, tem carga de 40 horas totais, com 15 horas de teoria. No internato em clínica médica, os alunos realizam avaliação nutricional e discutem casos clínicos de adultos hospitalizados. Conclusões: na maioria das EM mineiras, não há treinamento para diagnóstico e tratamento das doenças nutricionais durante a graduação. A falta de professores e de identidade da nutrologia no contexto da Clínica Médica é uma possível explicação para esta deficiência do ensino médico. |
id |
ABEM-1_df5e375b3f4f3dac09942e0b9c975f77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021999000100053 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Nutrição Clínica nas Escolas Médicas de Minas Gerais: Estado AtualNutrição - educaçãoEducação médicaEscolas médicasRESUMO: O médico deve capacitar-se na educação nutricional de pacientes e no tratamento de problemas nutricionais. Objetivo: verificar a existênci,1 de cursos de Nutrição Clínica (nutrologia) no currículo de graduação das dez escolas médicas de Minas Gerais. Métodos: informações padronizadas sobre o ensino de nutrolagia foram solicitadas aos coordenadores de graduação em março de 1996 e janeiro de 1997. Resultados: apenas uma EM não informou; sete referiram inexistência do curso. Na UFMG, há curso regular, optativo; em Uberaba, o curso é obrigatório, tem carga de 40 horas totais, com 15 horas de teoria. No internato em clínica médica, os alunos realizam avaliação nutricional e discutem casos clínicos de adultos hospitalizados. Conclusões: na maioria das EM mineiras, não há treinamento para diagnóstico e tratamento das doenças nutricionais durante a graduação. A falta de professores e de identidade da nutrologia no contexto da Clínica Médica é uma possível explicação para esta deficiência do ensino médico.Associação Brasileira de Educação Médica1999-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000100053Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.1 1999reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v23.1-008info:eu-repo/semantics/openAccessCunha,Daniel Ferreira daCunha,Selma Freire de Carvalho dapor2020-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021999000100053Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-08-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Nutrição Clínica nas Escolas Médicas de Minas Gerais: Estado Atual |
title |
Ensino de Nutrição Clínica nas Escolas Médicas de Minas Gerais: Estado Atual |
spellingShingle |
Ensino de Nutrição Clínica nas Escolas Médicas de Minas Gerais: Estado Atual Cunha,Daniel Ferreira da Nutrição - educação Educação médica Escolas médicas |
title_short |
Ensino de Nutrição Clínica nas Escolas Médicas de Minas Gerais: Estado Atual |
title_full |
Ensino de Nutrição Clínica nas Escolas Médicas de Minas Gerais: Estado Atual |
title_fullStr |
Ensino de Nutrição Clínica nas Escolas Médicas de Minas Gerais: Estado Atual |
title_full_unstemmed |
Ensino de Nutrição Clínica nas Escolas Médicas de Minas Gerais: Estado Atual |
title_sort |
Ensino de Nutrição Clínica nas Escolas Médicas de Minas Gerais: Estado Atual |
author |
Cunha,Daniel Ferreira da |
author_facet |
Cunha,Daniel Ferreira da Cunha,Selma Freire de Carvalho da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha,Selma Freire de Carvalho da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha,Daniel Ferreira da Cunha,Selma Freire de Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nutrição - educação Educação médica Escolas médicas |
topic |
Nutrição - educação Educação médica Escolas médicas |
description |
RESUMO: O médico deve capacitar-se na educação nutricional de pacientes e no tratamento de problemas nutricionais. Objetivo: verificar a existênci,1 de cursos de Nutrição Clínica (nutrologia) no currículo de graduação das dez escolas médicas de Minas Gerais. Métodos: informações padronizadas sobre o ensino de nutrolagia foram solicitadas aos coordenadores de graduação em março de 1996 e janeiro de 1997. Resultados: apenas uma EM não informou; sete referiram inexistência do curso. Na UFMG, há curso regular, optativo; em Uberaba, o curso é obrigatório, tem carga de 40 horas totais, com 15 horas de teoria. No internato em clínica médica, os alunos realizam avaliação nutricional e discutem casos clínicos de adultos hospitalizados. Conclusões: na maioria das EM mineiras, não há treinamento para diagnóstico e tratamento das doenças nutricionais durante a graduação. A falta de professores e de identidade da nutrologia no contexto da Clínica Médica é uma possível explicação para esta deficiência do ensino médico. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000100053 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000100053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v23.1-008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.1 1999 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002818117632 |