O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300008 |
Resumo: | As atividades em busca de complementação da formação e aumento da experiência clínica dos alunos de Medicina - eqüidistantes e livres de controles acadêmicos - configuram o chamado "currículo paralelo". O objetivo deste trabalho foi estudar o "currículo paralelo" dos alunos do ciclo profissional do curso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, relativo ao primeiro semestre de 2004. Foram entrevistados 232 alunos, por meio de questionário estruturado, com dez seções, que avaliaram as atividades extracurriculares de plantões, enfermarias, ambulatórios, projetos, grupos de estudo, grupos de raciocínio clínico, extensão e publicações. Cada estudante respondeu sobre o período em curso (primeiro semestre de 2004) e sobre o período anterior. Os resultados mostraram que o "currículo paralelo" estava presente para a grande maioria dos alunos, com 82,5% deles com atividades e uma média de 3,4 por aluno e ocupando, em média, 8,2 horas semanais. A atividade mais presente foi a de extensão, seguida pelas de projetos e plantões. As principais motivações para as atividades foram a aquisição de maior experiência clínica e um melhor currículo. |
id |
ABEM-1_75331206ecd820c7e374b7e3ee6644d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022007000300008 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas GeraisEducação MédicaCurrículoEducação SuperiorEscolas MédicasAs atividades em busca de complementação da formação e aumento da experiência clínica dos alunos de Medicina - eqüidistantes e livres de controles acadêmicos - configuram o chamado "currículo paralelo". O objetivo deste trabalho foi estudar o "currículo paralelo" dos alunos do ciclo profissional do curso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, relativo ao primeiro semestre de 2004. Foram entrevistados 232 alunos, por meio de questionário estruturado, com dez seções, que avaliaram as atividades extracurriculares de plantões, enfermarias, ambulatórios, projetos, grupos de estudo, grupos de raciocínio clínico, extensão e publicações. Cada estudante respondeu sobre o período em curso (primeiro semestre de 2004) e sobre o período anterior. Os resultados mostraram que o "currículo paralelo" estava presente para a grande maioria dos alunos, com 82,5% deles com atividades e uma média de 3,4 por aluno e ocupando, em média, 8,2 horas semanais. A atividade mais presente foi a de extensão, seguida pelas de projetos e plantões. As principais motivações para as atividades foram a aquisição de maior experiência clínica e um melhor currículo.Associação Brasileira de Educação Médica2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300008Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.3 2007reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022007000300008info:eu-repo/semantics/openAccessTavares,Ari de PinhoFerreira,Roberto AssisFrança,Elisabeth BarbozaFonseca Junior,Carlos AlfredoLopes,Gustavo CoelhoDantas,Nayanne Gama TeixeiraCardoso,Séphora Augusta Vieirapor2008-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022007000300008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2008-03-10T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais |
title |
O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais |
spellingShingle |
O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais Tavares,Ari de Pinho Educação Médica Currículo Educação Superior Escolas Médicas |
title_short |
O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais |
title_full |
O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais |
title_fullStr |
O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais |
title_sort |
O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais |
author |
Tavares,Ari de Pinho |
author_facet |
Tavares,Ari de Pinho Ferreira,Roberto Assis França,Elisabeth Barboza Fonseca Junior,Carlos Alfredo Lopes,Gustavo Coelho Dantas,Nayanne Gama Teixeira Cardoso,Séphora Augusta Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira,Roberto Assis França,Elisabeth Barboza Fonseca Junior,Carlos Alfredo Lopes,Gustavo Coelho Dantas,Nayanne Gama Teixeira Cardoso,Séphora Augusta Vieira |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares,Ari de Pinho Ferreira,Roberto Assis França,Elisabeth Barboza Fonseca Junior,Carlos Alfredo Lopes,Gustavo Coelho Dantas,Nayanne Gama Teixeira Cardoso,Séphora Augusta Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Currículo Educação Superior Escolas Médicas |
topic |
Educação Médica Currículo Educação Superior Escolas Médicas |
description |
As atividades em busca de complementação da formação e aumento da experiência clínica dos alunos de Medicina - eqüidistantes e livres de controles acadêmicos - configuram o chamado "currículo paralelo". O objetivo deste trabalho foi estudar o "currículo paralelo" dos alunos do ciclo profissional do curso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, relativo ao primeiro semestre de 2004. Foram entrevistados 232 alunos, por meio de questionário estruturado, com dez seções, que avaliaram as atividades extracurriculares de plantões, enfermarias, ambulatórios, projetos, grupos de estudo, grupos de raciocínio clínico, extensão e publicações. Cada estudante respondeu sobre o período em curso (primeiro semestre de 2004) e sobre o período anterior. Os resultados mostraram que o "currículo paralelo" estava presente para a grande maioria dos alunos, com 82,5% deles com atividades e uma média de 3,4 por aluno e ocupando, em média, 8,2 horas semanais. A atividade mais presente foi a de extensão, seguida pelas de projetos e plantões. As principais motivações para as atividades foram a aquisição de maior experiência clínica e um melhor currículo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022007000300008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.3 2007 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003791196160 |