O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares,Ari de Pinho
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ferreira,Roberto Assis, França,Elisabeth Barboza, Fonseca Junior,Carlos Alfredo, Lopes,Gustavo Coelho, Dantas,Nayanne Gama Teixeira, Cardoso,Séphora Augusta Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300008
Resumo: As atividades em busca de complementação da formação e aumento da experiência clínica dos alunos de Medicina - eqüidistantes e livres de controles acadêmicos - configuram o chamado "currículo paralelo". O objetivo deste trabalho foi estudar o "currículo paralelo" dos alunos do ciclo profissional do curso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, relativo ao primeiro semestre de 2004. Foram entrevistados 232 alunos, por meio de questionário estruturado, com dez seções, que avaliaram as atividades extracurriculares de plantões, enfermarias, ambulatórios, projetos, grupos de estudo, grupos de raciocínio clínico, extensão e publicações. Cada estudante respondeu sobre o período em curso (primeiro semestre de 2004) e sobre o período anterior. Os resultados mostraram que o "currículo paralelo" estava presente para a grande maioria dos alunos, com 82,5% deles com atividades e uma média de 3,4 por aluno e ocupando, em média, 8,2 horas semanais. A atividade mais presente foi a de extensão, seguida pelas de projetos e plantões. As principais motivações para as atividades foram a aquisição de maior experiência clínica e um melhor currículo.
id ABEM-1_75331206ecd820c7e374b7e3ee6644d1
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022007000300008
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas GeraisEducação MédicaCurrículoEducação SuperiorEscolas MédicasAs atividades em busca de complementação da formação e aumento da experiência clínica dos alunos de Medicina - eqüidistantes e livres de controles acadêmicos - configuram o chamado "currículo paralelo". O objetivo deste trabalho foi estudar o "currículo paralelo" dos alunos do ciclo profissional do curso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, relativo ao primeiro semestre de 2004. Foram entrevistados 232 alunos, por meio de questionário estruturado, com dez seções, que avaliaram as atividades extracurriculares de plantões, enfermarias, ambulatórios, projetos, grupos de estudo, grupos de raciocínio clínico, extensão e publicações. Cada estudante respondeu sobre o período em curso (primeiro semestre de 2004) e sobre o período anterior. Os resultados mostraram que o "currículo paralelo" estava presente para a grande maioria dos alunos, com 82,5% deles com atividades e uma média de 3,4 por aluno e ocupando, em média, 8,2 horas semanais. A atividade mais presente foi a de extensão, seguida pelas de projetos e plantões. As principais motivações para as atividades foram a aquisição de maior experiência clínica e um melhor currículo.Associação Brasileira de Educação Médica2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300008Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.3 2007reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022007000300008info:eu-repo/semantics/openAccessTavares,Ari de PinhoFerreira,Roberto AssisFrança,Elisabeth BarbozaFonseca Junior,Carlos AlfredoLopes,Gustavo CoelhoDantas,Nayanne Gama TeixeiraCardoso,Séphora Augusta Vieirapor2008-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022007000300008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2008-03-10T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
title O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
spellingShingle O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
Tavares,Ari de Pinho
Educação Médica
Currículo
Educação Superior
Escolas Médicas
title_short O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
title_full O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
title_fullStr O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
title_full_unstemmed O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
title_sort O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
author Tavares,Ari de Pinho
author_facet Tavares,Ari de Pinho
Ferreira,Roberto Assis
França,Elisabeth Barboza
Fonseca Junior,Carlos Alfredo
Lopes,Gustavo Coelho
Dantas,Nayanne Gama Teixeira
Cardoso,Séphora Augusta Vieira
author_role author
author2 Ferreira,Roberto Assis
França,Elisabeth Barboza
Fonseca Junior,Carlos Alfredo
Lopes,Gustavo Coelho
Dantas,Nayanne Gama Teixeira
Cardoso,Séphora Augusta Vieira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares,Ari de Pinho
Ferreira,Roberto Assis
França,Elisabeth Barboza
Fonseca Junior,Carlos Alfredo
Lopes,Gustavo Coelho
Dantas,Nayanne Gama Teixeira
Cardoso,Séphora Augusta Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Currículo
Educação Superior
Escolas Médicas
topic Educação Médica
Currículo
Educação Superior
Escolas Médicas
description As atividades em busca de complementação da formação e aumento da experiência clínica dos alunos de Medicina - eqüidistantes e livres de controles acadêmicos - configuram o chamado "currículo paralelo". O objetivo deste trabalho foi estudar o "currículo paralelo" dos alunos do ciclo profissional do curso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, relativo ao primeiro semestre de 2004. Foram entrevistados 232 alunos, por meio de questionário estruturado, com dez seções, que avaliaram as atividades extracurriculares de plantões, enfermarias, ambulatórios, projetos, grupos de estudo, grupos de raciocínio clínico, extensão e publicações. Cada estudante respondeu sobre o período em curso (primeiro semestre de 2004) e sobre o período anterior. Os resultados mostraram que o "currículo paralelo" estava presente para a grande maioria dos alunos, com 82,5% deles com atividades e uma média de 3,4 por aluno e ocupando, em média, 8,2 horas semanais. A atividade mais presente foi a de extensão, seguida pelas de projetos e plantões. As principais motivações para as atividades foram a aquisição de maior experiência clínica e um melhor currículo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022007000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.3 2007
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003791196160