Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300005 |
Resumo: | O presente estudo trata das tendências pedagógicas que norteiam a prática educativa dos professores de Enfermagem com o objetivo de analisá-las com base nos elementos que constituem a atividade docente. Utilizou-se a pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos do estudo foram professoras de um curso de Enfermagem da Região Nordeste. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Na análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo, que gerou três núcleos temáticos: tendência pedagógica: transição e conflito; elementos da atividade docente; as relações pedagógicas: os sujeitos da práxis pedagógica. Revelou-se uma transição de abordagens liberais para progressistas entre os docentes, acarretando um conflito entre metodologias e estratégias de ensino. Embora haja uma aproximação das concepções emancipatórias, ainda não se tem uma conformidade na prática pedagógica. Deste modo, o presente estudo contribui para ampliar o debate que envolve a temática, possibilitando melhor embasamento teórico para a discussão das questões referentes ao ensino de Enfermagem. |
id |
ABEM-1_ea64f0d5cad3a7465f1740ecea932a0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022013000300005 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagemEducação em EnfermagemPrática do Docente de EnfermagemEducação SuperiorO presente estudo trata das tendências pedagógicas que norteiam a prática educativa dos professores de Enfermagem com o objetivo de analisá-las com base nos elementos que constituem a atividade docente. Utilizou-se a pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos do estudo foram professoras de um curso de Enfermagem da Região Nordeste. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Na análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo, que gerou três núcleos temáticos: tendência pedagógica: transição e conflito; elementos da atividade docente; as relações pedagógicas: os sujeitos da práxis pedagógica. Revelou-se uma transição de abordagens liberais para progressistas entre os docentes, acarretando um conflito entre metodologias e estratégias de ensino. Embora haja uma aproximação das concepções emancipatórias, ainda não se tem uma conformidade na prática pedagógica. Deste modo, o presente estudo contribui para ampliar o debate que envolve a temática, possibilitando melhor embasamento teórico para a discussão das questões referentes ao ensino de Enfermagem.Associação Brasileira de Educação Médica2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300005Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022013000300005info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Jéssica de AlcântaraRocha,Luanna dos SantosAnjos,Danielly Santos dosCavalcante,Leila Pacheco FerreiraRozendo,Célia Alvespor2013-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000300005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2013-12-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem |
title |
Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem |
spellingShingle |
Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem Rodrigues,Jéssica de Alcântara Educação em Enfermagem Prática do Docente de Enfermagem Educação Superior |
title_short |
Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem |
title_full |
Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem |
title_fullStr |
Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem |
title_sort |
Tendências pedagógicas: conflitos, desafios e perspectivas de docentes de enfermagem |
author |
Rodrigues,Jéssica de Alcântara |
author_facet |
Rodrigues,Jéssica de Alcântara Rocha,Luanna dos Santos Anjos,Danielly Santos dos Cavalcante,Leila Pacheco Ferreira Rozendo,Célia Alves |
author_role |
author |
author2 |
Rocha,Luanna dos Santos Anjos,Danielly Santos dos Cavalcante,Leila Pacheco Ferreira Rozendo,Célia Alves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Jéssica de Alcântara Rocha,Luanna dos Santos Anjos,Danielly Santos dos Cavalcante,Leila Pacheco Ferreira Rozendo,Célia Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Prática do Docente de Enfermagem Educação Superior |
topic |
Educação em Enfermagem Prática do Docente de Enfermagem Educação Superior |
description |
O presente estudo trata das tendências pedagógicas que norteiam a prática educativa dos professores de Enfermagem com o objetivo de analisá-las com base nos elementos que constituem a atividade docente. Utilizou-se a pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos do estudo foram professoras de um curso de Enfermagem da Região Nordeste. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Na análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo, que gerou três núcleos temáticos: tendência pedagógica: transição e conflito; elementos da atividade docente; as relações pedagógicas: os sujeitos da práxis pedagógica. Revelou-se uma transição de abordagens liberais para progressistas entre os docentes, acarretando um conflito entre metodologias e estratégias de ensino. Embora haja uma aproximação das concepções emancipatórias, ainda não se tem uma conformidade na prática pedagógica. Deste modo, o presente estudo contribui para ampliar o debate que envolve a temática, possibilitando melhor embasamento teórico para a discussão das questões referentes ao ensino de Enfermagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022013000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.3 2013 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005375594496 |