Preceptoria Médica em Serviço de Emergência e Urgência Hospitalar na Perspectiva de Médicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant’Ana,Elisete Regina Rubin de Bortoli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira,Edna Regina Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200204
Resumo: RESUMO Este estudo analisa a preceptoria na perspectiva de médicos em um serviço de emergência e urgência de um hospital de ensino em Goiânia (GO). Teve abordagem qualitativa e participação de 15 médicos no período de janeiro a março de 2013, por meio de entrevista semiestruturada. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise temática de conteúdo. Constatou-se que os médicos entrevistados consideraram a preceptoria fundamental para o processo ensino-aprendizagem e que ser preceptor significa transmitir conhecimentos e se responsabilizar pela formação profissional. As discussões de casos clínicos e cirúrgicos foram as atividades de preceptoria mais citadas. Os entrevistados relataram que a preceptoria contribuiu para o preceptor continuar aprendendo. Destacaram como facilidades o bom relacionamento com a equipe multiprofissional, o interesse do estudante e a boa formação teórica; como dificuldades, falta de infraestrutura e de tempo, pouca comunicação entre docentes e preceptores, e ausência de capacitação para a preceptoria. Concluiu-se, na perspectiva dos médicos, que a preceptoria contribuiu para a formação dos futuros profissionais e que os preceptores enfrentaram muitas dificuldades no exercício dessa função, razão pela qual sugeriram melhorias na infraestrutura, nas condições de trabalho e em capacitação.
id ABEM-1_ed90aa79c715e3eb28a4867f01b15ab6
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000200204
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Preceptoria Médica em Serviço de Emergência e Urgência Hospitalar na Perspectiva de MédicosPreceptoriaEducação MédicaEmergênciasHospitais de EnsinoMédicosRESUMO Este estudo analisa a preceptoria na perspectiva de médicos em um serviço de emergência e urgência de um hospital de ensino em Goiânia (GO). Teve abordagem qualitativa e participação de 15 médicos no período de janeiro a março de 2013, por meio de entrevista semiestruturada. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise temática de conteúdo. Constatou-se que os médicos entrevistados consideraram a preceptoria fundamental para o processo ensino-aprendizagem e que ser preceptor significa transmitir conhecimentos e se responsabilizar pela formação profissional. As discussões de casos clínicos e cirúrgicos foram as atividades de preceptoria mais citadas. Os entrevistados relataram que a preceptoria contribuiu para o preceptor continuar aprendendo. Destacaram como facilidades o bom relacionamento com a equipe multiprofissional, o interesse do estudante e a boa formação teórica; como dificuldades, falta de infraestrutura e de tempo, pouca comunicação entre docentes e preceptores, e ausência de capacitação para a preceptoria. Concluiu-se, na perspectiva dos médicos, que a preceptoria contribuiu para a formação dos futuros profissionais e que os preceptores enfrentaram muitas dificuldades no exercício dessa função, razão pela qual sugeriram melhorias na infraestrutura, nas condições de trabalho e em capacitação.Associação Brasileira de Educação Médica2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200204Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.2 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n2e00542014info:eu-repo/semantics/openAccessSant’Ana,Elisete Regina Rubin de BortoliPereira,Edna Regina Silvapor2016-08-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000200204Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-08-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Preceptoria Médica em Serviço de Emergência e Urgência Hospitalar na Perspectiva de Médicos
title Preceptoria Médica em Serviço de Emergência e Urgência Hospitalar na Perspectiva de Médicos
spellingShingle Preceptoria Médica em Serviço de Emergência e Urgência Hospitalar na Perspectiva de Médicos
Sant’Ana,Elisete Regina Rubin de Bortoli
Preceptoria
Educação Médica
Emergências
Hospitais de Ensino
Médicos
title_short Preceptoria Médica em Serviço de Emergência e Urgência Hospitalar na Perspectiva de Médicos
title_full Preceptoria Médica em Serviço de Emergência e Urgência Hospitalar na Perspectiva de Médicos
title_fullStr Preceptoria Médica em Serviço de Emergência e Urgência Hospitalar na Perspectiva de Médicos
title_full_unstemmed Preceptoria Médica em Serviço de Emergência e Urgência Hospitalar na Perspectiva de Médicos
title_sort Preceptoria Médica em Serviço de Emergência e Urgência Hospitalar na Perspectiva de Médicos
author Sant’Ana,Elisete Regina Rubin de Bortoli
author_facet Sant’Ana,Elisete Regina Rubin de Bortoli
Pereira,Edna Regina Silva
author_role author
author2 Pereira,Edna Regina Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant’Ana,Elisete Regina Rubin de Bortoli
Pereira,Edna Regina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Preceptoria
Educação Médica
Emergências
Hospitais de Ensino
Médicos
topic Preceptoria
Educação Médica
Emergências
Hospitais de Ensino
Médicos
description RESUMO Este estudo analisa a preceptoria na perspectiva de médicos em um serviço de emergência e urgência de um hospital de ensino em Goiânia (GO). Teve abordagem qualitativa e participação de 15 médicos no período de janeiro a março de 2013, por meio de entrevista semiestruturada. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise temática de conteúdo. Constatou-se que os médicos entrevistados consideraram a preceptoria fundamental para o processo ensino-aprendizagem e que ser preceptor significa transmitir conhecimentos e se responsabilizar pela formação profissional. As discussões de casos clínicos e cirúrgicos foram as atividades de preceptoria mais citadas. Os entrevistados relataram que a preceptoria contribuiu para o preceptor continuar aprendendo. Destacaram como facilidades o bom relacionamento com a equipe multiprofissional, o interesse do estudante e a boa formação teórica; como dificuldades, falta de infraestrutura e de tempo, pouca comunicação entre docentes e preceptores, e ausência de capacitação para a preceptoria. Concluiu-se, na perspectiva dos médicos, que a preceptoria contribuiu para a formação dos futuros profissionais e que os preceptores enfrentaram muitas dificuldades no exercício dessa função, razão pela qual sugeriram melhorias na infraestrutura, nas condições de trabalho e em capacitação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200204
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n2e00542014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.2 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006136860672