O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azeredo,Nára Selaimen G.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rocha,Cristianne Famer, Carvalho,Paulo Roberto Antonacci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100006
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer como os acadêmicos de Medicina percebem que a graduação os prepara para o enfrentamento da morte, bem como compreender o que significa para estes alunos o enfrentamento da morte e do morrer em sua prática formativa. Trata-se de estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo. Foram utilizadas, como técnica de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes de Medicina que já estão no internato, analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados aqui apresentados se referem apenas a uma das categorias de análise criadas para o estudo - "sentir-se preparado frente à morte e ao morrer". Como principal conclusão deste estudo, em relação a esta categoria, podemos citar o sentimento de não preparação assinalado pelos acadêmicos entrevistados, sobretudo em função da necessária objetividade e do distanciamento "profissional" do paciente que está morrendo.
id ABEM-1_f7138ac385726edb61c2a3847615596f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022011000100006
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de MedicinaMorteAtitude frente à MorteLimite TerapêuticoEducação MédicaCurrículoEste estudo teve como objetivo conhecer como os acadêmicos de Medicina percebem que a graduação os prepara para o enfrentamento da morte, bem como compreender o que significa para estes alunos o enfrentamento da morte e do morrer em sua prática formativa. Trata-se de estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo. Foram utilizadas, como técnica de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes de Medicina que já estão no internato, analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados aqui apresentados se referem apenas a uma das categorias de análise criadas para o estudo - "sentir-se preparado frente à morte e ao morrer". Como principal conclusão deste estudo, em relação a esta categoria, podemos citar o sentimento de não preparação assinalado pelos acadêmicos entrevistados, sobretudo em função da necessária objetividade e do distanciamento "profissional" do paciente que está morrendo.Associação Brasileira de Educação Médica2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100006Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.1 2011reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022011000100006info:eu-repo/semantics/openAccessAzeredo,Nára Selaimen G.Rocha,Cristianne FamerCarvalho,Paulo Roberto Antonaccipor2011-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022011000100006Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-05-05T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de Medicina
title O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de Medicina
spellingShingle O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de Medicina
Azeredo,Nára Selaimen G.
Morte
Atitude frente à Morte
Limite Terapêutico
Educação Médica
Currículo
title_short O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de Medicina
title_full O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de Medicina
title_fullStr O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de Medicina
title_full_unstemmed O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de Medicina
title_sort O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de Medicina
author Azeredo,Nára Selaimen G.
author_facet Azeredo,Nára Selaimen G.
Rocha,Cristianne Famer
Carvalho,Paulo Roberto Antonacci
author_role author
author2 Rocha,Cristianne Famer
Carvalho,Paulo Roberto Antonacci
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azeredo,Nára Selaimen G.
Rocha,Cristianne Famer
Carvalho,Paulo Roberto Antonacci
dc.subject.por.fl_str_mv Morte
Atitude frente à Morte
Limite Terapêutico
Educação Médica
Currículo
topic Morte
Atitude frente à Morte
Limite Terapêutico
Educação Médica
Currículo
description Este estudo teve como objetivo conhecer como os acadêmicos de Medicina percebem que a graduação os prepara para o enfrentamento da morte, bem como compreender o que significa para estes alunos o enfrentamento da morte e do morrer em sua prática formativa. Trata-se de estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo. Foram utilizadas, como técnica de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes de Medicina que já estão no internato, analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados aqui apresentados se referem apenas a uma das categorias de análise criadas para o estudo - "sentir-se preparado frente à morte e ao morrer". Como principal conclusão deste estudo, em relação a esta categoria, podemos citar o sentimento de não preparação assinalado pelos acadêmicos entrevistados, sobretudo em função da necessária objetividade e do distanciamento "profissional" do paciente que está morrendo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022011000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.1 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004577628160