Estudo sobre a percepção dos acadêmicos em formação médica frente à morte e ao morrer / Study about the perception of medical students over the event and process of death

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arleu, Ludmila Oliveira Athayde
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Correa, Amanda Viguini Tolentino, Giovenardi, Bruna, Rocha, Morgana Caliman, Panceri, Raquel Jackobsen Coelho, Modenesi, Vitor Farina, Nunes, Vinícius Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/14670
Resumo: Embora estejam introduzidos em uma conjuntura em que a morte é um evento natural e inevitável, os estudantes iniciam o curso de medicina visando salvar vidas. Nesse âmbito, existe uma pertinácia dos profissionais da saúde em cuidar de pacientes que reflete, muitas vezes, em protelar o óbito. A morte de um paciente, por vezes, traz ao estudante de medicina sentimentos de frustração, impotência ou incompetência. Paralelo a isso, o desenvolvimento das práticas dentro de ambientes hospitalares, além do acesso às disciplinas de bioética e de psicologia médica, contribui para a formação da responsabilidade essencial para enfrentar e respeitar o processo do morrer de seus futuros pacientes. A presente proposta pretende analisar o comportamento dos discentes de medicina de uma faculdade do Espírito Santo, além de compreender o que significa para estes alunos o enfrentamento da morte e do processo de morrer em sua prática formativa. Os dados foram coletados a partir de questionário aplicado, via ferramenta online Google Forms, à uma amostra aleatória e total de 180 alunos do 1º ao 12° período de medicina da faculdade em questão que, posteriormente, foram separados em ciclos para comparação entre si. Os dados obtidos demonstram que, ao longo do curso, as perspectivas dos alunos de medicina a respeito da morte de seus pacientes está falha quanto a abordagem do assunto e tema durante a formação e que a maioria percebe fragilidade nesse enfrentamento que o desenvolvimento da interação dos estudantes com os pacientes, melhora a preparação do estudante ao enfrentar o tema.
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