A prática de ensinar: dialogando com as professoras de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira,Maria Zélia de Araújo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lima,Maria da Glória Soares Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000400008
Resumo: Este artigo tem como objetivos discutir e explicitar a prática pedagógica cotidiana do docente de enfermagem da UFPI. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com ênfase metodológica na História Oral, tendo como sujeitos-interlocutores professores do curso de enfermagem da referida IES e como instrumentos de produção de dados: entrevistas semi-estruturadas. A análise de dados efetivou-se a partir da análise de conteúdo. As docentes de enfermagem consideraram em suas narrativas orais o propósito de romper com a forma vertical de ensinar ao estimular no aluno o poder da criatividade e da compreensão da realidade em permanente transformação.
id ABEN-1_015363e5631d2de3210a80b7dd8f8570
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672008000400008
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A prática de ensinar: dialogando com as professoras de enfermagemEnsinoEducação em enfermagemDocente de enfermagemEste artigo tem como objetivos discutir e explicitar a prática pedagógica cotidiana do docente de enfermagem da UFPI. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com ênfase metodológica na História Oral, tendo como sujeitos-interlocutores professores do curso de enfermagem da referida IES e como instrumentos de produção de dados: entrevistas semi-estruturadas. A análise de dados efetivou-se a partir da análise de conteúdo. As docentes de enfermagem consideraram em suas narrativas orais o propósito de romper com a forma vertical de ensinar ao estimular no aluno o poder da criatividade e da compreensão da realidade em permanente transformação.Associação Brasileira de Enfermagem2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000400008Revista Brasileira de Enfermagem v.61 n.4 2008reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672008000400008info:eu-repo/semantics/openAccessMadeira,Maria Zélia de AraújoLima,Maria da Glória Soares Barbosapor2008-08-29T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672008000400008Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2008-08-29T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de ensinar: dialogando com as professoras de enfermagem
title A prática de ensinar: dialogando com as professoras de enfermagem
spellingShingle A prática de ensinar: dialogando com as professoras de enfermagem
Madeira,Maria Zélia de Araújo
Ensino
Educação em enfermagem
Docente de enfermagem
title_short A prática de ensinar: dialogando com as professoras de enfermagem
title_full A prática de ensinar: dialogando com as professoras de enfermagem
title_fullStr A prática de ensinar: dialogando com as professoras de enfermagem
title_full_unstemmed A prática de ensinar: dialogando com as professoras de enfermagem
title_sort A prática de ensinar: dialogando com as professoras de enfermagem
author Madeira,Maria Zélia de Araújo
author_facet Madeira,Maria Zélia de Araújo
Lima,Maria da Glória Soares Barbosa
author_role author
author2 Lima,Maria da Glória Soares Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira,Maria Zélia de Araújo
Lima,Maria da Glória Soares Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação em enfermagem
Docente de enfermagem
topic Ensino
Educação em enfermagem
Docente de enfermagem
description Este artigo tem como objetivos discutir e explicitar a prática pedagógica cotidiana do docente de enfermagem da UFPI. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com ênfase metodológica na História Oral, tendo como sujeitos-interlocutores professores do curso de enfermagem da referida IES e como instrumentos de produção de dados: entrevistas semi-estruturadas. A análise de dados efetivou-se a partir da análise de conteúdo. As docentes de enfermagem consideraram em suas narrativas orais o propósito de romper com a forma vertical de ensinar ao estimular no aluno o poder da criatividade e da compreensão da realidade em permanente transformação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000400008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672008000400008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.61 n.4 2008
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303029036711936