Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400008 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender as intenções das ações dos docentes enfermeiros e docentes de outras áreas da saúde em um curso de graduação em enfermagem. Foram entrevistados quatro docentes de cada categoria utilizando-se a questão norteadora: O que você espera com suas ações docentes neste Curso de Enfermagem? O referencial de análise utilizado foi a fenomenologia social de Alfred Schütz. Foi desvelado que as intenções das ações desses docentes são de trabalhar com o aluno vendo-o como futuro profissional, procurando fazê-los refletir sobre seus saberes, suas atitudes e comportamentos, esperando que ele saiba pensar de forma crítica, tomar decisões e que seja tecnicamente competente. Desejam ainda colaborar no crescimento pessoal do aluno, acreditando que ser docente é ser pesquisador ajudando o aluno adquirir um olhar investigativo e tendo a intenção de fornecer conteúdos que sejam significativos para a vida pessoal e profissional dos alunos. |
id |
ABEN-1_18fcb0bb1a03fd75b025f553b0fe00eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672010000400008 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagemEnsino superiorDocente de enfermagemEnfermagemPesquisa qualitativaO objetivo deste estudo foi compreender as intenções das ações dos docentes enfermeiros e docentes de outras áreas da saúde em um curso de graduação em enfermagem. Foram entrevistados quatro docentes de cada categoria utilizando-se a questão norteadora: O que você espera com suas ações docentes neste Curso de Enfermagem? O referencial de análise utilizado foi a fenomenologia social de Alfred Schütz. Foi desvelado que as intenções das ações desses docentes são de trabalhar com o aluno vendo-o como futuro profissional, procurando fazê-los refletir sobre seus saberes, suas atitudes e comportamentos, esperando que ele saiba pensar de forma crítica, tomar decisões e que seja tecnicamente competente. Desejam ainda colaborar no crescimento pessoal do aluno, acreditando que ser docente é ser pesquisador ajudando o aluno adquirir um olhar investigativo e tendo a intenção de fornecer conteúdos que sejam significativos para a vida pessoal e profissional dos alunos.Associação Brasileira de Enfermagem2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400008Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.4 2010reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672010000400008info:eu-repo/semantics/openAccessPrado,CláudiaLeite,Maria Madalena Januáriopor2010-09-03T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672010000400008Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2010-09-03T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem |
title |
Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem Prado,Cláudia Ensino superior Docente de enfermagem Enfermagem Pesquisa qualitativa |
title_short |
Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem |
title_full |
Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem |
title_sort |
Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem |
author |
Prado,Cláudia |
author_facet |
Prado,Cláudia Leite,Maria Madalena Januário |
author_role |
author |
author2 |
Leite,Maria Madalena Januário |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado,Cláudia Leite,Maria Madalena Januário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Docente de enfermagem Enfermagem Pesquisa qualitativa |
topic |
Ensino superior Docente de enfermagem Enfermagem Pesquisa qualitativa |
description |
O objetivo deste estudo foi compreender as intenções das ações dos docentes enfermeiros e docentes de outras áreas da saúde em um curso de graduação em enfermagem. Foram entrevistados quatro docentes de cada categoria utilizando-se a questão norteadora: O que você espera com suas ações docentes neste Curso de Enfermagem? O referencial de análise utilizado foi a fenomenologia social de Alfred Schütz. Foi desvelado que as intenções das ações desses docentes são de trabalhar com o aluno vendo-o como futuro profissional, procurando fazê-los refletir sobre seus saberes, suas atitudes e comportamentos, esperando que ele saiba pensar de forma crítica, tomar decisões e que seja tecnicamente competente. Desejam ainda colaborar no crescimento pessoal do aluno, acreditando que ser docente é ser pesquisador ajudando o aluno adquirir um olhar investigativo e tendo a intenção de fornecer conteúdos que sejam significativos para a vida pessoal e profissional dos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672010000400008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.4 2010 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303030083190784 |