Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem

Bibliographic Details
Main Author: Prado,Cláudia
Publication Date: 2010
Other Authors: Leite,Maria Madalena Januário
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400008
Summary: O objetivo deste estudo foi compreender as intenções das ações dos docentes enfermeiros e docentes de outras áreas da saúde em um curso de graduação em enfermagem. Foram entrevistados quatro docentes de cada categoria utilizando-se a questão norteadora: O que você espera com suas ações docentes neste Curso de Enfermagem? O referencial de análise utilizado foi a fenomenologia social de Alfred Schütz. Foi desvelado que as intenções das ações desses docentes são de trabalhar com o aluno vendo-o como futuro profissional, procurando fazê-los refletir sobre seus saberes, suas atitudes e comportamentos, esperando que ele saiba pensar de forma crítica, tomar decisões e que seja tecnicamente competente. Desejam ainda colaborar no crescimento pessoal do aluno, acreditando que ser docente é ser pesquisador ajudando o aluno adquirir um olhar investigativo e tendo a intenção de fornecer conteúdos que sejam significativos para a vida pessoal e profissional dos alunos.
id ABEN-1_18fcb0bb1a03fd75b025f553b0fe00eb
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672010000400008
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagemEnsino superiorDocente de enfermagemEnfermagemPesquisa qualitativaO objetivo deste estudo foi compreender as intenções das ações dos docentes enfermeiros e docentes de outras áreas da saúde em um curso de graduação em enfermagem. Foram entrevistados quatro docentes de cada categoria utilizando-se a questão norteadora: O que você espera com suas ações docentes neste Curso de Enfermagem? O referencial de análise utilizado foi a fenomenologia social de Alfred Schütz. Foi desvelado que as intenções das ações desses docentes são de trabalhar com o aluno vendo-o como futuro profissional, procurando fazê-los refletir sobre seus saberes, suas atitudes e comportamentos, esperando que ele saiba pensar de forma crítica, tomar decisões e que seja tecnicamente competente. Desejam ainda colaborar no crescimento pessoal do aluno, acreditando que ser docente é ser pesquisador ajudando o aluno adquirir um olhar investigativo e tendo a intenção de fornecer conteúdos que sejam significativos para a vida pessoal e profissional dos alunos.Associação Brasileira de Enfermagem2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400008Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.4 2010reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672010000400008info:eu-repo/semantics/openAccessPrado,CláudiaLeite,Maria Madalena Januáriopor2010-09-03T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672010000400008Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2010-09-03T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
title Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
spellingShingle Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
Prado,Cláudia
Ensino superior
Docente de enfermagem
Enfermagem
Pesquisa qualitativa
title_short Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
title_full Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
title_fullStr Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
title_sort Compreendendo as intenções das ações de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
author Prado,Cláudia
author_facet Prado,Cláudia
Leite,Maria Madalena Januário
author_role author
author2 Leite,Maria Madalena Januário
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado,Cláudia
Leite,Maria Madalena Januário
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Docente de enfermagem
Enfermagem
Pesquisa qualitativa
topic Ensino superior
Docente de enfermagem
Enfermagem
Pesquisa qualitativa
description O objetivo deste estudo foi compreender as intenções das ações dos docentes enfermeiros e docentes de outras áreas da saúde em um curso de graduação em enfermagem. Foram entrevistados quatro docentes de cada categoria utilizando-se a questão norteadora: O que você espera com suas ações docentes neste Curso de Enfermagem? O referencial de análise utilizado foi a fenomenologia social de Alfred Schütz. Foi desvelado que as intenções das ações desses docentes são de trabalhar com o aluno vendo-o como futuro profissional, procurando fazê-los refletir sobre seus saberes, suas atitudes e comportamentos, esperando que ele saiba pensar de forma crítica, tomar decisões e que seja tecnicamente competente. Desejam ainda colaborar no crescimento pessoal do aluno, acreditando que ser docente é ser pesquisador ajudando o aluno adquirir um olhar investigativo e tendo a intenção de fornecer conteúdos que sejam significativos para a vida pessoal e profissional dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672010000400008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.4 2010
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303030083190784