Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laily Brasil dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262676
Resumo: O trabalho visa investigar como as videoaulas contribuíram para os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil durante o período da pandemia Covid-19 em que as escolas estavam trabalhando na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A coleta de dados foi realizada a partir de dezembro de 2021, quando os professores participantes estavam concluindo sua prática docente em seus ambientes de trabalho e concluídas aproximadamente em abril de 2022, já em um contexto de menor taxa de atividades à distância. Utilizaram-se questionários, respondidos por cinco professores da Educação Infantil que relataram sua experiência de trabalho com videoaulas no período mais crítico da pandemia. Os questionários foram respondidos à distância através do WhatsApp e Google Documentos. Com este estudo, a intenção é desenhar um pouco da experiência de trabalho realizado durante a pandemia para o público da Educação Infantil, com foco na estratégia pedagógica de contar histórias. A pesquisa está centralizada em realidades nas quais as comunidades escolares apresentavam condições de acesso à internet e a recursos tecnológicos. Constatou-se que as videoaulas foram importantes para que os professores reinventassem suas práticas aliando-as às tecnologias, devido à necessidade do momento, e a tecnologia mostrou-se uma importante aliada na manutenção das atividades em contextos de isolamento social.
id UFRGS-2_2b679e9511104d05810435b0fe8c410b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262676
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Laily Brasil dosCorbellini, Silvana2023-07-28T03:35:31Z2023http://hdl.handle.net/10183/262676001174010O trabalho visa investigar como as videoaulas contribuíram para os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil durante o período da pandemia Covid-19 em que as escolas estavam trabalhando na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A coleta de dados foi realizada a partir de dezembro de 2021, quando os professores participantes estavam concluindo sua prática docente em seus ambientes de trabalho e concluídas aproximadamente em abril de 2022, já em um contexto de menor taxa de atividades à distância. Utilizaram-se questionários, respondidos por cinco professores da Educação Infantil que relataram sua experiência de trabalho com videoaulas no período mais crítico da pandemia. Os questionários foram respondidos à distância através do WhatsApp e Google Documentos. Com este estudo, a intenção é desenhar um pouco da experiência de trabalho realizado durante a pandemia para o público da Educação Infantil, com foco na estratégia pedagógica de contar histórias. A pesquisa está centralizada em realidades nas quais as comunidades escolares apresentavam condições de acesso à internet e a recursos tecnológicos. Constatou-se que as videoaulas foram importantes para que os professores reinventassem suas práticas aliando-as às tecnologias, devido à necessidade do momento, e a tecnologia mostrou-se uma importante aliada na manutenção das atividades em contextos de isolamento social.application/pdfporPandemia de COVID-19 (2020-)Educação infantilContação de históriasTecnologia educacionalContação de histórias : o uso da videoaula no EREinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174010.pdf.txt001174010.pdf.txtExtracted Texttext/plain110447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262676/2/001174010.pdf.txte6ad3ec08dcf678b29d2ab8c96561158MD52ORIGINAL001174010.pdfTexto completoapplication/pdf406574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262676/1/001174010.pdf205a8fd94483d09649ee44466c6203d0MD5110183/2626762023-07-29 03:35:09.640314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262676Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:35:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE
title Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE
spellingShingle Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE
Santos, Laily Brasil dos
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Educação infantil
Contação de histórias
Tecnologia educacional
title_short Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE
title_full Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE
title_fullStr Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE
title_full_unstemmed Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE
title_sort Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE
author Santos, Laily Brasil dos
author_facet Santos, Laily Brasil dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Laily Brasil dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corbellini, Silvana
contributor_str_mv Corbellini, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia de COVID-19 (2020-)
Educação infantil
Contação de histórias
Tecnologia educacional
topic Pandemia de COVID-19 (2020-)
Educação infantil
Contação de histórias
Tecnologia educacional
description O trabalho visa investigar como as videoaulas contribuíram para os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil durante o período da pandemia Covid-19 em que as escolas estavam trabalhando na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A coleta de dados foi realizada a partir de dezembro de 2021, quando os professores participantes estavam concluindo sua prática docente em seus ambientes de trabalho e concluídas aproximadamente em abril de 2022, já em um contexto de menor taxa de atividades à distância. Utilizaram-se questionários, respondidos por cinco professores da Educação Infantil que relataram sua experiência de trabalho com videoaulas no período mais crítico da pandemia. Os questionários foram respondidos à distância através do WhatsApp e Google Documentos. Com este estudo, a intenção é desenhar um pouco da experiência de trabalho realizado durante a pandemia para o público da Educação Infantil, com foco na estratégia pedagógica de contar histórias. A pesquisa está centralizada em realidades nas quais as comunidades escolares apresentavam condições de acesso à internet e a recursos tecnológicos. Constatou-se que as videoaulas foram importantes para que os professores reinventassem suas práticas aliando-as às tecnologias, devido à necessidade do momento, e a tecnologia mostrou-se uma importante aliada na manutenção das atividades em contextos de isolamento social.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:35:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174010
url http://hdl.handle.net/10183/262676
identifier_str_mv 001174010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262676/2/001174010.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262676/1/001174010.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6ad3ec08dcf678b29d2ab8c96561158
205a8fd94483d09649ee44466c6203d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224665662750720